Blog do Sicredi

16 de Março de 2021

5 dicas simples para começar um bom planejamento financeiro

Veja como um bom planejamento financeiro pode ajudar a tirar os projetos do papel mantendo uma relação saudável com seu dinheiro

Notícias | Educação financeira

Verdade seja dita: para ter uma relação saudável com o seu dinheiro é preciso ter um bom planejamento financeiro e compromisso para cumpri-lo. Seja para reavaliar as dívidas ou para tirar um sonho do papel, é necessário olhar o tamanho do desafio antes de procurar a solução adequada. 

Para te ajudar a colocar a mão na massa, trouxemos 5 dicas simples que podem melhorar esse pilar tão importante na vida de todos nós. Para começar: 

1 – Renegocie dívidas  

Faça um balanço. Se você possui alguma dívida, renegocie. Fale diretamente com o gerente da sua instituição financeira e ofereça uma proposta de pagamento dentro da sua realidade. Você pode conseguir ótimas condições de parcelamento ou desconto para pagamento à vista, principalmente se estiver em atraso. É importante analisar todas as possibilidades e ter atenção para fazer o pagamento na data combinada. 

2 – Controle toda a sua movimentação financeira 

Manter uma boa organização nos ajuda a ter equilíbrio em todas as áreas da vida, na área financeira não pode ser diferente. É essencial ter uma visão detalhada das entradas e gastos. Reserve um espaço na agenda para anotar todas as movimentações feitas em sua conta. Você também pode se cadastrar para receber as notificações das transações do seu cartão e movimentações da conta por SMS. Além disso, pode consultar periodicamente os rendimentos dos seus investimentos pelo aplicativo. Outra opção é criar uma planilha com todos os seus gastos fixos como aluguel, financiamento imobiliário, contas de água, luz e telefone, além de mapear os gastos variáveis com viagens, vestuário, lazer e alimentação. Dessa forma, fica mais fácil visualizar e compreender seus limites para identificar a melhor forma de otimizar a distribuição do que você ganha.  

3 – Diminua os supérfluos  

Qual valor você gasta com delivery de comida todos os meses? E com aplicativo de transporte? Quantas contas de streaming audiovisual você utiliza ao mesmo tempo? 
Sabemos que a tecnologia trouxe muitas vantagens para a comodidade do nosso dia a dia, mas é preciso tomar cuidado com o volume de gastos que, a princípio, parecem pequenos. Portanto, não se engane, faça as contas do todo. Procure diminuir os custos em casa com pequenas atitudes, como apagar as luzes dos ambientes que não estão sendo utilizados, aproveitar o verão para ajustar a regulagem do chuveiro, lavar a roupa uma vez por semana e deixar a comida pronta congelada para a semana inteira. São hábitos que podem melhorar a sua qualidade de vida e ainda dão aquela força no bolso, sem esquecer que as pequenas despesas, quando somadas, são o grande vilão do orçamento doméstico.  

4 – Use seus produtos de crédito com consciência  

Os produtos de crédito das instituições financeiras estão aí e podem se tornar ótimas alternativas para aqueles momentos específicos. Por exemplo, quando mudamos de casa e precisamos adaptar a mobília ao novo ambiente, adquirir um imóvel, trocar de carro, adquirir eletrodomésticos de maior valor como TV, máquina de lavar, geladeira ou até mesmo realizar um tratamento estético ou de saúde. É importante ter em mente que, na data combinada, é preciso ter o valor disponível para cobrir a despesa e não se colocar em maus lençóis. Confira algumas dicas de como usar os produtos de crédito de forma responsável.

5 – Consuma conteúdo sobre educação financeira  

Ler, ouvir, participar de palestras e conversar sobre o assunto pode encurtar o caminho. Participe de grupos de discussões na sua rede social, siga e acompanhe pessoas que promovem o tema, converse com especialistas no assunto e com seu gerente de conta.   

Acesse o site do nosso programa de educação financeira, o Programa Cooperação na Ponta do Lápis para saber mais.  

É na rotina e no básico que você pode começar e traçar metas para o seu futuro.  

Ver todas notícias
Baixe o Aplicativo e tenha segurança e facilidade

WhatsApp

051 3358 4770
* Sujeito a disponibilidade na sua localidade

Serviços por telefone

Capitais e regiões metropolitanas

3003 4770
* Custo de uma ligação local

Serviços por telefone

Demais e regiões

0800 724 4770

SAC

Informações, elogios e reclamações

0800 724 7220

Atendimento aos Deficientes

Auditivos ou de fala

0800 724 0525

Ouvidoria e Denúncias

0800 646 2519

Chamadas Internacionais

(a cobrar)

+55 51 3378 4472

Confederação das Cooperativas do Sicredi

CNPJ: 03.795.072/0001-60

Av. Assis Brasil, nº 3940, Jardim Lindoia – Porto Alegre/RS – CEP: 91010-003

Abra sua conta