Em um cenário financeiro em constante transformação, surge o Drex, a moeda digital oficial do Brasil.

Com potencial para revolucionar as transações e promover inovação, o Drex está conquistando atenção e, neste artigo, falaremos mais sobre esse assunto e sobre os benefícios que essa novidade traz para a nossa economia. Vamos nessa?
 

O que é o Drex? 

 

Com a gente, você se informa sobre diversos assuntos, como agronegócio, sustentabilidade, investimentos e novas tendências no mundo das finanças. O Drex se enquadra nesse último: é uma moeda, extensão digital do real, que existe no ambiente virtual.

Imagine cada Drex como uma cópia fiel de uma cédula física de dinheiro, só que no mundo digital. Ele é emitido pelo Banco Central do Brasil e viabiliza transações financeiras e contratos automatizados de maneira segura e eficiente.
 

Como utilizar essa moeda digital?

 

Mais do que uma moeda, o Drex pode ser uma porta para uma nova era financeira.

Ele simplifica tarefas cotidianas, como a troca de titularidade de veículos, amplia oportunidades de investimentos, financiamentos e outros serviços.

O consumidor terá acesso a ele por meio de um processo simples, através de uma carteira digital, e essa carteira fará a conversão (tokenização) do dinheiro.

Depois que o real for convertido em Drex, o consumidor poderá realizar as ações que desejar, destinando esse ativo tokenizado (digital) para comprar bens, serviços e produtos.

É importante lembrar que o Drex não é uma criptomoeda. Mesmo sendo digital, o Drex é regulamentado e controlado pelo Banco Central do Brasil, ao contrário das criptomoedas.

 

Benefícios do Drex na economia

 

O Drex, como moeda digital oficial do Brasil, proporciona vantagens que podem ajudar a transformar a economia e o cenário financeiro do país. Confira:

  • Inclusão financeira: por ser uma moeda digital, o Drex pode atrair ainda mais pessoas que são conectadas digitalmente, possibilitando a ampliação do acesso a serviços financeiros.
  • Redução de custos: é possível que, viabilizando a democratização de serviços financeiros, ocorra a diminuição de custos operacionais, como os valores gastos para criar e emitir o papel-moeda
  • Rapidez nas transações: o Drex permite transações instantâneas entre instituições financeiras diferentes, eliminando a necessidade de processos demorados de compensação e liquidação. No entanto, não é a mesma coisa que o meio de pagamento Pix.

Imagine a seguinte situação: você vai comprar um carro usado e quer fazer o pagamento.

Ao utilizar o Drex, você poderá ficar mais sossegado porque o dinheiro só sairá da sua conta quando a propriedade do veículo for passada para o seu nome. Essa operação acontece de forma simultânea.

Isso quer dizer que você não precisará se preocupar em transferir o valor e não receber o bem, uma vez que, com o Drex, tudo ocorre ao mesmo tempo, tanto a transferência do dinheiro, quanto a da titularidade, já que é uma operação condicionada.

Caso tenha problema em algum dos lados do processo, o negócio não acontece e ninguém fica prejudicado nesse sentido.

  • Inovação: a moeda digital brasileira contribui com a inovação no mercado financeiro e com a abertura de novos caminhos para outros produtos do setor. Além disso, novos serviços podem ser criados, aumentando as opções disponíveis para consumidores e investidores.
  • Facilidade no dia a dia: com o Drex, é possível realizar contratos inteligentes que simplificarão transações de compra e venda, eliminando a necessidade de intermediários.
  • Segurança: a tecnologia blockchain (compartilhamento transparente de informações) utilizada no Drex faz com que haja segurança nas transações, nos registros e históricos, minimizando riscos de fraude.

Essa tecnologia é um sistema de registro digital que cruza informações de forma segura, rápida e transparente.

 

Drex e Sicredi: mais inovação para você

 

Somos a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil e, há mais de 120 anos, oferecemos soluções inteligentes, seguras e inovadoras para que nossos associados tenham uma vida mais próspera e sustentável.

Agora não seria diferente: fomos uma das primeiras instituições financeiras escolhidas pelo Banco Central do Brasil a participar dos testes do Drex, entre os sistemas Cooperativos coordenados pela OCB (Organização das Cooperativas do Brasil).

Isso mostra, mais uma vez, como estamos na vanguarda na inovação, alinhados com a evolução do cenário financeiro e da tokenização.

Gostou de conhecer o Drex?  Continue explorando os conteúdos do nosso blog para saber mais sobre finanças e outros assuntos interessantes. Vamos juntos nessa jornada de conhecimento.

              

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!