Você já sofreu ou conhece alguém que tenha sofrido algum tipo de fraude ou golpe envolvendo canais financeiros? O Brasil está entre os países que têm mais vítimas dessas situações e, segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, mais de 12 milhões de brasileiros já se declararam vítimas de algum tipo de golpe.

Para fugir dessa estatística, é importante adquirir alguns cuidados de proteção e, também, saber identificar possíveis situações de risco que podem se apresentar no seu dia a dia. Acompanhe nosso post para saber quais são os principais tipos de golpe do momento e quais dicas você deve seguir para não cair em armadilhas virtuais.

 

Golpe da confirmação de dados

 

Esse golpe ocorre quando uma pessoa entra em contato com você, seja por ligações telefônicas ou mensagens nos aplicativos de conversa, e diz ser um prestador de serviços de uma instituição que você já tenha algum vínculo. 

Durante o papo, o criminoso solicita a confirmação de algumas informações simples, mas pessoais, como nome dos seus pais, data de aniversário, endereço ou número do CPF. Esse conjunto de respostas pode causar problemas futuros como abertura de contas em instituições e até mesmo empréstimos financeiros em seu nome.

 

Golpe do falso motoboy

 

Nesse caso, o golpista entra em contato através de ligação telefônica, se apresenta como funcionário da sua instituição financeira e informa que você foi vítima de uma transação suspeita. Em seguida, solicita a sua senha para que consiga realizar o bloqueio do seu cartão.  

Após a senha ser informada, ele avisa que um motoboy irá até o seu endereço para fazer a retirada do cartão inutilizável e descartar corretamente. A partir daí, depois de você fazer a entrega, transações financeiras são realizadas.

 

Golpe do empréstimo/crédito

 

Essa situação pode acontecer via e-mail, WhatsApp ou ligação telefônica. Um suposto atendente de instituição financeira entra em contato com você, diz que o seu perfil foi analisado e oferece um empréstimo de modo facilitado.  

Só que, para receber esse crédito, é necessário realizar uma transferência para uma conta como forma de "liberar" esse valor e confirmar que você aceitou esse negócio. A partir do momento em que você transfere, eles ficam com o seu dinheiro e nenhum empréstimo, de fato, é realizado.

 

Golpe do WhatsApp

 

Existem diferentes jeitos de aplicar fraudes através desse aplicativo. Seja com envio de links falsos ou através de solicitações do código de autenticação do telefone, os criminosos podem clonar o aparelho e, assumindo o lugar da pessoa que foi lesada, pedir dinheiro emprestado para a lista de  contatos, além de vazar informações como mídias e conversas pessoais.

 

Como você pode se proteger?

 

Agora que já abordamos os principais golpes, vamos às dicas para que você proteja os seus dados pessoais:

1. Crie senhas fortes, originais e que não tenham relação com informações íntimas como data de nascimento, nome dos seus pais ou do seu animal de estimação;

2. Não clique em links desconhecidos, mesmo que a mensagem que o acompanha seja uma solicitação de ajuda ou uma oferta irrecusável;

3. Ative a configuração em duas etapas dos aplicativos de celular, e-mail e perfis em redes sociais;

4. Não salve informações sigilosas em blocos de notas do celular;

5. Caso receba pedidos de ajuda financeira pelo WhatsApp, entre em contato com a pessoa através de ligação telefônica, pessoalmente ou em outro aplicativo e verifique a veracidade da mensagem;

6. Utilize código PIN para o seu chip e senha de bloqueio de tela para o celular;

7. Ao realizar uma transferência, verifique todos os dados da pessoa que receberá o seu dinheiro. Caso o beneficiário da transferência seja você, não confirme o recebimento apenas pelo comprovante enviado. Entre no aplicativo Sicredi e veja se o valor já está lá;

8. Ative a chave do seu Pix somente em nossos canais oficiais.

 

Nós cuidamos da sua segurança. Confira mais dicas e cuidados que você pode ter ao se deparar com possíveis golpes e fraudes.

 

Lembre-se: o Sicredi, assim como as demais instituições financeiras, não entra em contato com você para solicitar informações pessoais, atualizar cadastro ou solicitar senhas e documentos.  

Mas, caso fique inseguro com algum contato ou receba uma mensagem como essas que mencionamos, desconfie: você pode estar sendo vítima de um golpe. Entre em contato com a gente apenas através dos nossos Canais de Atendimento oficiais ou converse diretamente com um de nossos gerentes. 

Vamos cooperar para que mais ninguém seja vítima de golpistas? Compartilhe esse artigo com outras pessoas e nos ajude a construir uma sociedade mais próspera, minimizando o surgimento de fraudes ou golpes. Visite nosso site, e tenha acesso a mais soluções para você. 

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