Reveja preconceitos e respeite as diferenças
Vivemos em uma sociedade plural onde o preconceito não tem vez. Vamos cooperar para vencermos esse problema
Hoje iniciamos a terceira etapa da nossa jornada "Como posso ser mais cooperativo hoje?". No post anterior, trouxemos dicas de como impactar positivamente as suas relações e o meio em que vive, através de ações cooperativas.
Se você está chegando agora, acesse nosso primeiro conteúdo, onde apresentamos os passos iniciais dessa jornada, com desafios práticos para ter uma vida mais próspera. Na primeira etapa, falamos sobre “O Protagonismo do Eu” e, na segunda, sobre “O Protagonismo do Nós”.
Para finalizar a nossa trilogia, trouxemos um tema muito importante, que nos une e que se estenderá para os próximos meses: “O Protagonismo de Todo Mundo”. Vamos conhecer as dicas para compreender melhor o nosso papel na sociedade.
Vivemos em um sociedade plural em que todos merecem respeito
Em conteúdos anteriores, trouxemos a importância de sermos protagonistas das nossas próprias vidas e de também olhar para o próximo, seja um familiar que mora conosco, nossos vizinhos ou até mesmo pessoas que encontramos durante o trajeto ao trabalho. Hoje, queremos convidar você a ampliar essa visão e enxergar o coletivo através de uma ótica de nível geral e social.
Nesta etapa da jornda, a nossa atenção será voltada para a pluralidade e nosso objetivo é vencer preconceitos, sejam estes de etnia, de gênero, de orientação sexual, religiosa ou intelectual. Vamos lá!
1. Olhe para si mesmo e reflita sobre os preconceitos que você nutre
Faça esse exercício de observação sobre os seus próprios pensamentos e, se preferir, escreva suas reflexões. É importante reconhecer esses pensamentos tendenciosos e encará-los de frente. Esse é um passo importante para a sua mudança.
2. Identifique seus preconceitos e desconstrua-se
Ouvir e estar atento ao diferente é uma ótima oportunidade para começarmos o processo de desconstrução. Por isso, ao identificar esses pensamentos, tente descobrir a origem e explore oportunidades para enfrentá-los.
Você pode fazer isso analisando os ambientes ao seu redor, questionando-se sobre padrões e a ausência de diversidade nos locais em que frequenta, por exemplo. Converse com pessoas diferentes da sua habitual realidade e entenda mais sobre assuntos através da ótica do outro.
Fique por dentro de todas as dicas desta etapa acessando o Ebook "Protagonismos de Todo Mundo".
3. Estude e aprenda mais sobre diversidade e inclusão
Quanto mais conhecimento você tem sobre um assunto, mais os seus horizontes podem se abrir. Pesquise, leia, ouça palestras, podcasts e compreenda como todo esse aprendizado é importante para que barreiras sejam quebradas.
4. Seja uma referência para ampliar os horizontes do próximo
Agora que você já deu um passo além, que tal contribuir de algum modo para que os outros também enfrentem seus próprios preconceitos? Você pode compartilhar suas experiências e aprendizados com as outras pessoas e criar estímulos para que elas também passem pela mesma transformação.
Nós somos seres individuais, com gostos, escolhas e caminhos diferentes. Devemos buscar nos colocar no lugar do outro, ter empatia e entender que as pessoas são muito mais do que as aparências podem revelar. Unidos, podemos prosperar e construir um mundo melhor para vivermos!
Em breve, voltaremos com os próximos desafios. Enquanto isso, não deixe de baixar os e-books "Protagonismos do Eu" e “Protagonismo do Nós”, colocando em prática as nossas dicas para ser mais cooperativo hoje.