Você já se perguntou qual é o seu papel no mundo e se realmente sabe como ser mais cooperativo? Esse pensamento pode surgir carregado de dúvidas e com um quê de frustração. Ao invés de se questionar sobre as coisas que você fez até agora, que tal começar a mudar aqui e o agora?

Para te ajudar nessa, vamos apresentar as três principais etapas e algumas dicas para você implementar ao longo do ano. São sugestões que farão toda diferença na sua vida e na busca pelo cooperativismo. Continue a leitura e confira!

 

Conheça as etapas da sua jornada de transformação!


Existem diversas etapas que podem ajudá-lo nesse caminho. Quer entender como funciona cada uma delas? Então vamos juntos que no caminho a gente explica melhor.

 

1. “Protagonismos do Eu”: a mudança começa de dentro para fora

 

Quando falamos sobre cooperação, logo pensamos em um aglomerado de pessoas unindo forças em prol do coletivo. Afinal, essa é a essência do movimento. Com isso em mente, convidamos você a fazer uma reflexão: como integrante deste grupo, se você não está bem consigo mesmo, será que vai conseguir se doar por completo a favor do outro e contribuir para uma sociedade mais próspera? Provavelmente, não.

É justamente aí que começa a primeira etapa dessa jornada. Composta por pequenos desafios semanais que chamamos de “Protagonismo do Eu”, você vai entender que o seu crescimento gera ainda mais valor para o coletivo. Nesta fase, você é o centro de tudo. Toda mudança começa de dentro para fora, por isso, trace planos para melhorar a sua saúde financeira, física e mental. Além disso, coloque como prioridade a ação de repensar a relação que você tem com a tecnologia.

Confira como fazer essas transformações em quatro semanas!

Busque dentro de si: o corpo fala
  • Primeira semana: reflita sobre si mesmo. Pense em você como pessoa e no seu corpo. Avalie o que você gosta e o que considera que precisa ser melhorado, mas sem seguir qualquer tipo de padrão.

  • Segunda semana: organize-se para dormir pelo menos 8 horas por noite. Caso não consiga, questione-se, busque entender quais os impeditivos que atrapalham essa boa prática e também encontrar hábitos que ajudem a torná-la realidade.

  • Terceira semana: busque fazer refeições mais saudáveis e ricas em nutrientes. Hidrate-se, nosso corpo precisa, em média, dois litros de água por dia. Observe se o seu organismo está sendo abastecido corretamente e corrija o que for necessário.

  • Quarta semana: agora que o seu corpo já tem uma base estabelecida, é hora de movimentá-lo. Adote uma rotina de alongamentos ou exercícios. Volte a praticar aquele esporte que tanto gosta ou, então, arrisque-se em um novo.

Mente sã: inspira, respira, não pira
  • Primeira semana: foque no seu ambiente. Entenda e se aproprie daquilo que te agrada para criar um ambiente confortável e que se sinta feliz de habitar.
  • Segunda semana: depois do exercício de observação do ambiente, pense: o que você gosta de sentir? E isso não falamos apenas de tato, mas sim de conteúdo. Músicas, poesias, podcasts, vídeos e meditações são exemplos.
  • Terceira semana: discutimos muito sobre absorver e consumir, mas e o que sai de você? Avalie essas questões e encontre não somente o que gostaria de evitar dizer, mas também o que poderia manifestar ainda mais — para si e para as pessoas a sua volta.
  • Quarta semana: vamos criar uma rotina de exercícios para sua mente? Ao acordar, feche os olhos por cinco minutos e pense sobre os desafios que terá de enfrentar durante o dia. Já antes de dormir, faça o mesmo, mas analise o que você venceu e o que aprendeu.

 

2. “Protagonismo do Nós”: a importância das relações

 

Depois de cuidar de você é hora de olhar em volta e entender como o “nós” impacta no coletivo. Esse será o foco da segunda etapa da jornada. É o momento de analisar a maneira como você se relaciona com as pessoas do seu ciclo — familiares, parceiros, amigos, colegas de trabalho e todos aqueles com quem tem contato. O objetivo aqui é estimular os vínculos fora do ambiente virtual.

Nesta nova fase, você vai trabalhar o “Protagonismo do Nós”. O primeiro passo é estreitar as suas relações pessoais, avaliando o que cada um representa na sua vida. Faz parte desta etapa buscar novos conhecimentos e aprendizados para expandir seus horizontes. Uma das formas de fazer isso é se aproximando de quem compartilha dos mesmos interesses que você, por exemplo.

O último desafio da segunda fase é avaliar o ambiente e entender como ele impacta suas relações. Observe tudo: as pessoas, as oportunidades e os objetos, e busque aprimorar o seu entorno.

 

3. “Protagonismo de Todo Mundo”: todos juntos em perfeita sintonia

 

A terceira e última fase da jornada terá como foco o “Protagonismo de Todo Mundo”, mostrando que, quando você entende as questões individuais e o papel das suas relações, começará a perceber que tudo está interligado. Aprenda questões importantes para a sociedade, como:

  • democracia;
  • equidade;
  • educação;
  • sustentabilidade;
  • informação.

Não deixe de fora assuntos essenciais, a discriminação social, racial, política, religiosa e de gênero, por exemplo, devem ser abordadas. Nesta etapa, tudo fica ainda mais conectado ao cooperativismo.

Saiba mais: Cooperativismo: conheça nossas causas.

Ao completar todo o processo, você poderá refletir e avaliar todo o caminho. Certamente irá perceber que o seu “Eu” lá do início está totalmente diferente, com uma consciência maior sobre o seu papel na sociedade. Agora que já introduzimos um pouquinho sobre as três etapas de transformação da nossa jornada, que tal conferir algumas dicas para aplicá-las no dia a dia?

 

5 dicas para implementar o cooperativismo na sua rotina!

 

Diariamente, temos a oportunidade de sermos melhores e mais conscientes sobre nós mesmos e o coletivo. Por meio de atitudes positivas, podemos contribuir para um mundo mais equilibrado, em que as pessoas colocam o cooperativismo em prática e realizam ações que geram transformações.
Todos nós podemos ser agentes de mudança, seja no ambiente familiar, no nosso local de trabalho ou realizando simples atividades cotidianas. Confira cinco dicas para tornar isso realidade!

 

1. Transforme o meio em que vive

 

Transformar o meio em que você vive é aprimorar os entornos, analisar o ambiente, os objetos, as pessoas e, especialmente, as sensações que cada coisa desperta. Confira algumas formas de fazê-lo.

Torne o seu ambiente mais agradável

Independentemente se você mora sozinho, com a família ou com pets, é possível transformar o seu ambiente em um lugar mais positivo e agradável de se viver.

Comece com pequenas atitudes, como trocar os móveis de lugar, colocar quadros na parede, renovar a pintura de algum cômodo ou, até mesmo, comprar flores para decoração.

Realizar mudanças, por menores que sejam, pode proporcionar mais equilíbrio e alegria para a sua vida.

Você também pode se interessar: Plano de Saúde Pet: conheça a novidade para cuidar da saúde do seu bichinho.

Estabeleça contato com alguém que mora perto de você

Sabe aquela pessoa que você sempre encontra, cumprimenta, mas a conversa nunca vai para frente? Que tal estender o "bom dia" para algo a mais e evoluir o papo? Pode ser algo gentil, um elogio sincero, por exemplo. Ampliar a nossa rede de contatos é um ótimo combustível para a mudança!

Conheça aquele lugar que você sempre quis

Talvez você ainda não teve a oportunidade de conhecer algum lugar do seu bairro ou da sua cidade. Que tal se programar para ir? Descobrir novos ambientes pode ser uma atividade transformadora. Depois do passeio, compartilhe esse momento com pessoas próximas e programe-se para curtir outras experiências em diferentes locais.

Aproveitando o assunto sobre viagens, confira também nosso conteúdo com 5 Dicas para curtir a viagem de férias sem preocupação para aproveitá-la ainda mais.

Ajude a melhorar a área comum de onde você vive

Vivemos em sociedade e é importante entender o nosso papel para sermos mais cooperativos com o que está ao entorno. Por isso, busque por ações simples e transformadoras que você e os seus vizinhos podem realizar para melhorar o coletivo.

 

2. Reveja preconceitos e respeite as diferenças

 

Nos tópicos anteriores, trouxemos a importância de sermos protagonistas das nossas próprias vidas e de, também, olhar para o próximo. Agora, queremos te convidar a ampliar essa visão e enxergar o coletivo por meio de uma ótica de nível geral e social.

Nesta dica, a nossa atenção será voltada para a pluralidade e o objetivo é vencer preconceitos, sejam de etnia, gênero, orientação sexual, religiosa ou intelectual. Vamos lá?

Olhe para si e reflita sobre os preconceitos que nutre

Faça o exercício de observação sobre os seus próprios pensamentos e, se preferir, escreva suas reflexões. É importante reconhecer essas ideias tendenciosas e encará-las de frente. É um passo importante para a sua mudança.

Identifique seus preconceitos e desconstrua-se

Ouvir e estar atento ao diferente é uma ótima oportunidade para começarmos o processo de desconstrução. Por isso, ao identificar esses pensamentos, tente descobrir a origem e explore oportunidades para enfrentá-los.

Você pode fazer isso analisando os ambientes ao seu redor, questionando-se sobre padrões e a ausência de diversidade nos locais em que frequenta, por exemplo. Converse com pessoas diferentes da sua habitual realidade e entenda mais sobre assuntos através da ótica do outro.

Estude e aprenda mais sobre diversidade e inclusão

Quanto mais conhecimento você tem sobre um assunto, mais os seus horizontes podem se abrir. Pesquise, leia, ouça palestras, podcasts e compreenda, como todo, esse aprendizado. É importante que barreiras sejam quebradas.

Seja uma referência para ampliar os horizontes do próximo

Agora que você já deu um passo além, que tal contribuir de algum modo para que os outros também enfrentem seus próprios preconceitos? Você pode compartilhar suas experiências e aprendizados com as outras pessoas e criar estímulos para que elas também passem pela mesma transformação.

 

3. Seja sustentável

 

Uma triste realidade para a Terra é o lixo que descartamos no meio ambiente. Diariamente, vemos pessoas jogando sujeiras no chão, ao invés de procurar a lixeira mais próxima.

A gente sabe que não existe um "Planeta B" ou um "Planeta Reserva" para nos mudarmos caso os recursos daqui fiquem escassos. Então, precisamos nos unir em prol do lugar em que vivemos e cuidarmos da nossa casa. Confira como cooperativismo e sustentabilidade andam juntos!

Aprenda como funciona a coleta seletiva na sua cidade

Se você já sabe o que é e como funciona a coleta seletiva, coloque em prática. Se você ainda não sabe, informe-se e faça parte! Caso a iniciativa ainda não exista onde você mora, você pode começar e convidar seus vizinhos para participarem também.

Observe o lixo que você produz

Quanto de lixo você joga fora? Qual a quantidade desses resíduos orgânicos gerados? Existem muitas embalagens descartáveis ou papéis que são colocados na lixeira?

Realizar a separação desses materiais é essencial para a coleta seletiva. Na cozinha, por exemplo, separe em duas lixeiras: lixo seco, em que as embalagens serão coletadas, e lixo orgânico, em que restos de alimentos serão recolhidos.

Mantenha atenção nos resíduos recicláveis

Sempre que possível, faça a separação por tipo de produto. Garrafas, vidro, papelão, plásticos são alguns materiais que podem ser reciclados e transformados em algo novo!

Escolha opções mais sustentáveis para o dia a dia

Troque sua esponja de lavar louça por bucha vegetal. Já as sacolinhas de mercado podem ser substituídas por ecobags e as garrafinhas plásticas de água podem ser mudadas pelas reutilizáveis.

Existem muitas opções que podem ser ajustadas e utilizadas para diminuir o impacto ecológico. Confira também nosso conteúdo com dicas para usar menos plástico no dia a dia e fazer sua parte para a sustentabilidade.

 

4. Expanda seus interesses

 

A gente não deixa de ser aluno quando sai da escola. Se pararmos para refletir, a cada dia temos a possibilidade de aprender coisas novas e desenvolver habilidades para expandir nossos conhecimentos. Pensando nisso e cooperando para que você se capacite ainda mais, essa é a nossa proposta:

Faça uma lista de interesses

O que realmente atrai você ao ponto de querer saber mais sobre o assunto? Depois de pensar nessa pergunta, escreva a lista e comece a trabalhar nela com ajuda dos próximos passos.

Mergulhe nos temas que mais lhe interessam

E, para isso, você não precisa ser um bom nadador. Vá no seu ritmo, aprenda por meio de plataformas de vídeos e textos em blogs, por exemplo. Quando estamos conhecendo mais sobre um assunto, como educação cooperativa, diferentes meios podem nos ajudar a aprofundar ainda mais, formando uma base de pensamentos mais sólida.

É como um oceano de conhecimento, sabe? Gigante e a espera de um mergulho.

Aproxime-se de pessoas que tenham o mesmo interesse que você

Que tal identificar pessoas que têm as mesmas afinidades que você? Ter essa troca pode ser enriquecedor, uma vez que você pode ampliar seus conhecimentos e, também, cooperar com o próximo por meio de uma nova ótica.

Expanda seus horizontes com novos assuntos e novas pessoas

As situações que acontecem no nosso dia a dia estão sempre mudando. Por isso, é importante estar atento ao nosso meio e fazer novas conexões com temas e pessoas que nos proporcionam novos aprendizados. Cada indivíduo é único e tem, em si, novos temas que podem ser descobertos e trabalhados em conjunto com o próximo.

Leia também: Cooperativas de crédito contribuem para a inclusão financeira e o crescimento econômico.

 

5. Busque melhorar as atitudes

 

Todos nós temos ações que provocam reações. Elas podem afetar diretamente a vida das pessoas ao nosso redor. Por isso, é importante termos atenção às atitudes do dia a dia e entender como elas impactam o coletivo.

Exercitando a autocrítica, podemos evoluir. Fazendo uma análise dos nossos próprios atos, somos capazes de identificar erros e acertos, possibilitando um aperfeiçoamento. Assim, entendemos como podemos agir para sermos melhores indivíduos atuantes na sociedade.

Ao comprar algo, busque alternativas no comércio da sua região

Avalie suas reais necessidades e identifique se precisa realmente comprar alguma coisa. Nada de agir por impulso, combinado? E, se possível, priorize as lojas do seu bairro e ajude a estimular a economia local.

Assim, você contribui para que o dinheiro se mantenha na própria região. Além disso, cria laços com pequenos comércios e incentiva o trabalho das pessoas ao redor. Essa dica vale para todas as compras que você for fazer!

Saiba: Dia do Consumidor: confira nossas dicas e saiba como comprar com segurança, sem perder as ofertas.

O compartilhamento estimula a sustentabilidade

Faça novamente uma análise, mas em relação ao que você tem e que pode ser compartilhado com o próximo. Por exemplo, se você costuma ir trabalhar de carro, pode oferecer carona para algum amigo ou vizinho que faça um caminho semelhante ao seu. Ou, então, o que você poderia utilizar emprestado ao invés de comprar?

Compartilhar ajuda a diminuir o consumismo, evita gastos, gera economia financeira e, claro, contribui com a sustentabilidade.

Mantenha apenas aquilo que você usa

Agora é a vez de fazer uma limpeza geral nos armários da sua casa e ver o que deseja ou não manter, sejam roupas, calçados ou objetos. Separe em pilhas, na primeira, você coloca aquilo que deseja realmente manter e na segunda o que deseja doar, reciclar ou dar uma outra utilidade.

Esse movimento é ótimo para você organizar seus ambientes. Inclusive, pode fazê-lo a cada semestre para se certificar de que possui apenas aquilo que realmente utiliza.

É hora de doar para quem precisa

Pode ser que nesse movimento de análise dos seus pertences, você tenha identificado algumas coisas que não queira mais. Vamos doar esses itens? Isso pode ser feito para amigos, vizinhos e instituições que estão necessitando. Assim, você dá novo propósito as coisas que estavam estagnadas e ainda ajuda o próximo!

Confira também nosso glossário do cooperativismo de crédito, para entender o significado dos principais termos desse tipo de organização econômica.

 

Histórias de quem coopera


O cooperativismo de crédito no Brasil agrega mais de cinco milhões de associados e mais de mil associações. Para isso, o modelo está alinhado aos pressupostos de crescimento sustentado, no qual a organização das pessoas é a base do seu desenvolvimento. Dessa maneira, as cooperativas incentivam o empreendedorismo, criam oportunidades de negócio, promovem crescimento de sua atividade, a educação e o fortalecimento de cada região em que estão presentes.

Os resultados gerados pelas instituições são repassados diretamente aos associados, que são os donos do negócio e participam da gestão do empreendimento.

Como deu para perceber, o cooperativismo está presente em diferentes partes da nossa vida. Nós somos seres individuais, com gostos, escolhas e caminhos diferentes. Devemos buscar nos colocar no lugar do outro, ter empatia e entender que as pessoas são muito mais do que as aparências podem revelar.

Unidos, podemos prosperar e construir um mundo melhor para vivermos! Inclusive dentro da empresa que atuamos. Confira como garantir uma boa cooperação no ambiente de trabalho!
 

E-books Como ser mais cooperativo hoje?

Parte 1 - Protagonismo do Eu

Parte 2 - Protagonismo do Nós

Parte 3 - Protagonismo de Todo Mundo

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!