Sicredi reúne-se com representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar
O Sicredi, instituição financeira cooperativa com presença em todas as regiões do Brasil e forte atuação no agronegócio, participou de agenda com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e com o secretário substituto da Agricultura Familiar e Agroecologia, José Henrique da Silva, nesta segunda-feira (03), em Brasília. No encontro, foram entregues as propostas do Sicredi referentes ao Plano Safra 2023/2024, com o objetivo de contribuir com o aperfeiçoamento da política pública a ser executada no âmbito da agricultura familiar. Participaram da reunião César Bochi, diretor presidente do Banco Cooperativo Sicredi, e Gustavo Freitas, diretor executivo de Crédito do Sicredi.
Na ocasião, o Sicredi apresentou sugestões buscando uma atuação mais ampla das suas 105 cooperativas na execução do Plano Safra 2023/2024, além de medidas necessárias para assegurar níveis adequados de apoio à agricultura familiar e à sustentabilidade ambiental da produção agropecuária neste ciclo. A instituição também propôs a simplificação e evoluções em operacionalizações das intermediações financeiras.
“Quando falamos especificamente do agronegócio, contamos com mais de 680 mil associados, sendo 77% da agricultura familiar. Este segmento também é um dos principais responsáveis pela produção de alimentos no Brasil e no mundo. Por isso, entendemos que agendas como essa são fundamentais para buscar apoio à agricultura familiar, contribuindo ainda com a geração de renda e desenvolvimento social das comunidades”, afirma Gustavo Freitas, diretor executivo de Crédito do Sicredi.
No primeiro semestre do Plano Safra 2022/2023, a instituição liberou um volume de R$ 28,5 bilhões aos produtores rurais (julho a dezembro). O valor representa um aumento de 30%, em comparação ao período anterior. Até junho deste ano, o Sicredi colocou à disposição dos produtores R$ 50,6 bilhões por meio do Plano Safra 2022/2023.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.400 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.