Uma delegação com representantes de cooperativas filiadas à Federación de Cooperativas de Ahorro, Crédito y Financeiras de Colômbia (FECOLFIN) visitou o Centro Administrativo Sicredi (CAS), em Porto Alegre/RS, no dia 4 de setembro. O grupo foi recebido pelo diretor presidente do Banco Cooperativo Sicredi, César Bochi, e assistiu apresentações sobre o modelo de negócio, governança e estratégias de sustentabilidade. Além disso, a delegação conheceu algumas iniciativas e programas desenvolvidos pela Fundação Sicredi.

Durante o encontro, foram abordados detalhes sobre atuação institucional e boas práticas do Sicredi que possam ser replicadas na Colômbia, como os Comitês Jovem e Comitê Mulher. Para o presidente executivo do Banco Coopcentral Andrés López Bautista, o encontro resultou em um intercâmbio de conhecimentos técnicos, novas tecnologias, conceitos de sustentabilidade e, sobretudo, de práticas de governança.  

“Os pontos que me chamaram atenção nas trocas foram a organização do Sicredi em sistema, a forma como se integra, oferta serviços comuns e de economia de escala em torno de uma mesma marca. Na Colômbia, queremos fazer o mesmo e já estamos dando os primeiros passos nesse mesmo caminho”, enfatizou Bautista.

No mês de julho, o Sicredi firmou um acordo de cooperação técnica com a FECOLFIN por meio da sua Fundação e com o apoio do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU). O contrato foi assinado durante a Conferência Mundial Das Cooperativas de Crédito, na cidade de Vancouver (Canadá), que reuniu mais de três mil pessoas de vários países.

“A intercooperação faz parte da essência do cooperativismo e estamos empenhados em estabelecer cada vez mais pontes visando a troca de conhecimento e fortalecimento do segmento no mundo todo. A atuação do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito é fundamental para proporcionar cada vez mais intercâmbios”, afirma Manfred Alfonso Dasenbrock, diretor do WOCCU e presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ.

Criada em 2012, a federação colombiana possui 79 cooperativas de desenvolvimento e crédito com três milhões de associados. Com a parceria, o Sicredi dará assistência às cooperativas colombianas aproveitando a sua vivência e aprendizados em modelo sistêmico no Brasil para que lideranças jovens e mulheres possam utilizar o aprendizado para atuação estratégica em seus negócios.   

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!