Com o objetivo de incentivar o protagonismo dos jovens e potencializar projetos de impacto positivo, o Sicredi conta com o Comitê Jovem voltado a associados de diversas cooperativas. Nesta semana (24/10), membros dos Comitês tiveram a oportunidade de participar do Demoday, evento que marcou o encerramento da 3ª edição do “Módulo Exploração, Prototipagem de Projetos & Mentorias”, com a apresentação dos projetos desenvolvidos pelos participantes ao longo da jornada. A atividade aconteceu no Centro Administrativo Sicredi, em Porto Alegre, de forma híbrida.

Em 2023, o Módulo, promovido de forma sistêmica pela Fundação Sicredi, teve mais de 180 jovens inscritos - integrantes dos Comitês de 18 cooperativas do Sicredi. Ao longo do ano, os participantes passaram por uma trilha de ideação, exploração e gestão de projetos e captação de recursos. No Demoday, 42 jovens apresentaram seus projetos em formato de pitch para uma banca, a qual pode avaliar e contribuir com sugestões para a implementação das ideias. 

Os participantes que tiveram a melhor avaliação da banca no dia destacaram o quanto a jornada de aprendizagem contribuiu para a evolução dos projetos. “Foi de extrema importância para meu crescimento pessoal e profissional, uma experiência nova e incrível. Ansiosa para colocar os conhecimentos em prática e fazer a diferença na vida dos jovens e da comunidade”, afirma Indyanara de Oliveira Carvalho, da Sicredi Valor Sustentável PR/SP. Para João Paulo Ventura, da Sicredi Força dos Ventos, “o programa foi fundamental para transformar o que antes era apenas uma simples ideia em um projeto bem estruturado, graças à estrutura, às metodologias e sobretudo às mentorias oferecidas”. 

Adriana Souza, da Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ, também destaca: “Quando recebi o convite sabia que seria uma jornada transformadora, mas superou todas as minhas expectativas. Mesmo já realizando há três anos o projeto Campinho Feliz, que tem o propósito de valorizar a área rural e incentivar o amor pelo lugar onde se vive, tinha o desafio em enxergar como dar sustentabilidade financeira e expandir. Consegui com o Demoday ter insights preciosos que a partir de agora já começam a ser colocados em prática”. 

O “Módulo Exploração, Prototipagem de Projetos & Mentorias” é promovido pela Fundação Sicredi em parceria com o Impact Hub São Paulo. Realizada desde 2021, a jornada inclui oficinas de formação, mentorias coletivas e individuais, além de diversos encontros em que são debatidos temas como negócios de impacto positivo, desenvolvimento sustentável, inovação, cooperativismo, entre outros assuntos. 

“Com a mentoria, queremos incentivar o desenvolvimento de projetos de impacto positivo, mas, mais do que isso, buscamos estimular o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens, público com grande potencial para transformar a nossa sociedade. O Demoday marcou o encerramento do Módulo, mas esse é só começo para todos os participantes, que têm muita iniciativa, boas ideias e vontade de fazer a diferença”, salienta Romeo Balzan, superintendente de Cooperativismo e Sustentabilidade do Sicredi.

O Comitê Jovem foi criado no Sicredi com o objetivo de estimular o cooperativismo e a liderança desse público. Por meio do Comitê, são realizadas diversas atividades que buscam despertar o interesse dos jovens em participar de uma organização financeira cooperativa, tornando-o um promotor do cooperativismo e protagonista social da região onde mora. Atualmente, 27 cooperativas do Sicredi contam com Comitê Jovem, somando mais de 1,7 mil associados integrantes. 
 

Projetos com melhor avaliação no Demoday
Módulo Exploração, Prototipagem de Projetos & Mentorias

Projeto: BiOrendAg
Projeto visa o desenvolvimento de soluções inovadoras baseadas em microrganismos para aumentar a produtividade e sustentabilidade da agricultura frente às mudanças climáticas.
Cooperativa: Sicredi Força dos Ventos 
Associado: João Paulo Ventura

Projeto: Campinho Feliz
Projeto busca a valorização do local onde se vive, com informações da realidade local e regional através das edições impressas do Boletim AgroRegional. 
Cooperativa: Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ
Associada: Adriana Souza

Projeto: Empoderamento Jovem: promovendo mudanças, visando igualdade, crescimento, desenvolvimento jovem e saúde mental
Projeto tem como proposta de valor criar jovens empreendedores, inserindo-os no mercado de trabalho a partir de seus próprios negócios. 
Cooperativa: Sicredi Valor Sustentável PR/SP
Associada: Indyanara de Oliveira Carvalho    

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!