Tokenização: você sabe o que significa?
Saiba o que é tokenização de ativos e entenda o que muda na hora de investir.
Você sabia que a Tokenização promete revolucionar a forma como investimos? Afinal, o processo facilita o acesso a diversos ativos, assim como a negociação, removendo a burocracia e simplificando o sistema atual. Por isso, é muito importante entender sobre o assunto que tem movimentado o mercado financeiro.
Entenda melhor o que é Tokenização
Trata-se do processo de transformar um ativo em um token. Por sua vez, ativo é tudo o que possui valor e pode ser negociado ou convertido em dinheiro, como ouro, commodities e produtos financeiros. Ou seja, o token é o registro em criptografia digital de um determinado ativo.
Essa representação digital da posse de um ativo pode ser na sua totalidade ou de uma fração. Além disso, Ele pode representar ativos tangíveis (direitos sobre propriedades, por exemplo) e ativos intangíveis (como obras de arte, ações e direitos autorais).
A Tokenização de ativos é segura?
Diferente dos registros manuais ou realizados por humanos em sistemas tradicionais, a Tokenização é automatizada de forma inteligente, usando “smart contracts” que trazem o registro permanente das operações, tornando-as imutáveis e evitando erros e inconsistências.
Isto é, as informações são registradas dentro de uma rede blockchain, de modo que uma vez feita, a transação não pode ser desfeita ou fraudada, conferindo alto padrão de veracidade.
Quais as vantagens da Tokenização?
Além de reduzir os custos das transações e torná-las mais rápidas e seguras, a Tokenização pode revolucionar o mercado financeiro. Afinal, ela irá transformar a forma de gerenciar os investimentos e contribuir para a criação de novos produtos, possibilitando que ativos tradicionalmente indivisíveis se tornem divisíveis, através do fracionamento em forma de tokens.
Com valores de entrada mais baixos, mais pessoas poderão ter investimentos rentáveis, como uma fração de uma obra de arte, por exemplo. Isso permitirá que pessoas e organizações possam diversificar seu portfólio, seja qual for sua renda ou tamanho. Por isso, é também uma forma de investimento mais acessível e democrática.
E as vantagens não param por aí: a tecnologia blockchain é automática e digital, funcionando 24h por dia, sete dias por semana, eliminando barreiras como horário bancário.
Como é a regulamentação da Tokenização?
A utilização dos tokens tem alguns desafios regulatórios. Por isso, em maio de 2020, a Comissão de Valores Mobiliários do Brasil (CVM) publicou a Instrução 626, criando um SandBox Regulatório, um ambiente experimental em que só os participantes têm autorizações temporárias para desenvolver inovações em atividades regulamentadas no mercado de capitais.
Após a decisão, a CVM também autorizou a bolsa brasileira (B3) a constituir a B3 Digital Assets Serviços Digitais, empresa voltada para operações com ativos digitais. Porém, em abril de 2023, a comissão restringiu a venda dos tokens enquadrados como Renda Fixa.
A SEC, órgão que legisla sobre bens mobiliários nos EUA, também possui suas proibições e restrições. Por isso, é preciso evoluir muito para que tenhamos uma regulamentação global consistente.
O Sicredi e a Tokenização
Aqui no Sicredi, estamos sempre atentos às tendências e inovações do mercado de capitais, entre elas a tokenização e sua conexão com o Real Digital, como apresentado Febrabam Tech 2023, o maior evento brasileiro de tecnologia e inovação do setor financeiro.
Por isso, temos investido em pesquisa, experimentação e parcerias para inovar e melhorar cada vez mais a experiência dos nossos associados.
Com esse posicionamento, fomos uma das primeiras instituições financeiras escolhidas pelo Banco Central, entre os sistemas cooperativos coordenados pela OCB (Organização das Cooperativas do Brasil), a participar dos testes do Drex, a moeda digital oficial do Brasil.
O Drex tem potencial para revolucionar transações e ser uma porta de entrada para uma nova era financeira. Emitido pelo Banco Central, o consumidor poderá ter acesso a ele por meio de um processo simples, através de uma carteira digital, e essa carteira fará a conversão (tokenização) do dinheiro.
Além de impulsionar o desenvolvimento e trazer diversos benefícios para usuários e sociedade, a inovação está no DNA do cooperativismo e sempre presente nas nossas ações e soluções que desenvolvemos para pessoas associadas.
Faça você também parte de uma instituição financeira cooperativa atenta às tendências tecnológicas e que oferece um atendimento humanizado e de excelência. Abra sua conta e seja uma pessoa associada.