A inovação é um fator fundamental para o Sicredi desde o seu surgimento, considerando que somos pioneiros no modelo de cooperativismo de crédito na América Latina. Hoje, com mais de 5,5 milhões de associados e presentes em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, mantemos ainda mais uma preocupação e um o olhar atento para ações de inovação, que ocupam papel central no nosso planejamento estratégico.

O modelo de cooperativismo de crédito tem como premissa básica atender as necessidades das pessoas, atuando por meio de um ciclo virtuoso que proporciona que recursos captados na região permaneçam na área de atuação da mesma cooperativa, gerando desenvolvimento local e prosperidade para pessoas e comunidades. Ou seja, a cooperação já é inovação, partindo do pressuposto que inovar é prover novas formas de resolver os problemas, sejam eles sociais, econômicos ou ambientais.

Acreditamos que a inovação sempre deve ser baseada em três pilares: pessoas, processos e tecnologia; é assim que trabalhamos e aprimoramos o nosso modelo de negócio. Claro que, desafios são sempre parte do processo e estão presentes na jornada de evolução que vivemos aqui no Sicredi - e nas empresas como um todo. Hoje, somos mais de uma centena de cooperativas de crédito utilizando o relacionamento e a proximidade com os associados a favor dos processos de inovação, pois a partir dela é que conseguimos identificar gaps passíveis de melhorias. Nos últimos ciclos estratégicos, o pilar inovação fez parte dos direcionadores do nosso negócio, o que contribui para que cada cooperativa desdobre localmente o tema, assegurando que inovação seja parte do todo.

Sabemos que sozinhos não temos tração para avançar em todas as soluções necessárias e possíveis; e foi pensando assim que ampliamos nosso olhar para o mundo das startups, a partir de 2018 nos aproximando desse ecossistema a fim de identificar e resolver problemas internos e dos nossos associados, atuando também como pontes entre essas necessidades e as soluções das startups espalhadas pelo Brasil. Nesse sentido, podemos dizer que nosso jeito de fazer a cooperação alçar voos mais altos em direção a esse mundo inovador e digital é por meio de diferentes programas, como o Inovar Juntos, a presença em hubs com o Agtech Garage e o Instituto Caldeira que simboliza a recente criação do nosso Lab de Inovação que está em curso, bem como o incentivo aos nossos mais de 30 mil colaboradores, que representam uma parcela muito importante da inovação no Sicredi, sem deixar de lembrar é claro das iniciativas lideradas pelas nossas cooperativas em seus ecossistemas regionais.

É motivo de orgulho para nós, que temos na essência a cooperação, poder dizer que há como aliar a tradição de um modelo de negócio secular com as novas ideias, metodologias e jeitos de ver as coisas. Com erros e acertos, temos certeza de que estamos trilhando um caminho que vai nos levar a parcerias de sucesso hoje e no futuro.

Valério Araújo
Gerente de Open Finance e Inovação do Sicredi

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!