22 de Dezembro de 2021

Qual é o impacto do Open Finance no cooperativismo?

O sistema financeiro aberto traz mais transparência e liberdade ao usuário e aos associados das cooperativas de crédito

Notícias | Open Finance

Nos últimos meses ocorreram transformações significativas no setor financeiro que podem contribuir com o desenvolvimento e fortalecimento do Cooperativismo. No início de 2021, o Banco Central iniciou a implementação do Open Banking – sistema já adotado por diversos países, e que está evoluindo para o Open Finance. A principal transformação que essa tecnologia oferece é permitir ao usuário compartilhar seus dados financeiros com diferentes instituições. Ou seja, agora ele assume o protagonismo e ganha mais autonomia sobre suas informações.

A novidade tecnológica pode oferecer muitas vantagens aos brasileiros e também ao próprio sistema financeiro. A iniciativa do Banco Central vem com a proposta de trazer mais inovação ao mercado, promovendo a concorrência saudável, mais competitividade e transparência entre as instituições financeiras, e também melhorar a oferta de produtos e serviços ao usuário.

 

Cooperativismo de crédito: o que é?

Inicialmente voltadas para operações de crédito, desde pequenos empréstimos a grandes financiamentos, hoje, as cooperativas de crédito oferecem diversos serviços de meios de pagamento como cartões, maquininhas, transferências, Pix e pagamentos via aplicativo, além de um amplo portfólio que inclui investimentos, seguros, consórcios e outros produtos financeiros.

As cooperativas foram criadas para oferecer soluções financeiras de acordo com as necessidades dos associados de uma determinada região. Elas são um importante instrumento de incentivo para o desenvolvimento econômico e social, pois fazem uso dos seus recursos para financiar projetos que beneficiem os próprios associados, mantendo os recursos nas mesmas comunidades onde eles foram gerados.

Diferente dos bancos convencionais, que buscam clientes, as cooperativas de crédito possuem associados que têm direito ao voto nas decisões em assembleias, além de receberem a sua participação proporcional de parte da distribuição dos resultados anuais, de acordo com o desempenho financeiro da instituição. Nesse modelo, é priorizado um relacionamento mais próximo, humanizado e personalizado, tanto no atendimento nas agências quanto nos canais digitais.

O cooperativismo de crédito é a essência e o que diferencia o Sicredi. A história desta instituição acompanha a trajetória e evolução do cooperativismo no Brasil.

 

Cooperativismo e tecnologia

As novidades tecnológicas surgem para facilitar a vida do usuário. É nesse sentido que, em 2017, o Sicredi iniciou o seu processo de transformação digital, tornando-se mais eficiente e implementando melhorias para atender às necessidades dos associados.

Entre as diversas melhorias entregues aos associados, podemos destacar a adesão ao Pix e o fato de sermos uma das primeiras instituições que permitiram aos usuários fazerem operações via WhatsApp Pay, gerando conveniência e facilidade. O Open Finance também faz parte desse cenário tecnológico, uma vez que permite mais autonomia para a vida financeira e transparência nas relações entre pessoas e instituições financeiras.

A tecnologia do Open Finance vem para agregar ao cooperativismo ainda mais importância no seu papel para a economia brasileira. Ela promove mais competitividade entre as instituições financeiras e contribui para mais produtos, inclusão, serviços de qualidade e relacionamentos mais personalizados para os associados.

Além de garantir a segurança na transmissão dos dados entre as instituições por meio de padrões rígidos e certificados digitais, o Banco Central fundamentou a regulação do Open Finance na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que estabelece regras para uso, coleta, armazenamento e compartilhamento de dados dos usuários por organizações públicas e privadas. O Sicredi dispõe de mecanismos de segurança em conformidade com a LGPD, garantindo a segurança dos nossos associados.

 

Open Finance e o cooperativismo

No cooperativismo, o Open Finance oferece um mundo novo de benefícios.

A inovação e a tecnologia andam de mãos dadas com o novo sistema, que possibilita oferecer um ambiente de serviços financeiros que preza pela liberdade de escolha do usuário, pois leva em consideração as suas verdadeiras necessidades. O investimento em transformação digital vem para facilitar e simplificar a relação com o associado.

Para o diretor de Tecnologia da Informação do Sicredi, Volmar Machado, em informe ao Especial Publicitário do Sicredi no G1, o sistema financeiro aberto pode trazer benefícios aos indivíduos e instituições financeiras: “Começar a jornada das pessoas em uma instituição e terminar em outra, tudo por meio de interfaces de programação, gera uma competitividade saudável, porque elas podem encontrar as melhores ofertas e também diminui o fator de concentração bancária que hoje é muito forte.”

O cenário atual favorece também o crescimento das cooperativas no Brasil, visto que, empreendedores que procuraram por crédito nos sistemas cooperativos tiveram taxas de sucesso maiores do que junto ao setor bancário, de acordo com o Relatório de Economia Bancária de 2020 do Banco Central. A possibilidade de relações mais transparentes entre instituição e associados nas cooperativas de crédito favorecem a ambos.

Elas tendem a ofertar boas condições e soluções personalizadas, o que pode ser um diferencial importante para muita gente. Por meio do Open Finance, as pessoas têm a chance de descobrir os benefícios que as instituições cooperativas de crédito podem ofertar, o que refletirá na expansão do cooperativismo no país.

Com esse movimento do mercado, as cooperativas podem usufruir ainda mais da implantação do Open Finance. O cooperativismo surgiu como uma alternativa para financiar atividades por meio da adesão livre e voluntária; e o sistema financeiro aberto vem ao encontro desse ideal. Ele possibilita conceder ao usuário o poder de escolha e garantir sua autonomia na gestão de sua vida financeira.

Agora, o associado tem a possibilidade de escolher como, quando e com quem compartilhar os seus dados bancários por meio do consentimento à instituição de origem dessas informações. Ou seja, as cooperativas de crédito, mediante a solicitação do usuário, podem oferecer serviços e soluções financeiras mais adequados às necessidades de cada indivíduo.

 

Open Finance no Sicredi

A implementação dessa nova tecnologia no Sicredi tem como objetivo atender às necessidades de quem já é associado e a novos associados, colocando-os como protagonistas das operações e oferecendo soluções de acordo com a demanda de cada um.

A entrada da instituição no Open Banking ocorreu na primeira fase da sua implementação no Brasil, de maneira voluntária, pois acreditamos que essa solução pode trazer muitos benefícios e vantagens para os associados, para o mercado financeiro e para o cooperativismo de crédito.

Com a chegada do Open Finance, haverá mais facilidade e transparência na oferta de crédito e outros produtos financeiros. Descubra cinco situações em que o Open Banking pode ser útil no seu dia a dia, no Especial Publicitário do Sicredi no G1.

Os associados podem compartilhar seus dados com o Sicredi sendo necessário informar o motivo do compartilhamento. É possível determinar, por exemplo, a avaliação para aumento do limite de cheque especial ou cartão de crédito direto nos canais digitais. Todo esse processo é feito nos canais digitais oficiais da instituição financeira. Saiba mais sobre a jornada de compartilhamento de dados no nosso blog.

Preencha o formulário no nosso site do Open Finance e descubra o que essa iniciativa pode fazer por você. Desta forma, você passa a ficar informado sobre o que te espera e os benefícios do sistema financeiro aberto.

Caso você ainda não seja um associado Sicredi, abra a sua conta com a gente.

Ver todos os posts
Baixe o Aplicativo e tenha segurança e facilidade

WhatsApp

051 3358 4770
* Sujeito a disponibilidade na sua localidade

Serviços por telefone

Capitais e regiões metropolitanas

3003 4770
* Custo de uma ligação local

Serviços por telefone

Demais e regiões

0800 724 4770

SAC

Informações, reclamações e cancelamentos

0800 724 7220

Atendimento aos Deficientes

Auditivos ou de fala

0800 724 0525

Ouvidoria e Denúncias

0800 646 2519

Chamadas Internacionais

(a cobrar)

+55 51 3378 4472

Confederação das Cooperativas do Sicredi

CNPJ: 03.795.072/0001-60

Av. Assis Brasil, nº 3940, Jardim Lindoia – Porto Alegre/RS – CEP: 91010-003