MEI: 5 mitos sobre o microempreendedor individual
Antes de aderir à modalidade, conheça alguns dos principais mitos sobre MEI
Tornar-se MEI é uma ótima alternativa para os microempreendedores que desejam formalizar o seu trabalho. A modalidade traz muitas vantagens e garante direitos previdenciários para quem quer ser dono do próprio negócio. No entanto, o assunto ainda gera muitas dúvidas em quem ainda não aderiu a essa modalidade de negócio.
Você já ouviu alguma informação sobre o MEI e ficou receoso sobre a sua veracidade? Fique tranquilo. Neste post, nós vamos esclarecer alguns desses pontos e desmistificar os 5 mitos sobre MEI.
1 .“Tá pensando em ser MEI? A formalização é muito cara e burocrática.”
Se você já ouviu essa frase por aí e acreditou, saiba que você está enganado. Formalizar-se como MEI é mais simples do que você imagina.
Todo o processo pode ser feito online pelo Portal do Empreendedor. Para fazer o seu cadastro na categoria, você precisará ter em mãos dados como RG, CPF, título de eleitor, além das informações sobre o seu negócio. Confira a lista completa de documentos e o passo a passo para se formalizar.
Cadastrar-se como MEI é gratuito, você terá apenas que arcar com o pagamento mensal da taxa DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). Os valores variam de acordo com a categoria de atividade que você exerce: Comércio e Indústria; Serviços; Comércio e Serviços.
2. “Para ser MEI você precisará ter um endereço comercial!”
Não necessariamente. Dependendo da atividade exercida, o microempreendedor pode cadastrar o próprio endereço residencial como sede da empresa, o que também resultará em uma economia com a estrutura do negócio.
Porém, se o serviço prestado exigir um local específico, a empresa não pode ser cadastrada com o endereço da residência do MEI. Algumas atividades podem incomodar a vizinhança e causar transtorno na região.
Dica: Consulte a prefeitura da sua cidade para saber qual é a situação do seu negócio.
3. “Se você não tem conhecimento de administração de empresas, você não pode se tornar MEI.”
Caso tenha a vontade de abrir o seu próprio negócio como MEI, mas não possui conhecimento em administração, não deixe que isto se torne um impeditivo.
Você pode sim fazer a formalização! É claro que ter noções sobre gestão pode fazer uma grande diferença nos resultados da sua empresa, mas com o tempo e muito estudo você pode adquirir conhecimento e investir no seu negócio.
Hoje em dia é possível se informar e se atualizar sobre o mercado através de cursos, livros, mentorias, entre outras possibilidades.
4. “Você não vai ter acesso a benefícios previdenciários.”
Mais um mito. Ao se formalizar como MEI você tem os seus direitos previdenciários garantidos, basta manter em dia os seus deveres e obrigações, como o pagamento mensal da DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), por exemplo.
Dessa forma, os profissionais da categoria também têm acesso a benefícios do INSS como aposentadoria por idade ou invalidez, salário-maternidade e auxílio-doença.
5. “É mais difícil para o MEI ter acesso a crédito.”
A formalização como MEI possibilita ao profissional o acesso facilitado a linhas de crédito e melhores condições de pagamento. A modalidade também permite ao trabalhador participar de licitações e oferecer seus produtos e serviços para órgãos públicos.
Formalizar o seu negócio é simples e é bom para você. Saiba mais.
Ficou interessado para saber mais sobre essa modalidade de negócio? Confira mais sobre MEI no nosso Blog.