Alguns mercados têm uma linguagem própria, muitas vezes difícil de compreender. Esse é o caso do mercado financeiro . Por isso, reunimos algumas das principais expressões utilizadas pelos investidores para você ficar por dentro deste universo.

Confira a seguir e aproveite para tirar suas dúvidas. Assim, você poderá entender melhor sobre o mundo das finanças e ter mais segurança na hora de investir. Afinal, quanto mais você aprende, mais fácil é fazer seu dinheiro render mais.
 

Expressões de A a Z

 

Ações: Uma ação representa uma fração do capital social de uma empresa. 

Ativos: São bens e direitos de uma empresa ou fundo de investimento. No caso de fundo de investimento, são todos os títulos que fazem parte da carteira do fundo.

Carteira de Investimentos: É o conjunto de ativos que faz parte de uma mesma estrutura, que pode ser um fundo, seu patrimônio pessoal ou até a tesouraria de um banco.

CDI: É a sigla para “Certificado de Depósito Interbancário/Interfinanceiro”, uma taxa de juros utilizada nos empréstimos entre os bancos. Esses empréstimos costumam ter prazo de vencimento de um dia útil e servem para os bancos não fecharem o dia com o caixa no vermelho. Essa taxa também é usada como principal índice dos investimentos de renda fixa. 

CVM: É a sigla para “Comissão de Valores Mobiliários”. Trata-se do órgão responsável por regulamentar, fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobiliários no país. Uma de suas principais metas é estipular a livre concorrência entre as instituições financeiras, garantindo que as pessoas possam investir de forma segura e transparente. 

Diversificação: É mais do que fazer a alocação de ativos, determinando o quanto investir em ações, títulos, imóveis, etc. É decidir em quais ações e títulos específicos investir, e o quanto investir, a fim de manter um equilíbrio entre riscos e ganhosAssim, se um dos investimentos não estiver indo bem, os ganhos de outros investimentos podem compensar essa perda.

Dividendos: É a parcela do lucro distribuída aos acionistas, conforme a quantidade de ações de cada um, no final de cada exercício social.

D+1 / D+0: é o termo utilizado para definir a data em que se realizou a operação e a data em que se realiza a liquidação e/ou conclusão da mesma operação. Por exemplo: uma operação D+2 significa que a instituição financeira precisa de 2 dias para efetivar a operação.

Fundos de Investimentos:  é uma modalidade de aplicação financeira em que diversas pessoas, chamadas de cotistas, depositam recursos para que eles sejam aplicados em um grupo de ativos.

LCI / LCA: as Letras de Crédito Imobiliário e as Letras de Crédito do Agronegócio são títulos de renda fixa emitidos por instituições financeiras públicas e privadas. O investidor empresta dinheiro ao banco e recebe uma remuneração na forma de juros no vencimento. Uma das suas principais vantagens é a isenção de IR para pessoas físicas, podendo aumentar a rentabilidade do investidor. 

Liquidez: é a rapidez com que um ativo pode ser transformado em dinheiro, a preços normais de mercado. Quanto maior a liquidez, mais fácil e mais econômica será a negociação. Se o ativo tiver baixa liquidez, isso poderá indicar custos mais altos e possível dificuldade de compra ou de venda.

Perfil do Investidor: é o resultado de uma análise das suas caraterísticas em relação a forma de investir e serve para indicar a carteira de investimentos mais adequada, conforme este perfil. O perfil pode ser conservador, moderado ou arrojado.

Renda Fixa: é uma modalidade de investimento que se caracteriza por ter regras de remuneração definidas antes da aplicação do dinheiro. A remuneração pode ser pré-fixada (taxa de juros fixa) ou pós-fixada (conforme a variação de um indicador).

Renda Variável: é uma modalidade de investimento na qual o valor dos ativos varia o tempo todo, de acordo com as expectativas e condições do mercado.

Rentabilidade: é a valorização ou desvalorização de um investimento em um período. Ela pode ser nominal ou relativa, que é quando ela é comparada à rentabilidade de outro ativo ou índice.

Taxa Selic:  é a taxa básica de juros da economia brasileira. Trata-se de um sistema usado pelo Banco Central para controlar emissão, compra e venda de títulos.  

Tesouro Direto: é um programa do Tesouro Nacional e da B3, para compartilhar com qualquer brasileiro a negociação de títulos públicos federais de forma simples, rápida e online. Você empresta seu dinheiro ao Governo Federal e recebe o valor emprestado com as devidas correções de juros.

Quer saber mais sobre o mercado financeiro? Confira todos os conteúdos e aprenda tudo o que você precisa saber para começar a investir. Descubra qual seu perfil de investidor e converse com os nossos especialistas para conhecer as melhores opções de investimentos para você

Assim, você tem mais segurança e tranquilidade na hora de fazer seu dinheiro render. Abra sua conta e venha para o Sicredi. Aqui você tem produtos e serviços para planejar as finanças do ano e da vida toda. Afinal, não é só dinheiro, é ter com quem contar.

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
 Opções de investimentos para todos os objetivos - Investimentos - Sicredi.jpg
Conheça nossas opções de investimentos