Vai chegando o final do ano e também chega aquele momento de traçar novos planos e nada melhor do que olhar para trás e relembrar todas as realizações.

Para isso, vamos relembrar tudo o que promovemos junto com a parceria do AgTech Garage, um dos principais hubs de inovação agro, essa iniciativa tem o objetivo criar conexões para avançar em termos de inovação para que o Sicredi fique mais próximos dos associados proporcionando soluções inovadoras tanto para o aumento da produção como para a gestão de propriedades rurais.

Então, como foi o 2020 da nossa parceria com o AgTech Garage?

O ano da nossa parceria com o AgTech Garage

A crise desencadeada pelo Covid-19 afetou diversos setores, além da saúde e da economia, foi um ano desafiador em muitos aspectos, exigiu muita criatividade e força de vontade para fazer acontecer.

Diante deste contexto, o agronegócio tinha a missão de manter suas ações, a fim de garantir o abastecimento e o acesso da população aos alimentos. Para isso, a Bayer, em parceria com o Sicredi, Orbia e AgTech Garage, lançou o desafio Covid-19: soluções digitais para o agronegócio, a ideia era reunir startups interessadas em oferecer soluções, de maneira gratuita, para empoderar o agricultor brasileiro.

"Nossa presença fixa no AgTech Garage tem como objetivo justamente identificar oportunidades de apoiar nossos associados ligados ao agronegócio com o fomento de soluções inovadoras que auxiliem no seu dia a dia, e o engajamento no ‘Desafio Covid19’ tem total sinergia com esse propósito, diz Cesar Bochi, diretor de administração do Sicredi, que acredita que a iniciativa é fundamental para o desenvolvimento neste momento.

A parceria selecionou 20 startups que ofereceram soluções digitais que ajudaram os produtores rurais a enfrentar os efeitos causados pelas medidas restritivas necessárias para o controle da proliferação da Covid-19.

As startups selecionadas foram:

Agrare  - Gestor rural para gerenciamento de fazendas de maneira prática e rápida com controle de lavoura, financeiro e de gado.

AgriConnected - Monitoramento, rastreio e gerenciamento de máquinas agrícolas remotamente as atividades do campo por meio de GPS e plataforma online.

AgriQ - Startup especializada em emissão de receituário agronômico de maneira digital.

Agromove - Um software que mede as tendências e indica aos produtores os melhores momentos para comprar e vender boi gordo, bezerro, soja e milho.

Atomic Agro - Ferramenta que oferece informações sobre o setor, notícias e gestão da safra como planejamento e acompanhamento do manejo.

Bart Digital - Criada para trazer agilidade, transparência e inovação nas operações de financiamento agrícola.

Brain Agriculture  - Ferramenta para agilidade de processos documentais, evitando a necessidade de procurar órgãos públicos, escritórios de contabilidade e jurídico.

E-ctare - Uma plataforma que oferece a antecipação de recebíveis e crédito com base na safra depositada em armazéns credenciados.

Elysios - Inteligência agrícola integrada que oferece agilidade e facilidade para integração de informações de cultivos e propriedades.

FarmBox - Um software agrícola que oferece solução de gestão de propriedade, integração de produtores e controle de cultivos.

Fito app - Aplicativo para controlar a emissão de documentos eletrônicos para o agronegócio e que permite a assinatura eletrônica.

JetBov - Software de controle de gado e gestão da fazenda que integra toda a cadeia pecuária com manejo de campo e rural, além de auxiliar em processos administrativos e estratégicos do rebanho e da fazenda.

Luckro - Ferramenta que trabalha com fotos certificadas com objetivo de facilitar o rastreio e transações de compra e venda de forma remota.

MyFarm - Solução pensada para aumentar os resultados da fazenda com organização, simplificação de dados e processos operacionais garantindo lucro e rentabilidade.

Nutrir - Plataforma de compra e venda de produtos orgânicos de atacado e permite que o comprador venda e negocie diretamente com o cliente.

Sensix - Plataforma para monitoramento de plantação através de drones e satélites para criação de estratégias pensadas na rentabilidade.

Smart Granja  - Software para auxílio de avicultores melhorarem seus resultados disponibilizando dados do lote em tempo real.

Sumá  - Aplicativo que conecta compradores a famílias de agricultores.

Timbeter - Empresa especializada em medições digitais e controle online de estoques e inventários de madeiras através de fotos.

Trucker - Automatiza o processo de cotação e contratação dos fretes.

As soluções ficaram disponíveis na plataforma da Orbia, onde o produtor podia acessar, avaliar as soluções e adquirir por meio de voucher. O objetivo principal foi apoiar os produtores rurais e ativar a comunidade para ajudar agricultores a enfrentar os impactos da pandemia e o resultado não poderia ser melhor, foram beneficiados mais de 280 produtores com ferramentas tecnológicas, criatividade e muita colaboração.

Ainda pensando em como apoiar o produtor neste momento, a nossa parceria lançou o Intensive Connection, um programa de potencialização de startups focado em soluções inovadoras para a sustentabilidade e competitividade do agronegócio nacional. Neste ano, o Sicredi participou do programa com o desafio “Empoderar o produtor rural: soluções que empoderem o produtor rural para tomar decisões assertivas e eficientes na sua atividade agropecuária”.

As soluções selecionadas foram:

Leigado: sistema de gado leiteiro, a solução abrange o mercado leiteiro em todo segmento, desde o produtor até o laticínio. Com o aplicativo Leigado é possível gerenciar a propriedade em qualquer lugar, além do sistema web onde é possível verificar cada mudança no gado desde a inseminação aos resultados. 

Atomic Agro: um aplicativo que fornece facilidades para melhorar a safra. Dentro do aplicativo é possível ter informações sobre o setor, como previsões climáticas, resumo de cotações e progresso da safra. Além disso, também é possível fazer o planejamento do plantio e ter dados preciso sobre a safra.

Além de realizar pilotos com duas startups, contamos também com:

  • 12 cooperativas participando do piloto;
  • 303 associados participando do piloto, sendo 197 do Atomic agro e 106 do Leigado;
  • Mais de 2500 animais participando do piloto de usabilidade da Leigado;
  • A previsão de término do piloto do Leigado é em dezembro e da Atomic é em abril.

Entendemos que era importante mais conhecimento para superar os desafios de um ano como 2020, então, nossa parceria, trouxe, entre os dias 08 e 11 de setembro, uma série de lives com convidados especiais e importantes para o agronegócio, as transmissões aconteceram pelo Youtube e Facebook do Sicredi. Os temas foram:

Live 1 - O que ainda está por vir e como o produtor pode usufruir dessas tecnologias: novidades tecnológicas que vêm por aí e como o produtor pode aproveita essas inovações. O encontro teve moderação do Marcelo Carvalho (AgTech Garage) e participação de Estela Dias (John Deere), Tecila de Souza (Stoller) e Fabrício Lira (CPqD).

Live 2 - As soluções que ajudam o produtor a ter uma gestão mais efetiva da sua lavoura: encontro para falar sobre soluções que ajudam o produtor a ter uma gestão mais efetiva da lavoura, com moderação da Franciele Trentini (OCP Group) e participação de Alexandre Chequim (Digifarmz), Emerson Marcelo (Solinftec) e Bruno Matozzo (Atomic Agro).

Live 3 - A pecuária também passa por uma revolução digital: a revolução digital na pecuária foi o tema desse bate-papo que teve moderação de Natália Grigol (Pesquisadora CEPEA), Pedro Mannato (Olho do Dono), Giandro Masson (Leigado) e Iskailer Rodrigues (Coopig).

Live 4 - Como as grandes empresas podem ajudar o produtor na adoção das tecnologias: Um papo sobre como as grandes empresas podem ajudar o produtor na adoção de novas tecnologias com moderação do José Tomé (AgTech Garage) e participação do Anderson Pivotto (Sicredi), André Fukugauti (Bayer) e Eduardo Navarro (Lindsay).

As lives tiveram mais 200 mil views e para quem não quer perder todas as informações que foram passadas, as lives foram gravadas e você pode assistir no canal do Youtube do Sicredi: Live 1, Live 2, Live 3 e Live 4.

Mais uma das inovações do ano aconteceu no início de outubro, quando foi lançada a Home Page do Ag Tech Garage, com objetivo de ser um canal de trocas e conexão entre associados e AgTech, para vencer os desafios no campo. Nesse espaço, os associados têm a oportunidade de conhecer mais as ações que estão sendo realizadas no escritório do AgTech Garage e ter contato direto. Além disso, na opção ‘Como podemos te ajudar', os associados podem preencher um formulário com os desafios que estão enfrentando em sua rotina e recebem um mapeamento com soluções inovadoras que podem ajudar a tornar seu dia a dia mais simples e dinâmico.

Para chegar ainda mais longe, agora também é possível acessar os grupos do WhatsApp e fazer parte da comunidade de inovação do agro, através desses grupos é compartilhado notícias, soluções de startups, eventos etc. Hoje, o grupo é dividido por em pecuária, agrícola e mercado e o associado pode selecionar fazer parte de um dos grupos ou de todos, a depender de suas necessidades.

Foi um ano cheio de desafios, o que fica claro é o quanto a inovação fomenta a criatividade e o resultado disso é rentabilidade e avanço. A nossa parceria com o AgTech Garage trouxe muitos frutos, não há dúvidas de como a junção do agronegócio com a tecnologia é uma oportunidade para alavancar negócios e construir soluções criativas e inovadoras.

Para o ano que se inicia, o objetivo do Sicredi é, por meio da tecnologia, conseguir gerar mais valor para cada associado e potencializar cada vez mais os negócios dos produtores.

Seguimos na torcida para um futuro melhor e de olho nas novidades para aplicar no setor agro. Afinal, o avanço do agro é um avanço para a economia do país.

 

Sonha em fazer parte do setor de agronegócio?

O Sicredi pode te ajudar, conheça nossas soluções.

Clique aqui: Sicredi - Instituição financeira cooperativa

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!