Blog do Sicredi

18 de Fevereiro de 2022

Entrada do Pix no Open Finance traz mais praticidade

A inovação vem para melhorar a experiência do usuário nos meios de pagamento

Notícias | Open Finance

O Pix facilitou a vida dos brasileiros. A inovação permite efetuar pagamentos e transferências entre os usuários das mesmas ou de diferentes instituições financeiras de maneira rápida e segura, em poucos instantes, independente do dia e horário. Com a chegada da 3ª fase do Open Banking, agora Open Finance, será possível concluir pagamentos de compras online diretamente nos ambientes digitais das lojas e aplicativos, integrados ao sistema financeiro aberto.

O que muda com a entrada do Pix no Open Banking?

Com o Open Finance, toda transação será feita em um único fluxo. Isso será possível através do Iniciador de Transação de Pagamento (ITP), empresas reguladas pelo Banco Central que podem iniciar transferências e pagamentos para os clientes.

A função principal do ITP é estabelecer a conexão entre o recebedor e o pagador, de maneira prática e eficaz.

Pensando em auxiliar na compreensão do assunto, vamos explicar para você como funcionará cada etapa na prática. O fluxo do pagamento inicia pela Instituição Iniciadora de Pagamento, passa pela Instituição de Débito e segue para o Recebedor de Pagamento.

 

Confira um exemplo prático de como ocorrem os pagamentos por Pix, via Open Finance:

Está perto da hora do almoço e a nossa associada Camila resolve pedir uma massa. Para a sua comodidade, ela opta por realizar a compra em um app de comida (Instituição Iniciadora de Pagamento) que lhe informa o valor do prato. Ao escolher o Pix como forma de pagamento, a Iniciadora solicita as informações da Camila para a transação e seu consentimento.

Camila seleciona o Sicredi (Instituição de Débito) para efetuar a transação, informando a forma de pagamento desejada. Nesse caso, a opção escolhida foi pagamento por Pix via Open Banking. Quando a associada é redirecionada para o ambiente da Instituição de Débito, deve realizar a autenticação e em seguida conferir os detalhes do pagamento para confirmar a transação.

Após essa etapa, ocorre um novo redirecionamento para o ambiente da instituição iniciadora de pagamentos e é exibido a confirmação do pagamento. E pronto: pedido feito com sucesso.

Antes x Depois

Veja como o processo era feito antes da integração e como será realizado a partir de agora: 

 

Segurança nas transações

Tanto o Pix, quanto o Open Finance são seguros.

É importante ressaltar que as instituições participantes do sistema financeiro aberto estão de acordo com uma série de padrões que garantem a autenticidade, a segurança e o sigilo das informações compartilhadas.

 

A tecnologia está a seu favor. Conte com a nossa ajuda para fazer o uso consciente e inteligente das novas soluções.

Para saber mais sobre Open Finance, acesse nosso site.

Ainda não é associado? Saiba mais sobre o Sicredi aqui.

Ver todos os posts