A tecnologia da energia solar fotovoltaica está atraindo os olhares de muitas pessoas por todo o Brasil. Entre os produtores rurais, o cenário não é muito diferente. De acordo com a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), em 2020, o setor rural foi responsável por 13,2% da potência de geração distribuída de energia solar fotovoltaica no país e os investimentos nas propriedades passaram de R$1,7 bilhão.

O uso da energia solar no agronegócio pode trazer muitos benefícios ao agricultor. A alternativa é uma ótima opção para quem busca reduzir gastos, aumentar a competitividade e investir em sustentabilidade. Nesse artigo, você poderá conferir as principais vantagens desse tipo de sistema para o agro.

 

Vantagens da Energia Solar para o Agro

 

1. Energia para toda a propriedade rural

Independente da atividade agropecuária, o uso de energia elétrica se faz necessário em muitos processos. Porém, muitos produtores rurais acabam tendo problemas por conta do serviço local de distribuição de eletricidade, que por vezes pode ser falho em locais mais remotos.

Ao adotar o sistema fotovoltaico na fazenda, o agricultor não precisará se preocupar com isso. A energia autogerada pode ser aplicada nas mais diversas tarefas como irrigação do plantio, bombeamento de água, maximização da produção de leite, secagem e armazenamento de produtos e nas residências rurais.

2. Redução de custos

As atividades da fazenda podem gerar muitos gastos ao produtor rural, especialmente quando se trata de custos com eletricidade. A conta de luz da propriedade pode ter um grande impacto nas finanças do agronegócio.

Por isso, a energia solar é a solução mais recomendada para muitos casos. O sistema fotovoltaico permite a redução de gastos, uma vez que possibilita a geração da própria energia elétrica, oriunda de uma fonte renovável, sustentável, limpa e muito mais econômica.

3. Mais autonomia para o produtor rural

Com a tecnologia, você não dependerá mais de fontes de energia convencionais. Isso é extremamente valioso para propriedades mais remotas e que não são completamente atendidas pela distribuição de energia elétrica da rede local.

O sistema solar fotovoltaico permite o armazenamento de energia, o que garante o fornecimento, mesmo durante períodos com falta de claridade, como em dias nublados, chuvosos ou durante a noite.

4. Selo Verde

Não é segredo que a sustentabilidade é cada vez mais valorizada pelos investidores e consumidores. Estar ligado a práticas que promovem a preservação do meio-ambiente pode se tornar uma grande vantagem competitiva para a sua fazenda.

Isso faz com que a implantação de sistemas de energia solar se torne um diferencial de peso para a sua propriedade rural. A instalação de painéis solares é uma ótima alternativa para quem quer crescer e se destacar positivamente no mercado.

5. Retorno sobre investimento

Muitos produtores rurais podem desistir da instalação do sistema fotovoltaico por acreditar que o custo é muito elevado para o seu bolso. No entanto, a implantação da tecnologia é um investimento que se paga em pouco tempo.

Faça as contas. Com o uso da energia solar, você passa a reduzir seus gastos com a produção logo após o primeiro dia de pós-instalação. Lembre-se de que os painéis solares possuem uma vida útil de pelo menos 25 anos e necessitam pouca manutenção.

 

A implantação do sistema fotovoltaico pode fazer parte da realidade da sua propriedade. Agora que você já conhece as principais vantagens da energia solar, está na hora de você investir no seu sonho. O Sicredi oferece financiamento para que você possa investir em soluções inteligentes e eficazes.

No nosso Blog, você tem acesso a muito mais conteúdo sobre Energia Solar! Acesse agora. 

Seja um associado do Sicredi e garanta muitos benefícios. Abra a sua conta

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!