Cooperativas de crédito contribuem para a inclusão financeira e o crescimento econômico
O modelo visa ofertar aos associados soluções que estejam mais adequadas às suas necessidades, além de colaborar com o desenvolvimento local
O cooperativismo de crédito preza pelo bom desenvolvimento da sociedade como um todo. Sendo assim, as cooperativas têm como principal objetivo promover a democratização do crédito, da educação e da inclusão financeira de seus associados. De maneira geral, elas almejam o equilíbrio entre a situação econômica e a social.
No Brasil, o segmento tem crescido e ganhado cada vez mais adeptos, o que resulta em um significativo impacto na economia do país. Esse modelo de negócio busca trazer mais qualidade de vida às pessoas da região onde a cooperativa está inserida. Além de gerar emprego e renda, o cooperativismo possibilita a transformação da realidade de milhares de pessoas, todos os dias.
Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste post.
Entendendo o que é uma cooperativa de crédito
A cooperativa de crédito oferece todos os serviços básicos de uma instituição financeira, como cartão de crédito e pagamentos de contas por aplicativo ou débito, até operações de crédito mais complexas, como consórcios, financiamentos e investimentos. O diferencial está nas condições, que são baseadas em decisões de interesse comum.
Diferente dos bancos convencionais, na cooperativa cada associado é dono do negócio, tem direito a voto nas decisões em assembleias e recebe a sua participação proporcional na distribuição dos resultados anuais. Além disso, outro diferencial é o relacionamento próximo, humanizado e personalizado, tanto no atendimento nas agências quanto no ambiente digital.
Impacto no desenvolvimento social
A cooperativa de crédito assume um importante papel no desenvolvimento social da região em que está inserida. O segmento busca alavancar a inclusão financeira no Brasil.
De acordo com um estudo realizado pelo especialista em Microeconomia Aplicada e Desenvolvimento Econômico, Juliano Assunção, a pedido do Sicredi, o cooperativismo de crédito é uma das ferramentas mais eficazes para promover o acesso aos serviços financeiros às pessoas em cidades menores, mais distantes e rurais do país.
O modelo de negócio quer se fazer presente em todas as comunidades para que, dessa forma, seja possível, expandir a inclusão financeira entre todos os brasileiros.
Cooperando com o crescimento econômico
Em pesquisa realizada pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), em parceria com o Sicredi, foi constatado que os municípios brasileiros que possuem unidades de cooperativas de crédito têm um incremento no PIB per capita de 5,6%, com a criação de 6,2% a mais de empregos e aumento de 15,7% no número de estabelecimentos comerciais.
O cooperativismo de crédito também contribui com a economia local. Com o objetivo de unir os brasileiros para cooperar com os pequenos negócios, incentivando o consumo regional, o Sicredi criou o movimento “Eu Coopero com a Economia Local”. A iniciativa, além de fomentar o empreendedorismo, disponibiliza em sua plataforma conteúdos que auxiliam o pequeno empresário a impulsionar seus negócios com dicas, orientações e ferramentas.
Quer saber mais sobre o cooperativismo? Acesse nosso blog e confira.
Seja um associado do Sicredi. Abra a sua conta.