Blog do Sicredi

18 de Outubro de 2016

Conheça os diferenciais que guiam as cooperativas de crédito

Saiba mais sobre a modalidade que mudou a vida de tantas pessoas

Notícias | Cooperativismo

Você já deve saber que cooperativas são associações autônomas de pessoas com interesses comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida. Mas você sabia que as cooperativas operam sob diretrizes internacionais estabelecidas há mais de 150 anos? E sabia que essas diretrizes representam algumas das principais vantagens do modelo cooperativista? Esses diferenciais ajudam as instituições a colocar em prática seus valores de democracia, liberdade, equidade, solidariedade, transparência, igualdade, responsabilidade socioambiental, honestidade e responsabilidade.

Confira quais são os principais diferenciais das cooperativas de crédito

- Adesão voluntária e livre – Um modelo para todos.
Qualquer pessoa interessada em utilizar seus serviços pode ingressar numa cooperativa, desde que o faça de forma livre e espontânea, e esteja disposta a aceitar as responsabilidades da sociedade.

-  Gestão democrática – Todos têm os mesmos poderes.
Todos os associados têm igual direito de voto em uma cooperativa (um sócio = um voto). O poder de decisão não está vinculado à quantidade de dinheiro investido. Todos acompanham as políticas e a evolução da instituição, participando de todas as decisões.

-  Participação econômica dos membros – Todos são donos.
Em uma cooperativa todos são associados que adquirem cotas para entrar na sociedade e têm direito a participar democraticamente de todas as decisões da instituição.

- Autonomia e independência – Todos têm autonomia de decisão.
Acordos e parcerias podem ser firmados pelas cooperativas, desde que não afetem o controle democrático dos membros. Mas não esquecendo que, como estamos falando de cooperativas de crédito, essas são submetidas à fiscalização do Banco Central (o que não deixa de ser uma segurança para seus associados).

- Educação, formação e informação – Todos ensinam e aprendem.
A fim de contribuir com o desenvolvimento do modelo como um todo e com o seu próprio, as cooperativas promovem a educação e a formação de seus trabalhadores e associados, informando-os e capacitando-os. Uma prática cujos benefícios socioeconômicos vão muito além das instituições em si.

- Intercooperação – Todos se ajudam.
Além dos associados de uma mesma cooperativa unirem-se e cooperarem uns com os outros, essa ajuda mútua também se estende para as relações entre as diversas cooperativas. Por meio de estruturas locais, regionais, nacionais e até internacionais, todas as cooperativas colaboram umas com as outras.

- Interesse pela comunidade – Todos saem ganhando.
Sem fins lucrativos e formada por pessoas, as cooperativas têm na comunidade seu objeto constituinte e seu principal objetivo. Dessa forma, trabalham para o desenvolvimento sustentável de suas comunidades, gerando benefícios sociais e econômicos não apenas para seus associados, mas para toda a sociedade.

Ver todas notícias
Baixe o Aplicativo e tenha segurança e facilidade

WhatsApp

051 3358 4770
* Sujeito a disponibilidade na sua localidade

Serviços por telefone

Capitais e regiões metropolitanas

3003 4770
* Custo de uma ligação local

Serviços por telefone

Demais e regiões

0800 724 4770

SAC

Informações, elogios e reclamações

0800 724 7220

Atendimento aos Deficientes

Auditivos ou de fala

0800 724 0525

Ouvidoria e Denúncias

0800 646 2519

Chamadas Internacionais

(a cobrar)

+55 51 3378 4472

Confederação das Cooperativas do Sicredi

CNPJ: 03.795.072/0001-60

Av. Assis Brasil, nº 3940, Jardim Lindoia – Porto Alegre/RS – CEP: 91010-003

Abra sua conta