Uma dúvida muito comum na hora de escolher um fundo de investimento é como saber se a taxa de administração do fundo é justa. Isso acontece porque não existe exatamente um padrão do quanto a gestão do fundo julga necessário cobrar pelo serviço de administração do patrimônio dos seus cotistas. Logo, a taxa de administração pode variar muito de uma instituição financeira para a outra, e de acordo com o tipo de fundo.

Entretanto, existem algumas características para prestarmos atenção que podem nos dar pistas se o valor cobrado pela administração do fundo é justo, ou não. Veja quais são elas ao longo deste artigo.

Por que os fundos de investimento cobram taxa de administração?

A taxa de administração serve para custear a prestação dos serviços do fundo aos seus cotistas. Quem investe em um fundo está, na verdade, comprando uma cota dele. Dentro dessa cobrança já estão embutidos os pagamentos pelo trabalho do administrador e do gestor do fundo, todas as despesas operacionais, de auditoria e de distribuição. Ou seja, a taxa de administração é essencial para a manutenção do fundo, sendo cobrada anualmente sobre um percentual definido no regulamento.

Como avaliar se a taxa de administração do fundo corresponde ao serviço oferecido?

Essa pode não ser uma tarefa tão simples, portanto, é melhor se ater a algumas situações e detalhes. As taxas cobradas dependem de vários fatores, que têm relação com a complexidade do produto. Via de regra, quanto maior for a estrutura necessária para o funcionamento do fundo, com o maior número de profissionais envolvidos, maior será a taxa de administração praticada por ele.

Em fundos de renda fixa indexados, que têm como objetivo replicar em sua rentabilidade algum benchmark – índices como a Selic, IPCA, CDI, etc. –, a instituição financeira costuma divulgar os juros já descontados da taxa de administração e, quando aplicável, da taxa de performance também. Por isso, pode ser difícil encontrar o valor exato dessas cobranças logo de cara. Geralmente, os fundos indexados mais conservadores costumam ter taxas de administração mais baixas, pois a sua gestão é menos complexa.

Já nos fundos de ações, ou multimercado, há uma margem maior para a avaliação da taxa de administração. Por serem de produtos que incluem a renda variável, total ou parcialmente, a rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Ou seja, não há como prever o quanto o dinheiro irá render. Além disso, esses fundos são classificados como mais complexos, pois necessitam de uma estrutura mais capacitada, com um gestor especializado e um time de analistas que estudem vários mercados diferentes.

Por essa razão, esses fundos demandam uma taxa de administração mais elevada, e também podem ter incidência da taxa de performance. Contudo, o maior diferencial deles é que, mesmo com essas cobranças, a rentabilidade pode ser mais elevada do que a de outros produtos de investimento, por conta do risco mais elevado.

O critério para avaliar se a cobrança é justa é analisar o histórico do fundo e a performance das estratégias da gestão. É preciso verificar se o gestor obteve sucesso em suas decisões ao longo do tempo, e como se comportou diante das baixas e das eventuais crises. Assim é possível estimar a relação entre a taxa cobrada e o serviço prestado.

Por fim, destacamos que não é recomendado escolher um fundo de investimento usando apenas o valor da taxa de administração como critério. Fundos com taxas mais baratas nem sempre são os que melhor remuneram.

Por outro lado, os fundos com taxas mais altas nem sempre são sinônimo de prejuízo, pois esses valores frequentemente são equivalentes ao grau de complexidade da gestão. Existem outros fatores que influem na escolha dos fundos, como explicamos aqui.

Ficou interessado em fundos de investimento? O Sicredi oferece opções variadas em fundos de renda fixa, multimercado, ações e cambial, para nossos associados.

Se você ainda não faz parte do Sicredi, abra a sua conta e venha fazer a diferença com a gente.

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!