Na era digital, o cartão de crédito é uma das formas mais práticas de realizar pagamentos, seja no ambiente virtual ou presencial. Mesmo com vários mecanismos de segurança, o golpe do cartão de crédito prejudica muitas pessoas, mas saiba que é possível se proteger e evitar essa fraude.

Comece conhecendo os tipos de fraudes para identificá-los, além de dicas valiosas para se prevenir e não ser uma vítima dos golpistas, protegendo seu patrimônio. Se deseja saber mais, confira o conteúdo abaixo.
 

1.  Golpe com dados do cartão “Compra virtual ou Compra não-presencial”

 

Esse tipo de situação ocorre quando os criminosos conseguem os dados que constam no cartão de crédito da vítima, como número, data de vencimento, código de segurança e o nome da vítima que está impresso no cartão. Com essas informações, os golpistas conseguem realizar compras virtuais sem o consentimento do titular do cartão.

Esses dados podem ser obtidos de diversas formas, como vazamento de dados, cadastro do cartão de crédito em sites não confiáveis, golpes de phishing, cadastro em apps falsos, vírus na maquininha do cartão de crédito e mais.

Confira também: Segurança digital para você: proteja seus dados em atividades online
 

2. Golpe com maquininha de cartão de crédito

 

O golpe com a maquininha ocorre de forma presencial, aqui os criminosos utilizam uma maquininha com o visor quebrado ou com baixa nitidez, dessa forma você não consegue conferir o valor que está sendo cobrado, pagando um valor mais alto que a compra em questão.

Outra variação desse crime é quando os golpistas dificultam o pagamento por aproximação, obrigando a vítima a inserir o cartão na maquininha e digitar a senha, assim a máquina captura os dados do cartão que poderão ser utilizados em compras virtuais. Uma dica importante é sempre exigir o comprovante de pagamento impresso na maquininha e caso o valor seja diferente, solicite o cancelamento da operação imediatamente.

 

3. Golpe da troca de cartão

 

Esse tipo de golpe do cartão de crédito acontece de forma presencial, geralmente em locais de muito movimento, como shows, festas, entrada de jogos e mais. O falso vendedor ambulante ou algum comparsa distrai a vítima, observa a pessoa digitando a senha na maquininha e faz a troca do cartão de forma sutil e muito ágil por um cartão semelhante, a pessoa só vai descobrir o golpe após algumas horas.

Para se proteger desse golpe, personalize seu cartão de crédito com adesivos chamativos que sejam de fácil identificação e confira se o cartão devolvido é realmente o seu. Além disso, confira 6 dicas de segurança para usar o cartão de crédito.
 

4. Golpe com cartão por aproximação

 

A modalidade de pagamento por aproximação agiliza o processo da compra, além de evitar que você insira o cartão em maquininhas suspeitas, porém existe um tipo de golpe que exige certos cuidados. Os golpistas aplicam esse golpe em locais movimentados, com a maquininha na mão ou escondida em uma bolsa/mochila, eles se aproximam das vítimas para tentar realizar algum transação por aproximação. 

Algumas maquininhas podem conter um software malicioso que, ao realizar um pagamento por aproximação, gera uma mensagem de erro e pede para inserir o cartão, para então capturar os dados do cartão sem que a vítima perceba. 

 

5. Golpe da mudança de valor

 

Para realizar esse tipo de golpe cartão de crédito, o golpista entrega a maquininha sem digitar o valor e pede para que o cliente insira o cartão e digite a senha.  Obviamente a compra não será realizada, o criminoso então repete a operação, porém digita um valor maior que a compra e pede que a vítima insira a senha novamente Caso a vítima esteja distraída, poderá aprovar o pagamento de uma transação muito maior e ter um prejuízo financeiro.

Você também pode se interessar: Golpes do Pix e WhatsApp: conheça as táticas mais usadas pelos criminosos e previna-se

 

Como se proteger dos golpes do cartão de crédito?

 

Para se proteger desses crimes, é preciso cuidado redobrado todas as vezes que utilizar o cartão de crédito, seja para compras online ou presenciais, confira algumas dicas:

  • Priorize o uso do cartão virtual para realizar compras online: a maioria das instituições financeiras oferece o cartão virtual para compras online, que poderá ser utilizado apenas para uma transação ou são programados para expirarem em poucas horas. Assim, você pode gerar um novo cartão virtual para cada compra que fizer, protegendo seus dados;
  • Confira o valor da compra: todas as vezes que realizar o pagamento de uma compra, seja online ou presencial, confira o valor antes de aprovar, aproximar o cartão ou inseri-lo na maquininha. É importante informar que, às vezes, o comerciante não sabe que existe um vírus na maquininha, sendo também uma vítima de fraude;
  • Confira o seu cartão de crédito no final da compra: quando realizar o pagamento presencial, observe os dados do seu cartão de crédito, para se certificar de que não foi trocado. Além disso, saiba como se proteger de outros tipos de golpes e fraudes financeiras;
  • Cuidado com golpe de phishing: esse golpe é uma forma dos criminosos conseguirem obter seus dados de diversas formas, como links maliciosos enviados por e-mails desconhecidos, solicitação de instalação ou atualização aplicativos de fontes não confiáveis e outros. Para se proteger, não clique em nenhum link suspeito. Observe a origem dos e-mails recebidos e os números de telefones que entram em contato, nunca informe dados pessoais, senhas, códigos de segurança e número de documentos.
  • Utilize a carteira digital: basta incluir seus cartões de débito e crédito no aplicativo da carteira digital e validar na instituição financeira. Assim, você pode fazer pagamentos em lojas físicas, online e até transferir dinheiro e só escolher a carteira digital como forma de pagamento. Para pagamento físico, aproxime seu celular ou faça leitura de QR Code, com menos contato e mais segurança.
  • Confira a fatura do cartão: ao receber uma ligação da “Central de Segurança do seu banco ou empresa de cartão”, alegando alguma transação não reconhecida no seu cartão, confira o seu extrato ou fatura para saber se houve realmente o lançamento. Os golpistas usam essa abordagem para tentar convencê-lo que seu cartão está com problema e precisará ser bloqueado. Então, solicitam seus dados para bloquear o cartão e em alguns casos oferecem a retirada do cartão para investigação.

 

Caí em um golpe com o meu cartão de crédito, o que faço?

 

Todas as pessoas podem ser vítimas do golpe do cartão de crédito, se aconteceu com você, avise imediatamente a instituição financeira e bloqueie seu cartão de crédito. Entre no seu aplicativo e informe todas as compras que não reconhece para serem canceladas.

Além disso, registre um boletim de ocorrência (B.O) na polícia informando o ocorrido, em detalhes. Atualmente, é possível fazer o B.O pela internet, facilitando o procedimento. Por último, troque todas as suas senhas para se proteger de outras tentativas de golpes.

Por fim, devemos conhecer os tipos mais comuns do golpe do cartão de crédito e as dicas valiosas de como se proteger. Fique atento aos mínimos detalhes, confira os valores antes de finalizar as compras, não clique em nenhum link suspeito, personalize seu cartão de crédito e utilize cartões virtuais para compras online.

Apesar de existirem diversos golpes, utilizar o cartão de crédito é uma das maneiras de facilitar e organizar o orçamento, além de realizar pagamentos de forma segura, prática e rápida. Por isso, confira também: Desvendando os segredos do cartão de crédito: um guia completo para você entender tudo.

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
 Seguros para voce - Sicredi.jpg
 seguros.png
Conheça nossos seguros para você