Blog do Sicredi

30 de Abril de 2014

Saiba como o cooperativismo de crédito chegou ao Brasil

Entenda como essa forma de organização econômica chegou à região Sul e disseminou os ideais cooperativistas pelo país

Notícias | Fundação Sicredi

Você sabia que os ideais do cooperativismo de crédito chegaram ao Brasil na bagagem de um padre suíço? Pode parecer uma simples curiosidade, mas essa informação ajuda a explicar como essa forma de organização econômica desembarcou no país e evoluiu até os dias de hoje.

Para entender essa história, é importante saber que o cooperativismo surgiu na Europa, em plena Revolução Industrial, época em que salários eram baixos e as jornadas de trabalho chegavam a 15 horas por dia. Diante dessas dificuldades, classes operárias começaram a buscar novas formas de organização socioeconômica, regidas por princípios que valorizavam e respeitavam o ser humano.

No momento em que esses ideais floresciam no Velho Mundo, Theodor Amstad começou sua jornada rumo ao Brasil, juntamente com o movimento imigratório que se deu no final do século XIX. Ao chegar nas comunidades rurais da região Sul, ele se deparou com o ambiente limitador onde viviam os agricultores, que vendiam seus produtos por preços baixos e não tinham acesso aos manufaturados.

Porém, apesar das dificuldades, os imigrantes já traziam de seus países a cultura do trabalho comunitário. Nesse cenário, Amstad se viu em um terreno fértil para lançar as sementes cooperativas e teve a iniciativa de fundar a primeira cooperativa de crédito do Brasil, em 1902. Isso aconteceu no município de Nova Petrópolis, interior do Rio Grande do Sul. Batizada pelos imigrantes de Sparkasse Amstad, a Caixa Rural da localidade da Linha Imperial uniu católicos e protestantes para enfrentar dificuldades e atingir interesses comuns.

E foi assim que essa nova forma de organização econômica chegou ao país, iniciando sua expansão pelo Sul e atingindo, décadas mais tarde, outras regiões – até consolidar-se como um sistema nacional.

Para saber mais sobre a história do cooperativismo e do Sicredi, acesse a página do Centro de Informação e Memória

Foto: Sparkasse Amstad, a Caixa Rural da Linha Imperial.

Ver todas notícias
Baixe o Aplicativo e tenha segurança e facilidade

WhatsApp

051 3358 4770
* Sujeito a disponibilidade na sua localidade

Serviços por telefone

Capitais e regiões metropolitanas

3003 4770
* Custo de uma ligação local

Serviços por telefone

Demais e regiões

0800 724 4770

SAC

Informações, elogios e reclamações

0800 724 7220

Atendimento aos Deficientes

Auditivos ou de fala

0800 724 0525

Ouvidoria e Denúncias

0800 646 2519

Chamadas Internacionais

(a cobrar)

+55 51 3378 4472

Confederação das Cooperativas do Sicredi

CNPJ: 03.795.072/0001-60

Av. Assis Brasil, nº 3940, Jardim Lindoia – Porto Alegre/RS – CEP: 91010-003

Abra sua conta