Empreender no Brasil pode ser uma tarefa bem árdua para muitas pessoas. Isso porque muitos empresários sofrem com as questões burocráticas de um negócio. Como, por exemplo, encontrar soluções financeiras que estejam de acordo com as suas necessidades e realidade. Muitos empreendedores precisam correr atrás de informações em instituições para garantir as melhores ofertas e serviços.

A tecnologia vem para auxiliar o empreendedor nesses processos de tomada de decisões, que precisam ser cada vez mais assertivas e estratégicas. E agora, com o Open Finance, tudo fica muito mais fácil, prático e ágil. O empresário pode ter custos com empréstimos e tarifas bancárias reduzidos e, dessa forma, aumentar a sua competitividade.

Nesse artigo, você entenderá um pouco mais sobre como esse novo sistema pode contribuir com o sucesso e desenvolvimento do seu negócio, além de descobrir as vantagens que o Open Finance traz aos empreendedores, independentemente do tamanho da sua empresa.

Aderindo ao sistema

Aderir ao Open Finance é seguro, pois ele é amparado pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Assim como ocorre com as Pessoas Físicas, as empresas também terão a possibilidade de compartilhar seus dados financeiros como e quando quiserem. O processo é somente realizado quando há a permissão do usuário e pode ser revogado a qualquer momento.

Vale ressaltar que a solicitação para o compartilhamento de dados deve ser realizada apenas por meio de canais digitais das instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central.

Como o Open Finance pode ajudar no seu negócio

Tempo é dinheiro, não é mesmo? A gente sabe que se dedicar a um negócio próprio demanda muita energia e esforço. Antigamente, caso houvesse alguma urgência financeira como a solicitação de um empréstimo, por exemplo, o empreendedor perdia horas do seu dia pesquisando em diversas instituições para conferir as ofertas de crédito e taxas de juros.

O Open Finance surge para facilitar a vida do empreendedor, pois ao autorizar o compartilhamento dos dados financeiros da sua empresa, ele consegue ter acesso a diferentes opções de crédito ofertadas no mercado de acordo com a sua necessidade atual.

Mais vantagens para o empreendedor

O Open Finance traz muitas vantagens para as Pessoas Jurídicas, podendo inclusive melhorar a saúde financeira da sua empresa. Confira os principais benefícios que o novo sistema oferece para você, empreendedor:

- Ofertas personalizadas
Todas as empresas, desde MEI até uma grande rede, poderão ter acesso a ofertas personalizadas, podendo comparar taxas e realizar novas negociações;

- Eficiência e economia
Ao entender quais soluções são melhores, seu negócio ganha eficiência e ainda pode reduzir custos de operação com taxas mais vantajosas;

- Centralização de informações
Você poderá agrupar todos os dados empresariais e fluxo de caixa em um só lugar, possibilitando com uma gestão mais organizada;

- Seus dados seguros
O compartilhamento de dados financeiros da sua empresa é um processo seguro, rápido e prático;

- Menos burocracia
Quando decidir mudar de instituição financeira ou contratar um serviço específico, você terá a vantagem de usar seu histórico para agilizar autorizações e processos.

No Sicredi, micro e pequenos empresários possuem muitos benefícios. A instituição preza por um relacionamento humanizado e personalizado, o que pode refletir na gestão financeira da sua empresa.

 

O associado PJ tem um contato próximo com seu gerente por meio de diferentes canais, como, por exemplo, pelo WhatsApp, além de ter acesso a um amplo portfólio de produtos e serviços que podem auxiliar no desenvolvimento e no crescimento do negócio.

O empreendedor encontra soluções para o desenvolvimento financeiro da sua empresa e da sua região de forma coletiva, pois o Sicredi acredita no cooperativismo. Ao se tornar associado, você adquire uma pequena cota da sua cooperativa, vira um dos donos do Sicredi e ganha o direito de opinar sobre as decisões do negócio e dos resultados nas nossas assembleias. Saiba mais.

Ficou interessado para conhecer mais vantagens? Acesse nosso site e confira mais informações sobre o Open Finance.

Se você ainda não é um associado, junte-se a nós aqui.

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!