6 de Dezembro de 2021

Open Banking e Open Finance: qual é a diferença?

Entenda o que mudou além do nome e saiba como o compartilhamento de dados pode melhorar a sua vida financeira

Notícias | Open Finance

Era Open Banking, virou Open Finance. E, desde então, muitas dúvidas ainda pairam no ar sobre esse assunto que desperta tanta curiosidade e está impactando a vida financeira de todos nós. Com essa informação em mente, que tal darmos sequência à nossa série de conteúdos para entender, na prática, essa mudança?

O que é Open Finance?

Como anunciamos em abril de 2021, estamos participando do processo de implementação do Open Banking no Brasil desde o início. Se você nunca ouviu falar dessa iniciativa do Banco Central, nós explicamos para você: o principal objetivo da inovação é dar mais liberdade para os usuários do sistema financeiro, facilitando o acesso às informações sobre tarifas e taxas praticadas pelas instituições. Essa já é uma realidade no Reino Unido e em outros países.

 Com ele, o consumidor vai conseguir levar suas informações para onde quiser, sem ter que começar um relacionamento do zero ao escolher uma instituição ou produto financeiro. Por exemplo, ao realizar um financiamento de imóvel ou pedir um empréstimo. Com o compartilhamento dos seus dados, as instituições conseguirão propor ofertas melhores e mais aderentes ao seu momento de vida. Mesmo com a mudança de nome, o Open Finance segue com o objetivo principal do Open Banking.

O que mudou além do nome?

A grande diferença entre o Open Banking e o Open Finance é que enquanto o primeiro tem como proposta o compartilhamento de informações entre instituições bancárias, o segundo expandirá essa ideia para outras instituições financeiras do mercado, como corretoras de investimentos, seguros e previdência, câmbio e adquirência. Por isso, podemos afirmar que o Open Finance é a evolução do Open Banking, com a abertura de um leque maior de possibilidades para os consumidores. Essa mudança acontece a partir da Fase 4, prevista para dezembro de 2021, quando inicia-se o compartilhamento de dados das instituições financeiras com o Banco Central.

Todas as instituições participantes precisam ser autorizadas pelo Banco Central. Dessa forma, é possível garantir maior transparência, segurança e praticidade. Com todos os processos dentro dos canais digitais oficiais das instituições financeiras, via aplicativo ou internet banking, é o usuário quem fará a solicitação do compartilhamento e decidirá quais instituições terão acesso aos seus dados, além de indicar para qual finalidade. Além disso, você poderá contar com nossos canais de relacionamento e redes sociais para esclarecer suas dúvidas.

Open Finance para associados do Sicredi

É normal que, com todas essas informações, você se pergunte: “E como isso vai afetar o meu relacionamento com o Sicredi?”. Para responder a essa questão, temos ótimas notícias.

Essa iniciativa vai render muitas vantagens. Por exemplo, ao solicitar o aumento do limite do seu Cartão de Crédito Sicredi, você poderá contar com o histórico de outra instituição nessa aprovação. Quem ainda não é nosso associado poderá trazer seu histórico financeiro ao criar sua conta e terá não somente uma equidade em relação às suas experiências passadas, mas também poderá aproveitar todos os benefícios que só as cooperativas de crédito oferecem, como a essência do cooperativismo, que tem como foco as necessidades do associado e a garantia de produtos e serviços adequados e justos para as pessoas e seus negócios, além do apoio ao desenvolvimento sustentável de cada região.

Quando será possível ter acesso ao Open Finance?

A implementação do Open Finance acontece por fases. A cada nova fase, novas facilidades são disponibilizadas no sistema financeiro aberto. O Open Banking já está disponível para todos os usuários pelos canais digitais oficiais das instituições financeiras e para os nossos associados no menu do aplicativo Sicredi. Entenda como funciona a jornada de compartilhamento de dados e fique de olho nas novidades para se manter atualizado sobre o assunto.

Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando as próximas novidades sobre o Open Finance no blog.

Ver todos os posts
Baixe o Aplicativo e tenha segurança e facilidade

WhatsApp

051 3358 4770
* Sujeito a disponibilidade na sua localidade

Serviços por telefone

Capitais e regiões metropolitanas

3003 4770
* Custo de uma ligação local

Serviços por telefone

Demais e regiões

0800 724 4770

SAC

Informações, reclamações e cancelamentos

0800 724 7220

Atendimento aos Deficientes

Auditivos ou de fala

0800 724 0525

Ouvidoria e Denúncias

0800 646 2519

Chamadas Internacionais

(a cobrar)

+55 51 3378 4472

Confederação das Cooperativas do Sicredi

CNPJ: 03.795.072/0001-60

Av. Assis Brasil, nº 3940, Jardim Lindoia – Porto Alegre/RS – CEP: 91010-003