Blog do Sicredi

17 de Maio de 2021

Montando a carteira de investimentos: aprenda a separar objetivos e investimentos para curto, médio e longo prazo

Cada tipo de aplicação é mais adequado a momentos diferentes da sua vida. Veja como escolher os ativos certos para conquistar aquilo que você quer

Notícias | Investimentos

Investir é pensar no futuro, e pensar no futuro pode ser desafiador. Por isso, é bastante comum que investidores iniciantes não saibam por onde começar na hora de planejar suas aplicações. Uma dica importante para dar o primeiro passo é definir os objetivos que você deseja realizar a partir dos seus investimentos: viajar para aquele país que você sonha conhecer, trocar de carro, reformar a casa, realizar a festa de 15 anos da filha, comprar aquele sofá perfeito para a sessão de cinema em casa, planejar a aposentadoria… 

As possibilidades são infinitas e muito particulares, dependem das prioridades de cada pessoa. Mas percebeu que os objetivos podem variar bastante com relação aos custos envolvidos? Por exemplo, trocar de sofá certamente é mais barato do que reformar a casa. Logo, é bem possível que você precise de mais tempo para programar uma reforma do que a compra de um sofá. Ou seja, é interessante separar as suas aplicações por horizonte de investimento, tendo em vista objetivos para curto, médio e longo prazo. 

 

Como funciona na prática?

 

Para cada tipo de prazo, existem opções diferentes de aplicações disponíveis no mercado. A escolha de cada uma vai depender, em grande parte, do seu perfil de investidor, que pode ser conservador, moderado ou arrojado. Caso você ainda não saiba qual é o seu perfil, pode realizar gratuitamente o teste do Sicredi. Essa etapa é fundamental para nortear as suas decisões no mundo dos investimentos.

Não existe uma unanimidade com relação ao tempo específico para curto, médio e longo prazo, pois isso pode depender muito mais das expectativas e desejos de cada investidor do que de um padrão predefinido. Mas, em linhas gerais, confira como eles podem ser definidos: 

 

Curto prazo - menos de 1 ano

 

Liquidez imediata e rentabilidade previsível: para investir em curto prazo é imprescindível analisar o risco e a liquidez (tempo que o dinheiro aplicado estará disponível ao investidor). É importante que você possa resgatar seu dinheiro e seus rendimentos no momento em que precisar, sem burocracia e com baixo risco, para evitar possíveis perdas de dinheiro ou de lucratividade.

Objetivos: alguns exemplos de objetivos que costumam ser definidos para curto prazo são: festa de aniversário, compra de um eletroeletrônico de alto valor agregado e reserva de emergência.

Tipos de investimentos: investimentos de renda fixa, como a poupança, por exemplo, são os mais indicados para curto prazo. 

 

Médio prazo - de 1 a 5 anos

 

Data determinada para resgate e realização do objetivo: nessa estratégia, a liquidez não é tão importante, pois é possível planejar o tempo de retirada, aproveitando para ter um lucro maior do seu investimento. Nesse caso, optar por uma variação um pouco maior da sua carteira de ativos é uma possibilidade. Ou seja, investidores de perfis menos conservadores podem distribuir as aplicações em diferentes tipos de investimentos (por exemplo: renda fixa, renda variável - como ações -, fundos de investimentos etc), para contar com diferentes oportunidades de rentabilidade. Lembrando que, muitas vezes, aumentar as possibilidades de rentabilidade pode significar também aumento do risco. 

Objetivos: os objetivos mais comuns para médio prazo são: realizar uma viagem de férias, trocar de carro, reformar a casa, entre outros. 

Tipos de investimentos: mesclar investimentos de renda fixa e renda variável (ativos dos quais não se pode prever a remuneração na hora da compra, variando conforme as expectativas do mercado, a exemplo de fundos de ações), montando uma carteira com grau de risco não muito significativo, costuma ser uma boa indicação para aplicações de médio prazo. Esse tipo de carteira pode conter Letra de Crédito do Agronegócio - LCA e Fundos de Investimentos em ações, por exemplo. 

 

Longo prazo - mais de 5 anos

 

Maior liberdade para assumir risco um pouco maiores e tempo maior para resgate: nesse caso, pensar em liquidez e prazos passa a importar menos, pois o foco é o maior rendimento possível para longo prazo. Diversificar a carteira, mantendo aplicações em diversos ativos e tipos de investimento, permitindo a exposição a um pouco mais de risco, dependendo do seu perfil, é uma possibilidade para garantir que o seu objetivo seja alcançado. 

Objetivos: geralmente, investimentos de longo prazo estão associados a objetivos como: comprar uma casa, fazer uma viagem ao exterior e planejar a aposentadoria. 

Tipos de investimentos: é possível manter uma carteira variada, com Previdência Privada caso você deseje usar esses investimentos para se aposentar, mas também aplicar em opções mais arrojadas, como os Fundos Multimercado

Montar uma carteira de investimentos com tipos de aplicações e valores proporcionais a cada objetivo (curto, médio e longo prazo) ajuda a manter o equilíbrio e a possibilidade de boa lucratividade. Assim, você consegue planejar o seu futuro - seja próximo ou mais distante - com maior conforto e resultados consistentes.

Quer aprender mais sobre o universo dos investimentos? Acompanhe nossos conteúdos.

E se deseja começar a investir, aqui no Sicredi oferecemos diversas opções para nossos associados, pensadas para todos os objetivos. É mais simples e descomplicado do que você imagina.

Se você ainda não é associado, clique aqui. Em breve, entraremos em contato com você.

Ver todas notícias
Baixe o Aplicativo e tenha segurança e facilidade

WhatsApp

051 3358 4770
* Sujeito a disponibilidade na sua localidade

Serviços por telefone

Capitais e regiões metropolitanas

3003 4770
* Custo de uma ligação local

Serviços por telefone

Demais e regiões

0800 724 4770

SAC

Informações, reclamações e cancelamentos

0800 724 7220

Atendimento aos Deficientes

Auditivos ou de fala

0800 724 0525

Ouvidoria e Denúncias

0800 646 2519

Chamadas Internacionais

(a cobrar)

+55 51 3378 4472

Confederação das Cooperativas do Sicredi

CNPJ: 03.795.072/0001-60

Av. Assis Brasil, nº 3940, Jardim Lindoia – Porto Alegre/RS – CEP: 91010-003

Abra sua conta