Quando o assunto é investimentos, PGBL e VGBL são opções em previdência privada que abrem caminho para um futuro mais sustentável. Contudo, existem algumas diferenças que podem influenciar significativamente a escolha de cada investidor. 

Continue a leitura e descubra o que são e as distinções entre essas duas modalidades de produtos.
 

Previdência privada: planeje o seu futuro financeiro

 

De maneira geral, a previdência privada representa um investimento planejado para o longo prazo, envolvendo contribuições mensais ou esporádicas. É uma alternativa para complementar a previdência pública, proporcionando maior autonomia na construção do patrimônio ao longo dos anos.

Além de assegurar uma renda suplementar na aposentadoria, o investimento pode ser direcionado para alcançar diversos objetivos, como planejar o futuro dos filhos, custear a faculdade ou realizar um intercâmbio.

Agora que você já conhece o conceito da previdência privada, entenda suas duas modalidades de investimentos: PGBL e VGBL.
 

PGBL: Plano Gerador de Benefício Livre

 

O PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) é uma modalidade de previdência privada que oferece aos investidores a possibilidade de realizar contribuições dedutíveis do Imposto de Renda.

Essas contribuições, deduzem no momento de declaração do Imposto de Renda Pessoa Física o valor investido, abatendo do valor total de rendimentos tributáveis a base de cálculo do Imposto de Renda em até 12% da renda bruta tributável.

Isso significa que, ao calcular o imposto devido, o investidor pode abater as contribuições feitas no PGBL, e, ao fazer isso, o imposto a ser pago ao governo será menor.

Ao escolher o PGBL, especialmente para aqueles com uma renda mais elevada, os investidores podem aproveitar vantagens proporcionadas pela dedução fiscal, como:

  • Economia imediata: a dedução fiscal gera uma economia tributária imediata, aliviando o impacto financeiro a curto prazo.
    Isso permite direcionar os valores para outros objetivos, como investimentos adicionais, quitação de  dívidas ou até mesmo reaplicar a economia em um plano de previdência já visando o próximo exercício fiscal.
  • Planejamento tributário: o PGBL possibilita que o investidor ajuste suas contribuições de modo a obter benefícios fiscais alinhados com suas metas e situações específicas.
  • Construção de patrimônio: pagar menos impostos permite ter mais dinheiro para investir, por exemplo, no plano de aposentadoria ou na poupança, ajudando a construir um patrimônio sólido ao longo do tempo.
     

VGBL: Vida Gerador de Benefício Livre

 

O VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) representa uma outra alternativa na previdência privada, com características fiscais distintas em relação ao PGBL.

Ao investir no VGBL, as contribuições feitas pelo contribuinte não são passíveis de dedução fiscal no Imposto de Renda; ao invés disso, o foco recai nos rendimentos.

Essa abordagem específica torna o VGBL uma escolha atrativa para investidores com diferentes perfis de renda e objetivos financeiros.

Acesse e entenda qual Perfil de Investidor é o seu.

Destaca-se, especialmente, como uma opção adequada para aqueles que possuem uma base tributável menor, buscam maior flexibilidade na tributação e desejam aproveitar vantagens como:

  • Ganhos preservados: no resgate, o imposto incide apenas sobre os rendimentos obtidos durante o período de investimento, segregando o valor total investido dos rendimentos. 

Isso favorece a retenção de ganhos financeiros, permitindo ao investidor aproveitar resultados de forma mais eficaz.

  • Rentabilidade a longo prazo: opção ideal para quem tem dificuldade em acumular grandes quantias de dinheiro. Com contribuições acessíveis ao longo do tempo, investidores podem ter crescimento consistente do patrimônio previdenciário.
  • Recursos investidos sem integração ao inventário: ao optar pelo VGBL , os valores investidos não integram o inventário, agilizando a liberação aos herdeiros e proporcionando uma transição financeira suave em momentos delicados.

Essa vantagem também é válida para o PGBL.

Essa isenção representa um diferencial na eficiência tributária do VGBL, e também é válida para o PGBL, oferecendo ao investidor uma vantagem na gestão de seus ganhos.

 

Nós temos o caminho ideal para o seu futuro financeiro

 

Escolher entre PGBL e VGBL depende da sua situação fiscal e dos seus objetivos individuais.

Para escolher a melhor opção de investimento e ter uma gestão financeira mais eficiente para o seu futuro, você pode contar com o nosso apoio.

Oferecemos planos de Previdência Privada com baixas taxas de administração, em que você pode iniciar o investimento a partir de R$ 50 por mês, e aqui no Sicredi não cobramos taxa de carregamento na entrada ou na saída dos recursos.

Além disso, você decide o tempo de contribuição e de início do recebimento da renda complementar, e também pode contratar coberturas adicionais como pensão, renda por invalidez e pecúlio, atendendo às suas necessidades individuais.

Faça agora mesmo a simulação da sua previdência privada e contrate conosco.

Caso você ainda não seja uma pessoa associada do Sicredi, abra sua conta com a gente, aproveite essa e outras soluções para ter um caminho mais seguro em direção a um futuro financeiro sólido.

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
 Opções de investimentos para todos os objetivos - Investimentos - Sicredi.jpg
Conheça nossas opções de investimentos