O que é empréstimo com portabilidade de salário e como funciona?
Saiba tudo sobre essa modalidade que é um direto de todas as pessas.
A portabilidade de salário é um direito de todas as pessoas que trabalham e possuem uma conta salário, conforme a resolução nº 3402 do Banco Central do Brasil. Ou seja, você pode solicitar a portabilidade para receber o seu pagamento na conta bancária de sua preferência.
O empréstimo com portabilidade de salário é uma linha de crédito que oferece taxas de juros mais baixas do que as do rotativo e do empréstimo pessoal. Neste post, apresentamos as principais informações sobre o tema, se deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura abaixo.
Como funciona a portabilidade de salário?
Quando você começa a trabalhar em uma empresa, é geralmente aberta uma conta-salário em seu nome, na instituição financeira escolhida pela organização. Caso você tenha uma conta bancária em outra instituição, saiba que pode solicitar a portabilidade de salário para a conta que você utiliza, assim, você consegue se organizar financeiramente.
Dessa forma, seu salário é transferido automaticamente para a conta que escolheu sem nenhum custo adicional. Funciona como uma transferência, porém segue o horário comercial, caso seu salário seja depositado no final de semana, você só receberá na conta escolhida na segunda-feira.
Aposentado pelo INSS pode fazer a portabilidade?
Sim, aposentados e pensionistas do INSS podem solicitar a portabilidade para outra instituição financeira desde que esta tenha contrato com o INSS para pagamento dos benefícios.
Quais são as vantagens da portabilidade de salário?
A maioria das instituições financeiras oferece algumas vantagens para quem deseja fazer a portabilidade, como descontos ou isenção de algumas tarifas, aumento do limite do cartão de crédito, dentre outros. Ao solicitar a portabilidade de salário para o Sicredi, por exemplo, você conta com praticidade para movimentar sua conta, atendimento próximo para entender os seus objetivos financeiros e oferecer as melhores soluções, isenções de algumas taxas e mais.
O que é empréstimo com portabilidade de salário?
Essa modalidade é similar ao empréstimo pessoal, mas como existe a portabilidade de salário, a instituição bancária possui mais informações sobre o cliente e consegue praticar taxas de juros mais baixas do que o empréstimo pessoal.
A data de desconto do empréstimo é escolhida pelo cliente, ou seja, não é descontado diretamente quando o salário entra na conta bancária. Na data escolhida, o empréstimo é descontado do saldo que tem na conta bancária.
Empréstimo com portabilidade de salário X empréstimo consignado
Apesar de algumas similaridades, o empréstimo com portabilidade de salário não é o mesmo que o empréstimo consignado. Para o empréstimo consignado, existem algumas etapas um pouco mais burocráticas, além do fato de o empréstimo vir descontado diretamente na folha de pagamento.
No empréstimo com portabilidade de salário, os processos para a aprovação do seu crédito são menos burocráticos do que o consignado. Mas, ainda assim, passa pelas análises da instituição financeira para liberação de crédito, como score alto, documentos pessoais, comprovante de renda e mais.
Posso fazer portabilidade de salário mesmo devendo ao banco?
Sim, você pode solicitar a portabilidade de salário. Se você possui uma dívida como financiamento ou outras modalidades de empréstimo na instituição financeira da conta salário, saiba que é possível solicitar a portabilidade de salário. Basta apresentar os documentos solicitados e informar os dados da conta bancária que deseja receber o seu pagamento. O empréstimo não influencia ou impede a portabilidade de salário.
Portabilidade de crédito
Se você possui uma dívida de crédito com uma instituição financeira, como empréstimo consignado ou crédito pessoal, saiba que é possível realizar a portabilidade de crédito, ou seja, você consegue transferir sua dívida de uma instituição financeira para outra.
Essa possibilidade pode ocorrer por vários motivos, como qualidade do atendimento, maior controle financeiro e alta taxa de juros. Na prática, a sua dívida bancária é quitada pela instituição financeira da portabilidade de crédito, e você transfere a dívida para negociá-la com taxas de juros mais baixas, novo prazo para pagamento e valor da parcela. Toda a operação de portabilidade é realizada entre as instituições, após a solicitação do cliente.
Antes de realizar a portabilidade de crédito, analise se o CET (custo efetivo total) da nova dívida vale a pena, a taxa de juros e se você perderá algum benefício na instituição financeira anterior.
Confira também: Score financeiro: descubra o que é e como ele pode contribuir para a sua vida financeira.
A instituição financeira tem a obrigação de aceitar a portabilidade?
Quando se trata de portabilidade de salário, sim. As instituições financeiras têm a obrigação de aceitar, porém, se os dados informados estiverem incorretos, é possível a recusa dessa portabilidade.
Para a portabilidade de crédito, a instituição financeira que possui a sua dívida tem a obrigação de fazer a portabilidade quando você solicitar, porém a nova instituição financeira pode recusar a sua transferência. Por isso, antes de solicitar a portabilidade de crédito, converse com a nova instituição e analise bem a proposta.
Gostou do conteúdo? Continue navegando no nosso blog e confira também "Inovação no mercado financeiro: mais segurança e praticidade para sua vida financeira". Até a próxima!