Saúde mental e finanças: o que você precisa saber
Saiba como equilibrar o bem-estar e ter uma vida financeira mais tranquila
A falta de dinheiro, as dívidas e as incertezas sobre o futuro têm um grande impacto em como nos sentimos e pensamos, afetando nosso humor, noites de sono e, consequentemente, nossa saúde mental.
Se você já passou por isso ou quer evitar que aconteça com você ou com pessoas próximas, continue a leitura.
O que é saúde mental?
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), saúde mental é um estado de bem-estar que nos permite lidar com o estresse do dia a dia, reconhecer nossas habilidades, aprender, trabalhar bem e contribuir com a sociedade.
Esse entendimento mostra que a saúde mental não é só a ausência de doenças, mas um estado positivo importante para a qualidade de vida. Afinal, quando a saúde mental está em equilíbrio, podemos enfrentar os desafios da rotina e viver de forma mais tranquila.
Efeitos da vida financeira na saúde mental
Sabendo o que é saúde mental e o motivo de sua importância, fica fácil notar que, quando as finanças não vão bem, nosso bem-estar também sofre.
A preocupação com dinheiro é tão grande que, muitas vezes, supera outros temas como saúde, família e trabalho, como é possível comprovar por meio de uma pesquisa feita pela empresa Onze em parceria com a seguradora Icatu.
No total, 8.573 trabalhadores participaram da pesquisa, e 54% responderam que a maior preocupação atual é com dinheiro.
A pressão para lidar com as contas e sustentar a família, por exemplo, pode ser intensa. Muitas vezes, essa cobrança vem do próprio endividado, que pode sentir ansiedade, tristeza e até ter problemas de relacionamentos.
Dicas para cuidar da sua saúde mental
Cuidar da saúde mental envolve diversas estratégias. Enquanto algumas dicas ajudam a gerenciar questões financeiras, reduzindo o estresse relacionado a dívidas e gastos, outras se concentram em práticas para melhorar o equilíbrio emocional e psicológico no dia a dia.
Confira as dicas que selecionamos e use as que fizerem mais sentido para você.
Dica 1: organize seu orçamento
Organizar seu orçamento ajuda a controlar suas finanças.
Durante o processo, você identifica receitas e despesas, o que permite analisar exatamente para onde seu dinheiro está indo e perceber em que lugar é possível economizar.
Com um orçamento bem estruturado, você pode se planejar melhor, evitar surpresas financeiras e alcançar uma maior estabilidade.
Conheça o e-book Organização Financeira na Prática e confira estratégias sobre como se organizar.
Dica 2: priorize o pagamento de dívidas
Pode ser difícil enfrentar as dívidas de frente, mas saber quanto você deve faz parte do processo para cuidar da sua saúde mental.
Depois de analisar seu endividamento, verifique quais dívidas têm cláusulas sobre penhora de bens ou interrupção de serviços.
Esses compromissos devem ser pagos com prioridade, porque podem levar a consequências sérias, como perder bens importantes ou ter serviços essenciais cortados.
Lembre-se, também, de pagar aquelas com os maiores juros, como cartões de crédito, para reduzir o custo total.
Confira mais dicas sobre como quitar dívidas e transformar sua vida financeira.
Dica 3: tenha uma rede de apoio
Conversar com amigos, familiares ou grupos de apoio pode aliviar a pressão e trazer novas ideias.
Além disso, fazer terapia é uma ótima forma de explorar seus sentimentos, contribuindo para solucionar problemas financeiros.
E se quiser um apoio especializado na área de finanças, você pode contar com a gente.
Dica 4: aprenda sobre educação financeira
Tomar decisões informadas sobre suas finanças ajuda a evitar endividamento e faz bem para a saúde mental.
No Sicredi, o Cooperação na Ponta do Lápis é o programa ideal para quem quer aprender sobre educação financeira. O ensino é para toda a família, incluindo as crianças, que aprendem com a Turma da Mônica, em uma parceria do Sicredi com a Mauricio de Sousa Produções.
Dica 5: cuide de você
Cuidar de si mesmo é essencial para manter a saúde mental em dia.
Fazer atividades físicas, como caminhar ou praticar musculação, levanta o ânimo e melhora o bem-estar. Meditar também ajuda a reduzir o estresse e traz mais calma.
Além disso, reserve um tempinho para fazer o que você gosta, como ler um livro ou desenhar. Essas coisas trazem prazer e ajudam a manter o equilíbrio emocional.
Não é só dinheiro. Com a gente, você tem com quem contar
Sabemos que cada um tem sua própria realidade e que nem sempre é fácil manter a saúde mental em dia e achar soluções. Mas saiba que você pode contar com a gente para encontrar o melhor caminho.
Converse com o gerente da sua agência, tome um cafezinho, explique sua situação, e vamos, juntos, encontrar as alternativas mais adequadas.
Se você não é uma pessoa associada do Sicredi, abra sua conta e conheça nossos serviços e produtos.
Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre esse e outros assuntos. Até breve.