O cooperativismo no universo da educação
No Programa Cooperativas Escolares crianças e adolescentes descobrem o universo de possibilidades do cooperativismo
Muito além de transmitir conhecimento teórico sobre disciplinas como português, matemática, física e química, a escola tem papel fundamental na formação de cidadãos.
O que faz do ambiente escolar um terreno fértil para ampliar as oportunidades de aprendizado proporcionando que crianças e adolescentes obtenham mais conhecimento, criatividade, cidadania e liderança.
Mas, para que isso aconteça é preciso estimular as crianças e adolescentes, ou seja, é necessário fazer com que eles aprendam do seu jeito, se divertindo ao mesmo tempo que colocam a mão na massa.
Diante deste cenário, elaboramos uma metodologia gameficada para o nosso Programa Cooperativas Escolares, que proporciona experiências fazendo com que as crianças e adolescentes passem por uma trilha de aprendizagem cooperativa que tem como base os valores e princípios do cooperativismo.
Entenda como o Programa funciona
A gente acredita que o cooperativismo não tem fronteiras. Por isso, o Programa traz uma metodologia estruturada que prepara crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio para os princípios da diversidade, inclusão e formação de futuras lideranças.
As Cooperativas Escolares desenvolvem atividades econômicas, sociais e culturais, em benefício dos associados, por meio de uma proposta pedagógica, disseminando e fortalecendo o cooperativismo desde o início da formação de indivíduos.
Tudo começa quando a Instituição de Ensino faz a adesão ao Programa em parceria com a Mantenedora e o Sicredi. A partir daí, inicia-se uma verdadeira rede de cooperação, onde nos unimos às instituições de ensino mantenedora, assessoria pedagógica, organizações do movimento cooperativista, comunidade e famílias para dar início às atividades que fomentarão o empreendedorismo e a liderança.
Estudantes aprendem os princípios do cooperativismo de maneira divertida
Com o auxílio de um professor orientador, os alunos criam, de forma voluntária, as suas próprias cooperativas escolares, participam de oficinas de aprendizagem, eventos e realizam atividades no contraturno da escola com base nos valores e princípios do cooperativismo, promovendo assim soluções locais e competências pessoais, com um processo de aprendizagem onde o estudante é figura central, com motivação, interesse, curiosidade.
Essa jornada de conhecimento começa com a Trilha de Aprendizagem Cooperativa composta por: experiência, reflexão e avaliação. Essas fases fazem parte do jogo “Cooperlândia”, que possui uma metodologia gamificada e inovadora – desenvolvida pela Fundação Sicredi – integrando todas as atividades da cooperativa escolar.
Durante todo o percurso deste jogo incrível, as crianças e adolescentes vão descobrindo um universo de possibilidades do cooperativismo, conquistando competências como: conhecimento, criatividade, cidadania e liderança, vivenciando experiências e valores que farão a diferença em toda a sua vida.
Assim, os estudantes se tornam os protagonistas, atuando como pesquisadores, investigadores, empreendedores e líderes que promovem ações em prol de toda a comunidade.
Cooperativismo para ir além
“Cooperativismo para ir além” é o conceito criado para o Programa Cooperativas Escolares. O uso da palavra “cooperativismo”, além de fazer uma conexão com o nome do Programa, com o jogo “Cooperlândia” e com a essência do Sicredi, também faz alusão a outros significados como participante, coparticipante, responsável, solidário, corresponsável reforçando a essência do Programa.
A frase conceitual demonstra que através do Cooperativismo é possível ir além do horário escolar, no contraturno. Também passa a ideia de que além do horário da escola existe um universo de possibilidades que contribuirão para que crianças e adolescentes desenvolvam muitas competências, gerando oportunidades futuras para as suas vidas.
A campanha de divulgação do Programa foi criada de forma lúdica e divertida, utilizando a figura do foguete para expandir o universo das crianças e dos adolescentes, que são representados pelos mascotes Jô, Ben, Ana e Liza.
O foguete é o veículo que os levará ainda mais longe! E se existe um foguete, eles estão indo para algum lugar, certo? Por isso, criamos os planetas, com a ideia de simbolizar diversas competências que o Jô, o Ben, a Ana e a Liza poderão conquistar ao longo do Programa: criatividade, empreendedorismo, conhecimento e liderança.
E os resultados são incríveis. Em todo Brasil, são mais de 4.100 estudantes associados, mais de 150 Cooperativas Escolares ativas e mais de 80 municípios atuantes.
Venha fazer parte dessa corrente do bem. Quer saber mais? Acesse Cooperativas Escolares.