A cada novo dia temos a oportunidade de entregar o nosso melhor, para nós mesmos e para a sociedade, e o cooperativismo nos ajuda neste processo de transformação contínuo.

Para contribuir com essa mudança, estamos compartilhando uma sequência de posts no nosso Blog com desafios semanais que despertam força e inspiração, te ajudando a assumir o protagonismo a favor de uma sociedade mais próspera.

Lembrando que: toda mudança começa de dentro para fora, isto é, no nosso último post sugerimos como foco principal iniciar a transformação de si mesmo.

Neste artigo, finalizamos essa etapa inicial que demos o nome de “Protagonismo do Eu”, propondo desafios para duas questões que estão muito presentes na nossa rotina: a tecnologia e o dinheiro.

 

Conheça todas as etapas e desafios do “Protagonismo do Eu” acessando o nosso e-book aqui.

 

Faça um detox digital

 

Presente no nosso dia a dia, a tecnologia nos ajuda de diversas formas. Reduz a distância daqueles que estão longe, organiza horários e compromissos, nos conecta com o mundo.

Contudo, se utilizada em excesso, tem ação completamente contrária e nos tornamos dependentes do que deveria facilitar a nossa vida.

Por isso, que tal fazer um detox digital? Avalie como você pode usar a tecnologia a seu favor de uma forma mais saudável. Abaixo organizamos quatro desafios para você implementar em um mês.

Primeira semana

O smartphone é, ao mesmo tempo, nosso maior aliado e maior vilão. Assim como uma corrente, é algo que nos conecta a outras pessoas, mas também nos prende. Então, a ideia é que você avalie e entenda os momentos em que fica demais na frente da telinha.

Use os recursos do seu smartphone para identificar seu tempo gasto em cada aplicativo, coloque limites para o uso para alguns, observe em quais momentos o seu uso é essencial e quando você está apenas no automático. É um momento de autopercepção.

Segunda semana

Já pensou em utilizar menos o celular para as funções do dia a dia? Despertador, lembretes, calculadora, relógio, calendário, agenda... Escolha uma dessas funções, troque por um correspondente analógico e observe o quanto isso influencia no tempo em que você fica preso no celular.

Terceira semana

Faça uma limpeza de histórico: apague grupos, mensagens, e-mails, aplicativos e tudo aquilo que só está “ocupando espaço”. Organize sua área de trabalho, suas pastas e arquivos na nuvem. Além de ser extremamente satisfatório de ver o resultado, seus dispositivos agradecem o espaço liberado.

Quarta semana

Agora vem o desafio que, talvez, é o mais difícil: escolha um dia da semana para desligar o celular. Experimente um pouco a vida totalmente desconectada da tecnologia. Converse com pessoas, leia um livro, dê uma volta! Depois que terminar, reflita sobre essa experiência, sensações e vivências.

 

Busque a saúde financeira

 

Para finalizar essa primeira etapa de transformação, falar sobre saúde financeira é inevitável. Isso porque, se não estamos bem financeiramente, toda a nossa vida sofre uma influência negativa.

Então, o último desafio do “Protagonismo do Eu” é focado na sua relação com o dinheiro.  O objetivo aqui é refletir sobre suas finanças e entender como podemos otimizar nossos gastos, conquistando saúde física, mental e financeira.

Primeira semana

Você sabe qual a sua renda e o seu gasto mensal? Qual a média de gastos com contas? Quais valores você tem a receber? Como está seu fluxo de caixa? Se faça essas perguntas e exercite a disciplina de anotar despesas e receitas ao longo do mês para não perder nada de vista.

Segunda semana

Considerando suas finanças, quais são seus objetivos financeiros?

Que tal criar algumas metas de investimento? Pense no que você quer conquistar a curto (até 1 ano), médio (1 a 5 anos) e longo prazo (mais de 5 anos), quanto tudo isso vai custar, qual valor e por quanto tempo você precisa poupar para chegar lá.

Com essas metas bem estabelecidas, você pode começar a poupar e a investir para alcançar os seus objetivos. Em nosso site você encontra o simulador de investimentos e o simulador de perfil de investidor que podem te ajudar nesse processo!

Terceira semana

Aproveite que agora você anota as suas receitas e despesas ao longo do mês e comece a analisar: quais desses gastos são essenciais e quais não são. Avalie se está satisfeito com sua gestão financeira e o que pode ser melhorado.

De tempos em tempos, faça uma “faxina” financeira no seu orçamento para conseguir poupar ainda mais no fim de cada mês. Para isso, analise as suas despesas e busque oportunidades para reduzir, substituir ou eliminar gastos

Quarta semana

Considerando todo o dinheiro que você ganha e pensando nas metas que definiu anteriormente, veja se é possível potencializar a sua renda para conquistar cada objetivo.

Trace algumas alternativas e avalie quais se encaixam com sua realidade. Você pode fazer um curso que te ajude a conseguir um aumento ou promoção para evoluir na carreira. Ou, quem sabe, aproveitar uma habilidade (tocar um instrumento), um hobby (fazer doces) ou recurso disponível (tempo livre nos finais de semana) para fazer uma renda extra.

Se estamos sempre nos transformando, vamos trabalhar para que sempre seja para melhor.

Quer aprender mais sobre organização financeira para cuidar melhor do seu dinheiro? No site do Programa Cooperação na Ponte do Lápis você encontra dicas e conteúdos incríveis para também transformar suas finanças.

E assim finalizamos essa primeira etapa da jornada em direção a uma vida mais cooperativa, em que você está no centro de toda mudança.

Logo mais voltamos com a próxima fase do desafio: o “Protagonismo do Nós”, onde o foco será as suas relações. Até breve!

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!