Diariamente, temos a oportunidade de sermos melhores e mais conscientes sobre nós mesmos e sobre o coletivo. Através de atitudes positivas, podemos contribuir para um mundo mais equilibrado, onde as pessoas colocam o cooperativismo em prática e compartilham novas ideias e ações que geram transformações.

Todos nós podemos ser agentes de mudança, seja no ambiente familiar, no nosso local de trabalho ou realizando simples atividades cotidianas. Pensando nisso, queremos saber: você já refletiu sobre como o meio em que vivemos impacta em nossos relacionamentos com os outros e com nós mesmos?

 

Transforme o meio em que vive

 

Dando seguimento a nossa jornada de "Como posso ser mais cooperativo hoje?", trouxemos desafios que nos estimulam a ter mais cuidado e atenção ao que acontece ao nosso redor. O objetivo dessa etapa é aprimorar os entornos, analisar o ambiente, os objetos, as pessoas e, especialmente, as sensações que cada coisa observada nos desperta. Cooperando para que você tenha grandes avanços em seu processo, essa é a proposta:

 

1. Torne o seu ambiente mais agradável: independente se você mora sozinho, com a família ou com os seus pets, é possível transformar o seu ambiente em um lugar mais positivo e agradável de se viver.

Comece com pequenas atitudes, como trocar os móveis de lugar, colocar quadros na parede, renovar a pintura de algum cômodo ou, até mesmo, comprar flores para decoração. Realizar mudanças, por menores que sejam, pode proporcionar mais equilíbrio e alegria para a sua vida.

Inclusive, existe uma corrente de estudos chamada de Neuroarquitetura, que vem ganhando cada vez mais relevância na composição de ambientes, pois promove espaços capazes de gerar bem-estar e despertar emoções benéficas nas pessoas. Viu só como é importante?

 

1. Estabeleça contato com alguém que mora perto de você: sabe aquela pessoa que você sempre encontra, cumprimenta, mas a conversa nunca vai para frente? Que tal estender o "bom dia" para algo mais e evoluir um pouco o papo?

Você pode dizer algo gentil, fazer um elogio sincero, puxar algum assunto e estabelecer um bom diálogo. Ampliar a nossa rede de contatos é um ótimo combustível para a mudança!

 

2. Conheça aquele lugar que você sempre quis: talvez você ainda não teve a oportunidade de conhecer algum lugar do seu bairro ou da sua cidade. Que tal se programar para ir? Descobrir novos ambientes pode ser uma atividade transformadora.

 Depois do passeio, compartilhe esse momento com pessoas próximas e programe-se para curtir novas experiências, em novos locais. A gente garante: aumentar seus horizontes pode fazer muito bem para a sua saúde, mental e física.

 

3. Ajude a melhorar a área comum de onde você vive: nós vivemos em sociedade e é importante entender nosso papel para que sejamos mais cooperativos com o que está à nossa volta. Por isso, olhe o seu entorno e veja quais ações simples e transformadoras você e os seus vizinhos podem realizar para melhorar o coletivo.

 

E então, consegue perceber como a nossa vida também é um reflexo da vida que está ao nosso redor?

 

Finalizamos, assim, a segunda etapa da jornada em direção a uma vida mais cooperativa. Em breve, voltaremos para falar sobre novas atitudes que você pode ter para ser agente da mudança no mundo. Enquanto isso, baixe os nossos e-books "Protagonismos do Eu" e "Protagonismo do Nós", para decobrir como ser mais cooperativo hoje.

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
 seja-associado-blog (1).jpg
Existe alternativa para sua vida financeira!