É hora de iniciar o seu processo de transformação para ser mais cooperativo hoje. Nesse post vamos falar sobre os desafios da primeira etapa dessa jornada, o “Protagonismo do Eu”.

No post anterior aqui do Blog, nós te apresentamos as etapas para alcançar esta mudança. Agora, propomos alguns desafios simples, porém transformadores, que podem trazer benefícios para você e para quem está à sua volta.

Nestes primeiros desafios semanais do “Protagonismo do Eu”, o foco principal está na sua transformação pessoal. Afinal, a mudança precisa começar com você e para você. Vamos lá?

Olhe pra dentro de si: o corpo fala

Com uma rotina cheia de afazeres e compromissos, muitas vezes, deixamos de prestar atenção nas mensagens enviadas pelo nosso corpo. Contudo, é ele quem nos dá sustentação para que possamos agir e provocar mudanças.

Quando falamos que a mudança vem de dentro pra fora, é desse ponto que precisamos começar.

Por isso, o objetivo inicial é conquistar um corpo mais saudável, mais forte, para encarar com mais tranquilidade os desafios que temos adiante. Veja a seguir como isso pode ser feito nas próximas quatro semanas: 

Primeira semana

Reflita sobre si mesmo. Pense em você como pessoa e no seu corpo. Avalie o que você gosta e o que considera que precisa ser melhorado, mas sem seguir qualquer tipo de padrão.

Lembre dos seus momentos de superação e a sensações que eles trouxeram, da sua capacidade de fazer muito mais. Aceite as mudanças que já passou e contemple as que ainda vai passar.

Assim, conseguirá imaginar como pode cuidar melhor de si, gostar mais de si. Por fim, escreva uma carta para você no futuro, que deverá ser guardada para ser lida exatamente um ano depois do começo de todo esse processo. 

Segunda semana

Uma boa noite de sono é essencial para estar disposto ao longo do dia. Por isso, buscar dormir bem é o desafio da segunda semana.

Organize-se para dormir pelo menos 8 horas por noite. Caso não consiga, questione-se, busque entender quais os impeditivos que atrapalham essa boa prática e também encontrar hábitos que ajudem a torná-la realidade. Às vezes uma bebida quente, uma música ou um travesseiro novo podem operar milagres. 

Terceira semana

Como anda a sua alimentação? Saiba que ela é essencial para que seu corpo coopere com sua mente no processo de transformação.

Busque fazer refeições mais saudáveis e ricas em nutrientes. Hidrate-se, nosso corpo precisa, em média, de 2 litros de água por dia. Observe se o seu corpo está sendo abastecido corretamente e corrija o que for necessário. 

Quarta semana

Agora que o seu corpo já tem uma base estabelecida, é hora de movimentá-lo. Adote uma rotina de alongamentos ou exercícios. Volte a praticar aquele esporte que tanto gosta, mas não lembra mais o porquê parou; ou então se arrisque um novo.

Outras boas opções é trocar o elevador pelas escadas e o carro por uma caminhada leve, se o trajeto for curto, que tal? Desafie o seu corpo a se mover e poderá se surpreender com o que você é capaz.

 

Acesse o e-book  “Protagonismo do Eu” e fique por dentro de todos os desafios para se tornar mais cooperativo.

 

Mente sã: inspira, respira, não pira

Tão importante ou até mais importante que ter um corpo saudável é ter uma mente saudável. Por isso, o desafio está em adotar boas práticas e atitudes para canalizar sentimentos, bons e ruins, íntimos e coletivos.

A autoconsciência, autodescoberta e como lidar com elas serão fundamentais nas próximas semanas. Conquistar uma mente mais tranquila te dará mais estrutura para continuar sua jornada de transformação. 

Primeira semana

Foque no seu ambiente. Observe a sua volta e pense no que você gosta de ter perto de você, de apreciar. Filmes? Livros? Jogos? Quadros? O que faz bem ter a sua volta? Entenda e se aproprie daquilo que te agrada para criar um ambiente confortável e que se sinta feliz de habitar. 

Segunda semana

Depois desse exercício de observação do ambiente, pense: o que você gosta de sentir? E isso não falamos apenas de tato, mas sim de conteúdo. Músicas? Poesias? Podcasts? Vídeos? Meditações?

O que você sente é alimento para seus pensamentos, nutrindo sua mente com conteúdo. Identifique o que te faz bem e comece a preencher sua vida com isso. 

Terceira semana

Falamos muito sobre o que você absorve e consome, mas e o que sai de você? O que você gosta de falar ou escrever? O que te faz bem dizer? E o que te faz mal?

Avalie essas questões e encontre não somente o que gostaria de evitar dizer, mas também o que poderia dizer ainda mais - para si e para as pessoas à sua volta. 

Quarta semana

Assim como para o seu corpo, vamos criar uma rotina de exercícios para sua mente? Ao acordar, feche os olhos por 5 minutos e pense sobre os desafios que terá de enfrentar durante o dia.

Já antes de dormir, feche os olhos e bata aquela mesma lista, observando o que você venceu e o que pode aprender com cada batalha travada no seu dia a dia.

 

Bem, estes são os primeiros desafios da jornada para ser mais cooperativo. Deu pra perceber que você está no centro da transformação, não é mesmo?

Lembre-se sempre que, se você não estiver bem, não conseguirá se doar em prol do coletivo. Por isso, o cuidado com o “Eu” é o ponto de partida.

Em breve nos encontramos aqui novamente, com as próximas etapas da nossa jornada. E, caso ainda não tenha baixado nosso e-book com todos os desafios do “Protagonismo do Eu”, é só clicar aqui.  

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
 seja-associado-blog (1).jpg
Existe alternativa para sua vida financeira!