2 de Junho de 2022

Como usar o Open Finance para alcançar seus objetivos financeiros

Aumento do limite do cartão de crédito, novas opções de investimentos e mais facilidade para financiamentos são alguns exemplos do que o compartilhamento de dados pode oferecer para você

Notícias | Open Finance

Você provavelmente já ouviu falar sobre o que é o Open Finance e quais são as vantagens que ele traz ao consumidor, uma vez que possibilita o compartilhamento de dados entre instituições financeiras.  
 
Mas, na prática, você sabe como utilizar o Open Finance?

Autonomia do consumidor

Antes de começar a dar os primeiros passos com o Open Finance, é importante destacar que as informações só serão compartilhadas mediante a solicitação do consumidor via canal digital oficial da instituição financeira que ele já tem relacionamento, por exemplo, o aplicativo. Neste momento, o consumidor define o objetivo do compartilhamento e autoriza o envio das informações relacionadas a finalidade escolhida, por exemplo, melhores condições para seu cartão de crédito.

Vale dizer que o consumidor pode interromper o compartilhamento a qualquer momento.

Como usar o Open Finance: exemplos práticos

Agora que você já sabe que está no controle dos seus dados, queremos te mostrar exemplos práticos de como o Open Finance cria oportunidades para maior qualidade e agilidade no relacionamento dos consumidores com suas instituições financeiras. 

 

1. Aumento do limite do cartão de crédito

 

Rosana é microempreendedora individual (MEI) e abriu recentemente uma conta pessoa jurídica no Sicredi. Ela também tem conta em outra instituição financeira, possui um ótimo histórico de pagamentos e relacionamento há mais de 20 anos.

Com o Open Finance, Rosana pode compartilhar esse histórico com o Sicredi, um histórico que antes pertencia exclusivamente ao banco que ela mantinha relacionamento.

Com essas informações, o Sicredi conhecerá melhor as necessidades da Rosana e conseguirá elaborar uma oferta mais aderente ao que ela precisa. Ela poderá, inclusive, usufruir de mais vantagens, além de somente aumento de limite.

 

2. Novas opções de investimento

 

Rodrigo é um jovem agrônomo, que está desde já programando o complemento da aposentadoria com a ajuda de investimentos de renda fixa.

Ele sabe da importância de diversificar a carteira, então, decidiu conhecer as opções de investimento do Sicredi e, para isso, compartilhou seus dados de outra instituição financeira conosco.

A partir de uma análise detalhada, o Sicredi poderá apresentar as possibilidades de investimentos mais aderentes ao perfil de investidor do Rodrigo, que estejam adequadas aos seus objetivos.

 

3. Crédito pessoal com menores taxas

 

A universitária Ana recebeu a oportunidade de ingressar em um programa de intercâmbio e precisa de crédito pessoal para arcar com parte da viagem.

Dentre as instituições com as quais têm relacionamento, quer verificar qual oferece conta corrente e empréstimo com a menor taxa de juros. Para isso, solicitou o compartilhamento dos seus dados com o Sicredi.

O Sicredi irá analisar e apresentar as melhores possibilidades para o caso da Ana, pois o Open Finance viabiliza o compartilhamento de dados de acordo com objetivos especificados pela associada.

 

4. Maior facilidade para financiamentos

 

João é um agricultor familiar e necessita de uma nova semeadeira para aumentar a produtividade da colheita. Um vizinho da propriedade e colega de profissão indicou que o Sicredi pode oferecer ótimas condições para esse objetivo.

A questão é que João ainda não tem vínculo com o Sicredi e, portanto, não tem um histórico na instituição. Mas ao se tornar associado e informar o desejo de compartilhar seus dados de outras instituições financeiras com o objetivo de obter um financiamento, o Sicredi tem a possibilidade de fazer a análise do seu histórico e então conceder o benefício, caso seja identificada a viabilidade.

 

Como compartilhar dados com o Sicredi?

Depois desses exemplos, imaginamos que você já queira ir para a prática e compartilhar seus dados com a gente. Vamos juntos alcançar o seu objetivo financeiro? Acesse o menu do aplicativo do Sicredi, na opção Open Banking.

Entenda o compartilhamento de dados.

Organizadores financeiros e iniciação de pagamento via Pix com o Open Finance

Diversos recursos viabilizados pelo Open Finance já estão disponíveis, mas há ainda mais possibilidades por vir para facilitar a vida financeira dos consumidores.

Uma das facilidades já presentes são os Organizadores Financeiros. Tratam-se de soluções de centralização das informações financeiras de várias contas e cartões do usuário em um único aplicativo. Sabe-se que que o brasileiro costuma ter vínculo com mais de uma instituição financeira, dessa forma, a grande vantagem do Organizador é permitir a visualização dos seus dados de forma unificada, proporcionando maior clareza da situação financeira e facilitando a gestão do orçamento pessoal.

O recurso permitirá o acesso e visualização total dos saldos e movimentações, mas futuramente a ideia é possibilitar também a realização de transações. Ou seja, a partir de um único aplicativo o usuário poderá movimentar recursos de outras instituições, graças ao Open Finance.

Outra novidade que o Open Finance vai viabilizar é a iniciação de pagamento via Pix, como já falamos por aqui no nosso blog. O recurso vai facilitar bastante o dia a dia do usuário na hora de fazer compras pela internet.

Aqui no Sicredi, seguimos trabalhando para que você possa ser cada vez mais beneficiado com aquilo que procura, seja na qualidade dos canais de atendimento, nas ofertas personalizadas, nas taxas mais justas ou no seu poder de escolha e liberdade. E, além disso, também seguimos apoiando as pessoas, regiões e desenvolvimento local para buscarmos uma sociedade cada vez mais próspera.

Quer saber mais sobre o Open Finance? Acesse nosso blog.

Seja um associado. Abra a sua conta.

Ver todos os posts