Falar sobre dinheiro não é um hábito comum na maioria dos lares brasileiros, especialmente porque a maioria das pessoas ignora esse assunto. Apesar disso, é importante que o tema seja trabalhado desde muito cedo, começando na infância.

Esse hábito é um grande aliado para poupar e investir no futuro. E criá-lo desde a infância ajuda as crianças a entenderem o real valor do dinheiro.

Ficou interessado? Neste post você irá conferir dicas de como abordar o assunto com seus filhos. Anote as nossas sugestões e coloque em prática com os pequenos!


O que é educação financeira na infância?


A educação financeira na infância está relacionada a diversos processos importantes na vida das crianças, entre eles o valor do dinheiro, controle do consumo de bens materiais e a formação de hábitos financeiros saudáveis. Esse processo de aprendizado faz com que os pequenos se tornem mais responsáveis e aprendam a administrar o dinheiro mesmo na infância.

Ao contrário do que muitos acham, a educação financeira infantil acontece de forma leve e sem pressão, por meio de conversas, brincadeiras, contação de histórias e outros. Desse modo, as crianças aprendem de forma envolvente e tranquila. 

É essencial que os pequenos desenvolvam um comportamento positivo em relação ao dinheiro. Por isso, busque sempre por formas de ensinar que sejam leves, como pequenos desafios e atitudes. De forma bem simplificada, a educação financeira nas idades iniciais é como um tipo de banco, em que as crianças guardam os conhecimentos que irão aplicar na vida adulta. 


Qual é a importância de ensinar educação financeira desde a infância?


Um dos grandes problemas da população é o relacionamento com o dinheiro. Trabalhar a educação financeira na infância é essencial para que os pequenos se tornem responsáveis e conscientes financeiramente.

Além disso, as crianças adquirem habilidades importantes para a vida, que ajudarão a entrar na vida adulta com mais tranquilidade, tendo certeza de suas decisões e escolhas para o futuro.

Entre as principais aptidões que os pequenos adquirem estão: organização, autocontrole, responsabilidade, confiança, independência, cooperação e planejamento estratégico. Por último, vale lembrar que com a educação financeira na infância, as crianças passam a entender diversos conceitos, incluindo:

  • Compreensão do orçamento familiar;
  • Relação entre esforço e recompensa.

 

Como ensinar educação financeira para as crianças?


Conforme citado anteriormente, a educação financeira infantil deve acontecer de forma leve e sem pressão, para que as crianças se sintam bem falando sobre o assunto. Se você deseja aplicar isso na sua casa, pode utilizar algumas táticas:

1. Seja o exemplo

O primeiro passo é servir de exemplo. Afinal, as crianças tendem a imitar comportamentos e padrões de adultos. Por isso, é muito importante refletir sobre como é a sua relação com o dinheiro. Tenha uma vida financeira saudável e estável, dentro do possível, e lembre-se de não tratar o assunto como um tabu.

Ao ter conversas sobre dinheiro, inclua as crianças e mostre como é importante pensar estrategicamente, analisar o cenário e avaliar os pontos negativos e positivos. Essa atitude irá auxiliar o seu filho a ter uma visão mais clara em relação aos gastos do dia a dia.

2. Faça brincadeiras

As crianças aprendem brincando. Então, por que não iniciar a educação financeira nas brincadeiras do dia a dia? Sugerimos duas brincadeiras simples, mas cheias de aprendizado:

Brincadeira 1: Conhecendo o dinheiro

A primeira opção de brincadeira está relacionada com a apresentação do dinheiro para as crianças. Durante o jogo, você irá presenteá-los com moedinhas e cédulas de mentirinha. Dessa forma, você apresenta o valor do dinheiro, por exemplo, a nota de R$ 5 vale menos que a de R$ 10.

Além disso, aproveite para mostrar o animal que representa cada uma das notas, isso chamará a atenção dos seus filhos. Ao final da brincadeira, você pode fazer perguntas e respostas relacionadas com o que os pequenos aprenderam. Como recompensa, quem fizer mais pontos ganha uma moedinha.

Brincadeira 2: Mercadinho

Outra brincadeira bastante tradicional é a do mercadinho. Nesse jogo, a ideia é montar um espaço com diferentes itens do supermercado (alimentos, produtos de higiene e limpeza, brinquedos, etc.) com preços variados para os produtos.  

Dê uma quantia de moedas para a criança e diga que ela precisa comprar apenas o essencial para a casa. No final, você pode mostrar para ela como teria feito a sua escolha e o motivo de ter feito isso.

Libere a sua imaginação nas brincadeiras! Elas podem ajudar seu filho a criar consciência sobre o valor do dinheiro.

3. Conte histórias

Outra maneira bastante criativa de iniciar a educação financeira é por meio das histórias. De uma forma bastante lúdica, você pode abordar o assunto e despertar a curiosidade da criança.

Atualmente, existem muitos livros infantis sobre essa temática no mercado. Você pode escolher alguns para contar aos seus filhos e começar um novo hábito. Confira algumas indicações:

  • “A Semente da Riqueza” de Angélica Rodrigues Santos e Rogério Olegário do Carmo;
  • “O Pé de Meia Mágico” de Álvaro Modernell;
  • “Dinheiro Compra Tudo?” de Cássia D’Aquino.

4. Dê um cofrinho

É fundamental falar da importância de poupar dinheiro com os filhos. Por isso, o cofrinho pode ser uma ótima representação para este fim. Ensine que economizar dinheiro pode ser o primeiro passo para realizar sonhos.

É preciso ter constância e disciplina no hábito de poupar. Para ficar mais palpável, dê exemplos reais citando algum brinquedo que a criança deseja e quanto tempo e dinheiro precisaria economizar para comprá-lo.


Dar mesada para as crianças: sim ou não?


Na verdade, depende. A mesada é uma excelente forma de introduzir a garotada no mundo das finanças — desde que os conceitos também sejam transmitidos. Ensinar noções de caro e barato, origem do dinheiro, benefícios de gastar conscientemente, importância de poupar e ter objetivos para o uso daquelas cédulas são lições necessárias.

Além disso, é preciso monitorar e educar como elas irão administrar o próprio dinheiro. Vale ressaltar que as crianças pequenas, abaixo de 7 ou 8 anos, ainda não possuem a consciência suficiente para administrar seu dinheiro durante um mês inteiro. Por esse motivo, para os pequenos, dê preferência para a semanada, se assim preferir.

 

Programa Cooperação na Ponta do Lápis traz a Turma da Mônica para ensinar

 

E, para apoiar nessa jornada, temos mais um parceiro: a Turma da Mônica! Através da nossa parceria com a Mauricio de Sousa Produções, temos gibis especiais em nossas agências, bem como uma série de vídeos e um site para falar sobre o assunto com os pequenos.  

De forma muito lúdica, os famosos personagens transmitem ensinamentos e vivências sobre educação financeira que incentivam uma conversa leve sobre o assunto. Tudo isso é feito por meio de vídeos e brincadeiras que fazem parte do Programa Cooperação na Ponta do Lápis do Sicredi.

Aproveite e conheça a parceria Sicredi e Turma da Mônica!

Essas são apenas algumas das formas de inserir a educação financeira na vida das crianças. Quer saber mais sobre investimentos e educação financeira? Continue acompanhando o nosso blog e confira!

Seja um associado do Sicredi e descubra o que mais podemos fazer por você. Abra a sua conta!
 

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!