Blog do Sicredi

3 de Maio de 2021

Como economizar em tempos de pandemia

Notícias | Educação financeira

A pandemia de Covid-19 mudou o dia a dia da população em muitos aspectos e na vida financeira não foi diferente. A educação financeira ganha cada vez mais importância pois permite que você tenha uma melhor relação com o dinheiro. E a forma como você lida com ele se reflete no seu presente e no seu futuro.

Segundo dados da pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira – Poupança e Consumo, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mesmo num período de incertezas, 59% dos brasileiros pretendem guardar dinheiro em 2021.

Você faz parte desse grupo? Se sim, confira algumas dicas que preparamos para que você fique atento aos seus gastos:

  • Reveja seu orçamento: Houve perda de renda na família? Há dívidas? As contas da casa estão planilhadas? Saber o que você recebe e o que você gasta é essencial. Por isso, reveja o orçamento que você já tinha, adaptando-o para esse novo momento. Se não tinha orçamento ainda, faça o seu tomando nota de todas as despesas e receitas.
  • Seus gastos podem ser divididos em dois tipos, portanto, separe-os. O primeiro é o das contas fixas, que são aquelas que precisam ser pagas todos os meses e são essenciais, como a luz, o aluguel e a água. O segundo tipo, as contas variáveis, são aquelas que não estão necessariamente todos os meses no orçamento e que podem ser revisitadas com maior facilidade como o salão de beleza e lazer, por exemplo.
  • Não tem jeito, se seu orçamento não fecha ou você quer aumentar sua reserva financeira, é preciso reduzir os gastos. Na lista de despesas variáveis verifique tudo aquilo que pode ser ajustado e comece por aí. Importante: se possível, não mexa no plano de saúde e seguro de vida.
  • Renegocie suas despesas e serviços contratados.  A tevê por assinatura aumentou? Ligue para a operadora e converse. Faça pesquisas, procure fornecedores mais baratos. Isso vale também para o aluguel, o condomínio e até para dívidas antigas. Entre em contato com o credor e veja se há condições de flexibilizar o pagamento (aqui tenha atenção a taxa de juros e prazo).
  • Muitas vezes todos os ajustes de despesas já foram feitos e não é suficiente. Portanto, use a criatividade ao seu favor e busque alternativas de incrementar ou mesmo manter sua renda.

Lembre-se que, para economizar, é sempre importante que você tenha um objetivo financeiro, com valor definido e prazo. Ainda que você não tenha, agora, condições de fazer grandes reservas financeiras, lembre-se que é preciso começar independente do quanto você ganha. E se você é empreendedor, tenha cuidado para não misturar o orçamento da sua empresa com o doméstico.   

Quer saber mais sobre educação financeira? Acesse o site do Programa Cooperação na Ponta do Lápis, iniciativa do Sicredi para ajudar você a se relacionar melhor com o dinheiro.

Ver todas notícias
Baixe o Aplicativo e tenha segurança e facilidade

WhatsApp

051 3358 4770
* Sujeito a disponibilidade na sua localidade

Serviços por telefone

Capitais e regiões metropolitanas

3003 4770
* Custo de uma ligação local

Serviços por telefone

Demais e regiões

0800 724 4770

SAC

Informações, reclamações e cancelamentos

0800 724 7220

Atendimento aos Deficientes

Auditivos ou de fala

0800 724 0525

Ouvidoria e Denúncias

0800 646 2519

Chamadas Internacionais

(a cobrar)

+55 51 3378 4472

Confederação das Cooperativas do Sicredi

CNPJ: 03.795.072/0001-60

Av. Assis Brasil, nº 3940, Jardim Lindoia – Porto Alegre/RS – CEP: 91010-003

Abra sua conta