O associativismo é a união de pessoas físicas ou jurídicas que possuem os mesmos interesses e necessidades, como troca de experiências, comprar uma matéria-prima em conjunto para ganhar descontos e mais. Ou seja, é uma organização sem fins lucrativos.

Ser um associado possui diversas vantagens, além de aumentar seu networking e poder contribuir para o desenvolvimento da comunidade local. Neste post, selecionamos as principais informações sobre o associativismo. Se deseja saber mais, continue a leitura abaixo.
 

O que é o associativismo e qual seu objetivo?

 

O associativismo é a união de grupos de pessoas ou organizações de modo formal ou informal, regido pela Constituição Federal no art. 5, incisos XVII a XXIII. Ele visa o desenvolvimento de todos, gerando soluções, união, participação, solidariedade, estratégias e ações coletivas. As associações possuem diversas finalidades, como atuar no âmbito social, político, científico, econômico e mais, conforme o interesse dos seus participantes.

Geralmente, essas pessoas ou empresas possuem interesses em comum, como a área de atuação ou a utilização da mesma matéria-prima. Por exemplo, em uma associação comercial para empresas de pequeno e médio porte, essa união consegue elevar as empresas participantes em qualidade, competitividade de mercado, além de minimizar custos.

O associativismo, assim como as cooperativas, se preocupa com o meio ambiente, crescimento da comunidade e possui ações voltadas para o desenvolvimento coletivo. Caso queira aprofundar essa ideia, aprenda qual o seu papel na sociedade e como ser mais cooperativo hoje.
 

Para o que serve o associativismo?

 

O associativismo pode auxiliar pessoas e empresas que buscam crescimento, apoio e recursos de modo que consigam trocar informações, criar melhores estratégias de expansão, formas de atuação, buscar melhores oportunidades e mais. Dessa forma, as empresas menores conseguem competir com empresas de grande porte em preços de produtos e serviços prestados.

 

Tipos de associações

 

Como dissemos anteriormente, as associações possuem objetivos em comum, conforme o interesse dos associados. Existem alguns tipos de associações, conheça as principais:

  • Associações culturais, desportivas e sociais;
  • Associações filantrópicas;
  • Associações de produtores rurais;
  •  Associações de pais e mestres;
  • Associações de classe;
  • Associações filantrópicas e em defesa da vida;
  • Associações de consumidores.

Confira também: Cooperação no ambiente de trabalho: melhore sua produtividade e contribua para um ambiente profissional mais próspero
 

Quais os benefícios do associativismo?

 

Participar de uma associação possui diversas vantagens, selecionamos as principais.

Troca de experiência

A troca de experiência é uma grande vantagem para os empresários. Saber o que funcionou ou não para outras empresas pode evitar erros no seu negócio. Além disso, com a associação, os empresários pensam de forma coletiva para todos crescerem juntos. Outra vantagem é aumentar seu networking, ou seja, o contato com diferentes profissionais.

Redução de custos

A realização de compras conjuntas proporciona a negociação e a redução de custos, além de conseguir alcançar fornecedores que só vendem em grandes quantidades. Ainda, algumas associações possuem condições exclusivas, favorecendo todos os participantes. Para se aprofundar no assunto, conheça 3 atitudes para reduzir os custos da sua empresa em tempos de crise.

Autoridade para a empresa

Informar aos seus consumidores que faz parte de uma associação comercial transmite credibilidade para sua empresa. Por isso, coloque essa informação na fachada da sua loja, no site e nas redes sociais do seu negócio.

Maior competitividade

Para as pequenas empresas que tentam ganhar seu espaço sozinhas, sabe-se o quão difícil é conseguir competir com grandes empresas. Com a associação, você consegue ter acesso a produtos mais baratos, além de mais conhecimento e conexões para te auxiliar.

Dessa forma, você consegue praticar preços mais competitivos no mercado, expandir seu negócio, fortalecer a sua marca e aplicar seu dinheiro em investimentos sustentáveis.
 

Quais são os sete princípios do associativismo?


Os sete princípios do associativismo que guiam as associações, segundo Ênio Meinen, Diretor de Coordenação Sistêmica, são:


1. Adesão livre e voluntária;
2. Gestão democrática pelos sócios;
3.  Participação econômica dos sócios;
4.  Autonomia e independência;
5.  Educação, formação e informação;
6.  Cooperação entre associações;
7.  Interesse pela comunidade.
 

Qual é a diferença entre associativismo e cooperativismo?

 

Ambos são associações, porém com objetivos diferentes. Existem algumas semelhanças entre o cooperativismo e o associativismo, como a preocupação com e ações voltadas para o desenvolvimento da comunidade local. Apesar de ambas serem organizações sem fins lucrativos, a cooperativa pode ter finalidade econômica. Confira algumas diferenças:

Posse

Nas cooperativas, os associados são considerados donos da cooperativa e podem votar nos próximos passos da instituição nas assembleias — entenda como funciona uma assembleia. Nas associações, os associados não são proprietários da organização.

Ganhos

Na cooperativa, os lucros excedentes podem ser divididos entre os associados ou investidos na cooperativa. Essa decisão é tomada na assembleia. Nas associações, os ganhos não são direcionados aos membros, mas à associação.

Patrimônio

Nas associações, o patrimônio acumulado é direcionado a outras associações semelhantes. Enquanto nas cooperativas, o patrimônio é investido para beneficiar os associados.

Representação

Em ambas as organizações, os associados podem representar os participantes em ações coletivas.

Membros

Para a abertura de uma associação, é exigido duas ou mais pessoas. Para a abertura de uma cooperativa, são necessários 20 indivíduos.

Agora que você já sabe o que é o associativismo e as vantagens, continue navegando no nosso blog e conheça os benefícios do cooperativismo de crédito para nossa sociedade

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!