Blog do Sicredi

29 de Setembro de 2020

Por que a diversificação de investimentos é importante?

Notícias | Educação financeira

A diversificação é outro conceito central na hora de investir de maneira sustentável. Afinal, ela permite que você reduza seus riscos ao aplicar seu dinheiro e obtenha melhores resultados com seus aportes.

Por que a diversificação é importante?

Depois do perfil de investidor, o segundo pilar fundamental para fazer investimentos sustentáveis é a diversificação. Ela é muito importante para o manejo de risco. Afinal, alguns investimentos podem ter um grau de risco maior para o investidor, o que deve ser considerado no momento da aplicação.

A diversificação ajuda a reduzir ainda mais esses riscos, pois possibilita que você monte uma carteira de investimentos com características específicas conforme o seu perfil de investidor.

Pense assim: ao escolher uma aplicação e colocar todo o seu dinheiro nela, você está se expondo 100% aos riscos e retornos que ela oferece. Mas se optar por duas ou mais aplicações em produtos diferentes, os riscos podem ser reduzidos, certo? Além disso, com investimentos diferentes entre si, sua carteira pode ter uma performance melhor quando algum evento impactar um produto específico, trazendo mais segurança ao investidor. Independentemente do perfil, uma diversificação equilibrada gera mais tranquilidade a quem está investindo.

Está aí a ideia geral da diversificação. Ela é importante, especialmente para quem pretende investir parte de seu dinheiro em alternativas de maior risco, como fundos multimercado e de ações. E ao combiná-los com outros investimentos mais seguros, como poupança, produtos de renda fixa e LCA, ganha-se mais tranquilidade.

Como diversificar?
Agora que você conheceu o conceito de diversificação, pode estar se perguntando como colocá-lo em prática na sua vida financeira. O primeiro passo é conhecer o seu perfil de investidor e saber quais são os investimentos mais adequados de acordo com ele.
Para isso, se você for associado, pode realizar o API pelo Internet Banking ou Aplicativo. Se ainda não é nosso associado, acesse aqui e faça o teste. Estamos sempre ao seu lado, auxiliando você em todas as escolhas financeiras da sua vida – em todos os momentos.

Mas existem outros fatores que precisam ser considerados antes de fazer bons investimentos. Veja a seguir!

Ter uma reserva de emergência
Qualquer pessoa que queira investir da maneira correta precisa, antes de tudo, de uma reserva de emergência. Ela lhe traz a tranquilidade quando um imprevisto acontecer.
O conceito de reserva de emergência representa uma quantia que você deixa disponível para usar em momentos de dificuldades com sua renda ou com gastos imprevistos. Ela deve, claro, estar alocada em um investimento seguro e com alta liquidez (ou seja, de fácil acesso, como a poupança).

Conhecer os investimentos
Depois de montar a sua reserva, você pode – e deve – conhecer outros investimentos com prazos e características distintas. Então, é possível investir dinheiro de maneira diversificada, sem ficar vulnerável durante emergências financeiras.
O seu gerente e o nosso time de especialistas podem apoiar você em momentos de dúvidas sobre o melhor investimento para os seus objetivos pessoais.

Definir objetivos
Por fim, também será preciso ter em mente os seus objetivos ao investir. Afinal, eles vão guiar as suas escolhas.
Por exemplo, se o objetivo é adquirir um carro, existem investimentos mais adequados. Para a meta de comprar uma casa, há outras opções. O mesmo acontece quando seu intuito é ter uma renda para a aposentadoria.

Percebe como cada objetivo citado tem um prazo diferente e gera necessidades particulares? Diversificar suas escolhas e conhecer seu perfil de investidor, portanto, faz com que você tenha investimentos mais adequados para cada meta, facilitando sua organização financeira.

Ver todas notícias
Baixe o Aplicativo e tenha segurança e facilidade

WhatsApp

051 3358 4770
* Sujeito a disponibilidade na sua localidade

Serviços por telefone

Capitais e regiões metropolitanas

3003 4770
* Custo de uma ligação local

Serviços por telefone

Demais e regiões

0800 724 4770

SAC

Informações, elogios e reclamações

0800 724 7220

Atendimento aos Deficientes

Auditivos ou de fala

0800 724 0525

Ouvidoria e Denúncias

0800 646 2519

Chamadas Internacionais

(a cobrar)

+55 51 3378 4472

Confederação das Cooperativas do Sicredi

CNPJ: 03.795.072/0001-60

Av. Assis Brasil, nº 3940, Jardim Lindoia – Porto Alegre/RS – CEP: 91010-003

Abra sua conta