Ao se formalizar como um Microempreendedor Individual (MEI), você terá uma série de obrigações e deveres. Uma das mais importantes é a entrega da Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN – SIMEI). No documento, deve constar todos os valores das vendas e das prestações de serviços que você realizou no ano anterior.

O processo da documentação, que precisa ser enviada sempre até o dia 31 de maio, é muito simples e intuitivo. É importante ressaltar que, para que o seu negócio esteja em dia, você não pode deixar essa etapa passar despercebida.

Para ajudar com essa tarefa, preparamos um passo a passo para que você possa enviar a declaração sem problemas.

 

Passo a passo: como fazer a Declaração DASN 2022?

 

O envio da declaração é bem intuitivo e tudo ocorre virtualmente. Todo o processo é feito diretamente no Portal do Empreendedor.

1. Acesse o site www.portaldoempreededor.gov.br e entre na seção “Já Sou Mei”;

2. Em seguida, selecione a opção “Declaração Anual de Faturamento”;

3. Informe o seu CNPJ e siga com o processo;

4. Indique o “Tipo de Declaração” (Original ou Retificadora) e o “Ano-Calendário” do documento e clique em continuar;

Atenção! A opção original é referente ao ano vigente, já a retificadora é indicada para corrigir erros ou fazer ajustes de uma declaração enviada.

5. Em seguida, você será direcionado para outra página e precisará informar o faturamento e os dados da sua empresa:

  • Preencha o faturamento de acordo com a sua atividade, caso o seu faturamento seja referente a apenas uma atividade, coloque “0” nos outros campos;
  • Informe nesta tela se teve empregado em 2021.

6. Após essa etapa, aparecerá um extrato com os acertos realizados ao longo de 2021, confira as informações e clique em “Transmitir”.

7. Pronto! A tela exibirá uma mensagem confirmando que o envio foi feito e você terá acesso ao recibo de entrega da DASN-SIMEI.

 

Tenha no radar

 

A Declaração Anual do MEI deve ser enviada mesmo que a sua empresa não tenha tido faturamento durante o período. E lembre-se: se você ultrapassou o limite permitido de faturamento do MEI, você precisará  buscar ajuda profissional de um contador e realizar seu desenquadramento do regime do MEI, pois a empresa passará a recolher impostos como o Simples Nacional.

Não deixe para a última hora. Certifique-se de enviar a documentação e garanta que o seu negócio esteja em dia.

Quer saber mais sobre o MEI? Acesse o nosso blog e confira.

Seja um associado do Sicredi e descubra o que podemos fazer por você e pela sua empresa. Abra a sua conta.

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!