Já parou para pensar como seria se os seus investimentos fossem feitos sob medida para você? Imagine uma carteira de investimentos que reflete não apenas suas metas financeiras, mas também sua personalidade e tolerância ao risco. Pois bem, este cenário está mais próximo do que você imagina, graças à nova metodologia de suitability

Neste post, você vai entender um pouco mais sobre o assunto e irá conferir como é possível construir carteiras mais alinhadas com suas necessidades e objetivos.

Continue a leitura!
 

O que é suitability?

 

Antes de mais nada, caso você ainda não tenha familiaridade, suitability é o termo utilizado no mercado financeiro para se referir à adequação de um investimento às características e objetivos da pessoa investidora. 

Em outras palavras, é a avaliação feita para determinar se um investimento é adequado para o perfil de risco, objetivos e necessidades da pessoa associada aqui no Sicredi. 

O objetivo do suitability é garantir que o investimento seja compatível com as suas expectativas e capacidade financeira, evitando assim riscos desnecessários e prejuízos.

 

Investimentos: qual é o seu perfil?

 

Se está iniciando no mundo de investimentos é importante saber que existem diferentes tipos de perfis, que vão do conservador ao arrojado.

Para saber qual é o seu perfil, é necessário levar em consideração alguns fatores como, por exemplo, objetivos, necessidades e prioridades, além da capacidade de tolerar riscos.

  • Quem tem o perfil conservador tende a priorizar a segurança e a estabilidade em seus investimentos. Tem uma baixa tolerância ao risco e geralmente prefere ativos de baixa volatilidade.
  • As pessoas que têm perfil moderado estão dispostas a assumir um pouco mais de risco em busca de retornos mais elevados. Buscam um equilíbrio entre segurança e crescimento.
  • Já as pessoas que se encaixam no perfil arrojado são aquelas que têm uma alta tolerância ao risco e estão dispostas a enfrentar volatilidade em busca de retornos mais elevados. 

 

A importância da diversificação da carteira de investimentos

 

Diversificar seus investimentos significa distribuir seu capital entre diferentes tipos de ativos, setores e classes de ativos para reduzir o impacto de um mau desempenho em um único investimento. Essa estratégia ajuda a mitigar os riscos e maximizar os ganhos ao longo do tempo, proporcionando uma base sólida para o crescimento financeiro a longo prazo.

 

Carteira de investimentos: mudando o jogo

 

Com o novo suitability, método que permite conhecer o grau de tolerância a riscos de investimentos, você pode ter uma abordagem mais moderna e personalizada na hora de diversificar seus investimentos.

Imagine poder investir de forma mais segura e alinhada com seus objetivos, tendo em mãos recomendações feitas sob medida para suas necessidades. Parece interessante, não é mesmo? Pois saiba que agora isso é totalmente possível!

De acordo com a atualização do código de distribuição ANBIMA, nós, do Sicredi, introduzimos uma abordagem mais moderna para avaliar o perfil de risco dos investimentos. Agora, cada produto é classificado levando em conta suas características únicas e os riscos associados, como risco de crédito, de mercado e de liquidez.

 

O que isso significa na prática?

 

Bem, agora cada produto de investimento é analisado levando em conta suas características e os riscos associados a eles. Isso quer dizer que sua carteira será avaliada de forma mais precisa, considerando não só seu perfil, mas também suas metas e tolerância ao risco.

E tem mais: mesmo se você se considera com um perfil mais conservador, não precisa mais ficar restrito a investimentos de baixo risco. Com essa nova abordagem, é possível ter uma pequena parcela do seu portfólio em ativos mais arrojados, desde que proporcional ao seu perfil de investimento.

Mas como saber qual é o seu perfil de pessoa investidora e qual o risco da sua carteira? É simples: por meio de um cálculo inteligente que leva em consideração o valor investido em cada ativo e seu respectivo nível de risco. Assim, você terá uma visão clara e transparente do seu portfólio, permitindo tomar decisões mais conscientes e estratégicas.

 

Como é calculado o risco da carteira de investimentos? 

 

Assim, O risco da carteira é calculado por meio de uma média ponderada, baseada no valor investido em cada ativo. Somamos o valor de cada produto e seu nível de risco e depois dividimos o total pelo somatório dos níveis de risco.

Lembrando que consideramos: 

Conservador: carteira com pontuação até 1,5 
Moderado: carteira com pontuação até 3,0 
Arrojado: carteira com pontuação acima de 3,0

Agora, para entender ainda melhor, veja um exemplo: 

 Imagine que sua carteira tenha a seguinte composição: 

Sicredinvest Exclusivo de 0,75 pontos de risco – representando 8O% da sua carteira
LCA Pré de 2 pontos de risco – ela representa 15% da sua carteira
Renda Variável de 4 pontos de risco – ele representa 5% da sua carteira

Ao fazer a ponderação de risco desses ativos, você teria:

0,75 x 80% = 0,6 PONTOS
2 x 15% = 0,3 PONTOS
4 x 5% = 0,2 PONTOS

Total de risco da sua carteira = 1,1 PONTOS

Dessa forma, pelo cálculo, verificamos que a carteira ainda mantém uma média abaixo de 1,5, ou seja, a nova classificação de risco permitirá que até mesmo uma pessoa com o perfil mais conservador tenha uma carteira de investimentos mais diversificada.

Ou seja: a nova classificação permite que possamos oferecer produtos mais adequados ao seu perfil e que você possa diversificar ainda mais a sua carteira. 

Além disso, você saberá quanto de risco está correndo em sua carteira no Sicredi e quanto seu risco aumenta ou diminui ao fazer uma movimentação.

 

O Sicredi está com você!

 

Essa nova metodologia não só vai te ajudar a investir melhor, como também reforça o nosso compromisso com a transparência e confiança. É uma maneira de mostrar que estamos ao seu lado, oferecendo todo o suporte e orientação necessários para que você possa alcançar seus objetivos com segurança e tranquilidade.

Então, se você deseja diversificar a sua carteira de investimentos, este é o seu momento. Abra sua conta com a gente e conte com Sicredi.

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
 Opções de investimentos para todos os objetivos - Investimentos - Sicredi.jpg
Conheça nossas opções de investimentos