3 passos para começar a poupar hoje mesmo
O momento para juntar dinheiro é agora
Seus objetivos estão ali, logo na sua frente esperando serem alcançados? Parta para essa conquista agora mesmo!
1) Estabeleça uma meta de poupança mensal
Uma boa forma de poupar é separar o dinheiro logo que você recebe o seu salário e definir o valor que poderá colocar todo mês na poupança.
2) Invista de forma racional
Nos primeiros meses, você pode começar guardando um valor bem baixo e, conforme se sentir mais seguro, pode ir aumentando. Um exercício bacana é multiplicar por 12 o valor que você guarda por mês. Assim saberá quanto terá economizado no final de um ano!
Quando estamos começando a investir o nosso dinheiro, é muito comum ficarmos eufóricos. Isso acontece porque o ganho ou perda de dinheiro pode nos afetar – e muito – emocionalmente. Se você tiver qualquer dúvida sobre o investimento, converse com seu gerente e explique suas expectativas e receios.
3) Lembre-se de que poupança é segurança
Depois de começar a juntar dinheiro na poupança, muita gente se deslumbra com os valores acumulados e começa a pensar onde gastá-los. É claro que é absolutamente justo juntar dinheiro para investir em um carro, em um apartamento ou em uma faculdade. Mas cuide para não criar novas necessidades só porque você tem capital poupança.
Para não perder o controle das finanças, lembre-se do quanto você precisou trabalhar para juntar tudo o que tem hoje. E mais: investir em um bem é muito mais proveitoso do que usar o dinheiro para compras com pouco sentido e tendo ainda seu dinheiro sendo rentabilizado, ótimo, não é mesmo?
Agora que ficou tudo mais claro, você já pode começar, né?