O agronegócio é uma das fontes mais importantes para o PIB brasileiro, representando mais de 20% de tudo o que é produzido no país. E, mesmo passando por uma safra recorde, o setor promete crescer mais. 

A tecnologia e a genética, estão transformando a maneira como a agricultura tem sido praticada, principalmente por trazer mais eficiência nos recursos investidos, além da precisão dos nutrientes do solo pela necessidade da planta. Separamos alguns exemplos:  


Aumentar a produção com menor uso de recursos 

Acompanhar as novidades e implementar tecnologias auxiliam não só no aumento da produção, mas também na economia e na sustentabilidade. E mesmo passando por uma safra recorde, ainda há muito a crescer.  

As novas tecnologias contribuirão para maior eficiência nos recursos investidos no campo e também no ajuste fino da relação dos nutrientes do solo pela necessidade do grão ou planta. 

Como a soja, por exemplo. A escolha do fungicida correto influencia diretamente no resultado da lavoura, nos custos da produção e no impacto ambiental da agricultura. 

Essa escolha tende a ser cada vez mais exata com a modelagem agronômica e um sistema inteligente de armazenamento e análise de dados, sendo possível antecipar problemas, como a ocorrência de uma doença específica.  

Essas informações coletadas são usadas para simular situações distintas, calculando a probabilidade de infestações.  

Dessa forma, o agricultor tem a possibilidade de determinar corretamente onde pulverizar, além do volume apropriado de inseticida ou fungicida a ser aplicado naquela lavoura. 

De maneira geral, coletar dados na agricultura, contribui para o fim do uso exagerado de insumos, incluindo os produtos químicos e biológicos.  

Assim, a chance de contaminação de lençóis freáticos, rios e afluentes, também diminui, protegendo os ecossistemas locais. 

Com o desenvolvimento de fungicidas de alta qualidade, aliados a tecnologia de estudo de dados, já é possível produzir orgânicos em larga escala.  

Na soja, o grão orgânico tem alto valor de venda comparado ao comum, tornando a cultura ainda mais atraente para os produtores. 

Alguns desses recursos já estão disponíveis no país, trazendo novas possibilidades na gestão da produção rural. 


Agricultura digital de precisão 

A agricultura de precisão é fundamentada no uso de tecnologia para avaliar o solo e colheita, mapear de pragas e medir a produtividade da lavoura de uma maneira geral. Entre as ações possíveis, estão: 

  • O uso de sensores prevê se vai chover em uma propriedade e, assim, identificar o melhor momento de aplicar um defensivo agrícola.  
  • Ter um equipamento em um trator que monitora o uso e o desgaste, vai se tornar essencial para uma manutenção rápida.  
  • Inserir pequenos aparelhos no solo para ter indicadores para o plantio, como por exemplo, o nível de umidade. 
  • Satélites com serviços mais acessíveis viabilizam o monitoramento de lavouras. Colheitadeiras modernas permitem saber a produtividade por área. 
  • Soluções de irrigação inteligente avaliam o nível de água no solo para evitar desperdício e diminuir gastos. 
  • Algumas dessas medidas já estão sendo adotadas no Brasil, mas o país ainda está em um estágio inicial no emprego de tecnologia no campo. Agora, o desafio integrar os projetos e soluções que estão pela frente. 
     

Formar uma cadeia produtiva 

Essas soluções proporcionadas pelas novas tecnologias podem ajudar na previsão da produtividade, permitindo o agricultor negociar com maior confiança a sua safra antes da colheita. 

E tudo isso traz resultados positivos revertidos na economia local.  

Saiba mais sobre nossas soluções para o Agronegócio: 
www.sicredi.com.br/site/agtech-garage/ 

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!