Calculadora IBAN: como calcular seu código?
Confira como calcular Código IBAN para as suas transações internacionais
Para realizar transferências e pagamentos no Brasil, é necessário ter alguns dados do destinatário. A chave Pix, CPF e número da conta são alguns dos exemplos.
Da mesma forma funciona para realizar transferências para contas do exterior. É nesse tipo de transferência que é necessário ter em mãos o código IBAN, ou Número da Conta do Banco Internacional.
Siga a leitura para conferir o que é o código IBAN e como calculá-lo para utilizar em suas transações!
O que é o código IBAN?
O código IBAN é responsável por identificar as contas em uma transação internacional. A sua criação se deu para facilitar as operações bancárias entre os países da União Europeia e, atualmente, o IBAN é utilizado em mais de 70 países.
Mesmo tendo sido criado em 1997, só em 2013 a sua regulamentação foi realizada no Brasil. Atualmente, todas as instituições precisam dar esse tipo de informação aos clientes.
Cada código do International Bank Account Number (IBAN) possui, em sua combinação, até 34 letras e números e varia de acordo com o país. Sua combinação de caracteres mistura letras e números, representando o código do país, o número da conta e os dígitos de verificação.
Assim, o IBAN minimiza os erros de transferência, repassando os valores para a conta correta e evitando atrasos ou perdas de dinheiro.
Como calcular o código IBAN?
Para encontrar o seu código IBAN, você pode consultar o seu banco on-line ou os extratos da sua conta bancária. A numeração pode ser vista na aba que consta as transferências internacionais ou no contrato de abertura de conta.
O cálculo do IBAN é feito de formas diferentes, a depender do país em que a conta se baseia. Para que o código seja gerado, os dados bancários são unidos em uma única linha, em forma de código.
Passo 1 - Escolha o país referente à conta
Como o número IBAN é definido primeiramente pelo país da conta bancária, o primeiro passo é informar a localização. Na lista de opções, aparecerão todos aqueles países que aderiram ao código IBAN.
Aqui, vamos exemplificar com uma conta baseada no Brasil.
Passo 2 - Informe os códigos
O próximo passo é informar os códigos do banco e da agência em que a conta está registrada.
O código do banco pode ser facilmente encontrado na internet através de uma pesquisa rápida. Já o código da agência costuma estar descrito no cartão de crédito ou, então, informado no aplicativo.
Passo 3 - Descreva os dados da conta
As últimas informações são acerca da sua própria conta, especificamente. Portanto, informe o número e também o tipo (conta-corrente ou conta poupança). Por último, coloque o tipo de conta do titular:
- Conta-corrente individual: possui apenas um titular;
- Conta-corrente conjunta: possui dois ou mais titulares;
- Conta-corrente simples ou especial: se diferencia das outras pelos produtos e serviços oferecidos e pelas tarifas;
- Conta-corrente simplificada: feita para o microempreendedor de baixa renda com limite de saldo de R$ 2 mil ou para pessoa física.
Passo 4 - Calcular IBAN
O último passo é simples. Depois de colocar todas as informações do país, código do banco e da agência e os dados da conta bancária, é só selecionar a opção de calcular IBAN.
O código IBAN será gerado para copiar. Assim você pode enviar e utilizar em qualquer transação internacional!
Leia também: Vantagens de abrir uma conta-corrente para MEI com o Sicredi
Qual a diferença entre IBAN e SWIFT?
O que diferencia o código IBAN do SWIFT é exatamente quanto a sua função, já que o primeiro representa os dados da conta e do banco. Enquanto isso, o segundo possibilita que uma organização se comunique com outra de outro lugar do mundo.
O código de Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais (SWIFT) e o IBAN são responsáveis por integrar bancos e instituições financeiras do mundo todo. Eles têm o objetivo de tornar as transações internacionais mais simples.
O código varia de 8 a 11 caracteres e faz esse trabalho através da codificação das informações inseridas para a manutenção da segurança. Esse processo de garantia da privacidade e segurança visa evitar fraudes e, além disso, tem a missão de proteger as economias dos clientes.
O código SWIFT ainda ajuda nas transações de remessas internacionais, facilitando a identificação desses processos. Assim, além da segurança, ele também garante que as vendas aconteçam com qualidade.
É confiável usar gerador IBAN no AdSense?
Caso você vá receber alguma quantia pelo Google AdSense, não se assuste se ele pedir para você informar o seu IBAN. Isso ocorre justamente por se tratar de uma transação internacional.
Então, no momento de adicionar as formas de pagamento, adicione o ID do beneficiário, o nome na conta bancária e o nome do banco.
Depois disso, ele pedirá para informar os códigos SWIFT e IBAN. Aqui, vale lembrar que o código SWIFT é iniciado pelos quatro primeiros caracteres que indicam o código do banco. Na sequência, se localizam o código do país e da cidade nos quais o banco está localizado.
Com o código SWIFT descrito, ele pedirá para informar e depois confirmar o código IBAN. Ele é composto pelas duas primeiras letras informando o código do país, depois dois dígitos verificadores. Eles são seguidos pelo código do banco, código da agência e identificação do cliente.
Por último, uma letra para a identificação do tipo de conta e um número para o titular. Em seguida, é possível informar o SWIFT do banco intermediário. Depois disso, clique em "Salvar" para solicitar o pagamento.
Para realizar transações internacionais, é importante ter o suporte e as ferramentas certas para facilitar os processos do seu negócio. Para isso, abra a sua conta e confira todas as nossas soluções de câmbio e comércio exterior para pessoa física e pessoa jurídica.