Você sabe o que é ESG? Esse tema é importante, especialmente quando se trata de investimentos ou negócios. Muitas pessoas já estão atentas nessa tendência e optaram por apoiar marcas e empresas que praticam essas ações. 

Quer entender melhor o conceito e a importância para a sociedade? Continue o texto e confira! 

 

 

O que é ESG? 

 

O significado de ESG é Environmental, Social and Governance — ou, em português, Meio Ambiente, Social e Governança. De modo geral, esse é um indicador para um conjunto de critérios e boas práticas que determinam o quão sustentável e preocupada com o planeta uma empresa é. 

Na prática, as ações ESG são uma maneira de mostrar responsabilidade e comprometimento. As pautas são de extrema importância e cooperam com o crescimento sustentável da nossa sociedade. 

Confira: Fundos ESG: a sustentabilidade entrando para o mercado financeiro

 

Quais são os princípios ESG? 

 

Os princípios ESG são, ao todo, três: ambiental, social e de governança. Como já ressaltamos anteriormente, todos eles visam transformar as empresas e deixá-las mais sustentáveis. Para facilitar o seu entendimento sobre cada um, descubra o que cada letra da sigla significa. 

Ambiental 

Nesta categoria, se enquadram as práticas que tem o objetivo de colaborar com a preservação do meio-ambiente. Dessa forma, nesse princípio é necessário avaliar os impactos ecológicos. A gestão de resíduos, o combate ao aquecimento global e o investimento em energia limpa devem ser considerados. 

Além disso, é importante colaborar com a diminuição da emissão de carbono e da poluição da água, entre outras ações. 

Social 

No meio social, são valorizadas as ações que garantem a construção de uma relação cada vez mais próxima e humanizada entre os colaboradores e a própria sociedade. 

Portanto, essa ação está ligada a diretrizes que dizem respeito aos direitos humanos, inclusão e diversidade na equipe de trabalho e muito mais. Outro ponto para se atentar é a respeito da proteção e privacidade de dados da comunidade, principalmente após a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Governança 

Neste quesito, o indicador analisa o sistema de governança da organização e como ela conduz a sua administração. Sendo assim, é preciso haver conformidade legal e transparência de todos os processos da empresa. Isso pode ser feito com uma auditoria independente e bons canais de comunicação. 

 

Qual é a diferença entre sustentabilidade e ESG? 

 

Apesar de serem muito confundidas, a sustentabilidade em empresas e o que é ESG são diferentes. Enquanto a primeira é mais ampla e aborda questões sociais voltadas para a preservação ambiental, a segunda se baseia naqueles três princípios básicos. 

De maneira geral, o ESG é focado em práticas internas das organizações. Já a sustentabilidade empresarial é mais ligada às oportunidades voltadas para a sociedade com práticas ecologicamente corretas, ou seja, é algo externo. 

 

Como e quando surgiu o ESG? 

 

O ESG surgiu nos Estados Unidos no início dos anos 1970, há mais de 50. Foi nesse período que começaram a aparecer investimentos em ações relacionadas a crenças religiosas e estilos de vida. 

Esse cenário foi motivado pela Guerra do Vietnã, muito rechaçada pela população americana. Dessa forma, com o senso moral mais aflorado, alguns investidores e empresas deram destaque a esse princípio, inclusive nas ações. 

Apesar de tudo isso, foi só em 2004 que o Environmental, Social and Governance ganhou estrutura. Neste ano, o ESG apareceu em uma publicação realizada por uma parceria entre o Pacto Global e o Banco Mundial. 

Em 2007, surgiram os green bonds, títulos usados para atrair recursos e promover uma melhoria ambiental. E, a história não para por aí, atualmente, esse é um tipo de fundo de investimento que tende a crescer exponencialmente. 

Segundo a PwC, uma das maiores empresas de auditoria do mundo, até 2025, na Europa, os ativos de fundos serão 57% de ESG. Em valores, seria correspondente a 7,6 trilhões de euros. 

 

O que é necessário para uma empresa ser ESG? 

 

Para uma empresa ser ESG é necessário, antes de tudo, que ela esteja listada na Bolsa de Valores. Com isso, diversas agências, comerciais e sem fins lucrativos, realizam uma análise da organização. São estudados dados básicos e especializados. O MSCI ESG Score é um dos sistemas de ranking bastante utilizado no mundo todo. 

Com ele, é possível analisar o risco considerando 10 categorias tanto ambientais quanto sociais e de governança. Para estarem de acordo, as marcas precisam realizar ações políticas voltadas para as diretrizes do fundo de investimento Environmental, Social and Governance. Por isso, é importante considerar aplicar cursos de ESG para os colaboradores. 

 

Quais as vantagens de ser ESG?

 

Existem diversas vantagens para uma empresa ser ESG. Além de melhorar a reputação, garante mais fidelização dos clientes. Outras principais delas são: 

  • Redução de custos: as empresas são melhores administradas e, consequentemente, mais eficientes; 
  • Confiabilidade: as organizações comprometidas com o ESG são transparentes nas operações, têm políticas em prol do meio ambiente e se preocupam com a sociedade; 
  • Segurança: proporciona segurança tanto para a sociedade quanto para o capital investido pelos seus financiadores; 
  • Linhas de crédito especiais: diversas instituições financeiras oferecem linhas de créditos especiais para empresas ESG, já que elas são mais confiáveis; 
  • Competitividade: as empresas ESG conseguem atrair e reter os melhores talentos. Além disso, são consideradas mais inovadoras.

 

Como investir em ESG? 

 

Existem dois caminhos de como investir em ESG: Exchange-traded fund (ETFs) e Empresas ESG. A primeira é uma das maneiras mais fáceis de fazer uma aplicação. Ela é um veículo que rastreia um índice ou uma carteira de ativos sustentáveis. 

Já a segunda, é uma forma de investir diretamente em uma empresa, ou seja, é comprada ações dessas organizações, como o do Sicredi. 

 

As práticas ESG no Sicredi 

 

Como uma instituição financeira cooperativa, buscamos contribuir com a construção de uma sociedade mais justa e próspera. Por meio de ações cada vez mais sustentáveis, integramos as questões ambientais e sociais às soluções que disponibilizamos para nossos associados. 

Conforme a Morningstar Sustainalytics, pelo trabalho que realizamos, estamos entre as 20 melhores empresas do ranking de Bancos Diversificados do mundo em quesitos ambientais. Também figuramos entre os top 20 “Bancos Diversificados” classificados globalmente e somos considerados uma instituição de risco baixo, com nota de 15,9. 

Nosso compromisso é com a construção de uma sociedade mais próspera. E, como já deu para perceber, o ESG é uma parte importante disso. Com ele não só a organização ganha, mas toda a sociedade. 

Conheça nosso Fundo de Investimentos em ações ESG. Diversifique sua carteira de ativos e alinhe rentabilidade com propósito! 

 

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!