18 de Abril de 2022

Entenda as diferenças entre a cooperativa de crédito e os bancos comerciais

Descubra como funciona uma instituição financeira cooperativa e veja porque ela pode ser mais vantajosa para você cuidar melhor do seu dinheiro

Notícias | Cooperativismo

Na hora de abrir uma conta ou contratar algum serviço financeiro mais específico, como um financiamento, seguro ou consórcio, por exemplo, pode surgir a dúvida sobre qual instituição escolher: cooperativa de crédito ou banco comercial.

Por isso, é importante entender as diferenças entre cada uma delas. Assim, você poderá escolher a melhor alternativa para cuidar bem das suas finanças, sejam elas pessoais ou empresariais.

Contudo, antes de nos aprofundar em detalhes mais específicos, é importante reforçar que assim como os bancos tradicionais, as cooperativas de crédito também são regulamentadas pelo Banco Central.

Outro ponto que vale a pena ressaltar é que as instituições financeiras cooperativas disponibilizam os mesmos serviços que os bancos comerciais: conta poupança e conta corrente, empréstimos, investimentos etc.

Mas, será que as duas opções são tão diferentes assim? Sim, e muito.

As duas organizações são bem distintas quando olhamos para sua natureza e forma de operação. Então, continue lendo este artigo para entender melhor.

 

Na cooperativa, todo associado é dono. Enquanto no banco, é apenas cliente

 

Talvez, esta seja a principal diferença entre as duas instituições. E isso ocorre justamente pela formação de cada uma delas.

As cooperativas de crédito são sociedades de pessoas formadas especificamente para prestar serviços financeiros para outras pessoas, no caso seus associados, e não visam o lucro.

Por isso, na instituição financeira cooperativa, todo associado se torna dono. Mas, o que isso significa na prática?

Além de usufruir dos produtos e serviços contratados, cada associado também pode contribuir com as decisões da sua cooperativa por meio das assembleias e participar da distribuição de resultados, se houver.

Por sua vez, ao adquirir um produto ou serviço em um banco tradicional você será apenas cliente e poderá ter os benefícios daquilo que contratou, mas a relação para por aí.

Isso acontece porque os bancos comerciais são instituições que visam o lucro. E, por ser uma sociedade anônima, seu capital é dividido em ações que são comercializadas na Bolsa de Valores. Ou seja, para ser dono de uma parte do banco, é preciso ser acionista.

 

A instituição financeira cooperativa contribui com a bancarização

 

Principalmente nas cidades do interior, que estão mais distantes dos grandes centros, é até normal encontrar pessoas sem nenhum acesso a qualquer tipo de serviço financeiro. O que pode dificultar muito o seu dia a dia.

Com forte atuação em cidades pequenas, as instituições financeiras cooperativas contribuem fortemente com a bancarização e inclusão financeira e, em muitas regiões, é a única opção para a população daquela localidade.

Poder contar com a presença de uma cooperativa de crédito traz dois grandes benefícios para uma região:

1 – Garantir que mais pessoas possam cuidar melhor do seu dinheiro e realizar operações financeiras com segurança;

2 – Faz parte da essência cooperativa e investir no desenvolvimento econômico e social da região em que atua, estimulando o surgimento e crescimento de novos negócios.

 

Nas cooperativas de créditos as taxas são mais justas

 

Como comentamos anteriormente, as instituições financeiras cooperativas não visam o lucro, pois buscam o crescimento da cooperativa e seus cooperados de forma mútua. Diferente dos bancos tradicionais, que têm como objetivo dar lucro aos seus acionistas.

E é justamente por não visar lucro que as cooperativas de créditos conseguem oferecer seus produtos e serviços com taxas mais justas em comparação aos bancos comerciais.

Agora que você já sabe quais são as principais diferenças entre as cooperativas de crédito e os bancos tradicionais, ficou mais fácil decidir qual é a melhor alternativa para a sua vida financeira, não é mesmo?

E vale a pena continuar acompanhando o nosso blog para conhecer ainda mais benefícios que o cooperativismo pode proporcionar para você, seu negócio e sua região.

Ficou interessando em ser um associado do Sicredi? Clique aqui e abra a sua conta.

Ver todos os posts