Lançamos um Programa inovador de educação financeira: o Cooperação na Ponta do Lápis
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua
Questões como endividamento, inadimplência, baixo índice de reserva financeira e o número de pessoas com o nome negativado por não conseguir pagar suas contas são apenas alguns dos problemas mais visíveis quando se trata de vida financeira gerida de forma não sustentável. Essas questões afligem muitas famílias e também são prejudiciais ao sistema financeiro como um todo.
O nosso Programa Cooperação na Ponta do Lápis prevê justamente o enfrentamento dessas situações através da mudança de comportamento. Por um lado, vai contribuir para a formação de crianças com maior consciência na tomada de decisão financeira. Por outro, vai ajudar os adultos de hoje a fazer escolhas estruturadas e administrar melhor seu dinheiro e seu futuro.
Economia Comportamental é a base da iniciativa
Todas as ações desenvolvidas têm por base a economia comportamental. Ela leva em consideração não apenas questões racionais quando se trata de decisões financeiras, mas joga luz para questões emocionais nesse processo. Assim, ao perceber essa inter-relação, é possível criar mecanismos para entender as escolhas mentais.
Por exemplo, você racionalmente sabe que é recomendável juntar dinheiro para situações de emergência. Define um valor a ser guardado e começa a fazê-lo. Passado algum tempo, você resolve trocar de carro por considerar que o anterior não o atende mais. Ao assumir uma nova prestação e demais despesas, deixa de guardar o dinheiro para emergências, pela realização de curto prazo, que gera satisfação momentânea. Esse é um exemplo cotidiano e simples de quando a decisão se torna mais emocional do que racional.
São comportamentos como esse que o Programa Cooperação na Ponta do Lápis quer modificar dando protagonismo às pessoas na tomada de decisão. Para tanto, divide suas ações entre diferentes públicos, começando com as crianças, que são futuros usuários do sistema financeiro, por meio de uma parceria especial com a Mauricio de Sousa Produções e a Turma da Mônica. Para adolescentes e adultos, as ações ganham linguagens e formatos específicos. Esse último grupo tem ações divididas entre pessoas físicas, adolescentes e microempreendedores individuais.
Inovação é a chave de Programa Cooperação na Ponta do Lápis
Apesar de ser um programa de educação financeira, as ciências comportamentais formam as bases para o Cooperação na Ponta do Lápis, trazendo a principal inovação da iniciativa: a abordagem.
O nosso entendimento é que não basta só ensinar a parte técnica quando se trata de vida financeira, é preciso apoiar as pessoas na tomada da consciência e mudanças de comportamento. Portanto, esse é um programa permanente, em constante transformação, aliando conceitos teóricos com a aplicação prática.
Com o propósito “Cooperar para uma vida financeira sustentável”, o Programa traz ações para associados e comunidades de todo o país. A iniciativa é resultado do trabalho de diversas entidades e áreas da nossa instituição.