Dívidas no Carnaval? Confira 5 dicas para sair do vermelho
Aproveite estratégias de planejamento financeiro para economizar pós-carnaval e evitar novas dívidas

O Carnaval é uma das épocas mais divertidas do ano, mas, para algumas pessoas, pode ser uma grande armadilha financeira. Entre viagens, festas e gastos extras, é fácil exagerar e acabar criando dívidas no Carnaval.
Se esse for o seu caso, calma! Dá para reorganizar as finanças e voltar aos trilhos.
Em nosso último texto da série sobre essa data, vamos te ajudar com dicas práticas para revisar o orçamento, priorizar pagamentos e criar um plano para economizar pós-carnaval. Vamos lá?
Dica 1: revise o orçamento
A primeira etapa é conferir sua situação financeira. Então, acesse sua conta corrente Sicredi ou de outras instituições e liste todos os gastos.
Se você fez dívidas no carnaval com amigos ou outras pessoas durante a folia, inclua esses valores também. Além de listar, vale analisar cada despesa com atenção.
Algumas perguntas ajudam nesse processo:
- Quantas dívidas foram feitas no Carnaval?
- Onde houve exageros? Foi uma passagem mais cara por ter comprado na última hora ou foram os gastos maiores com comida por falta de planejamento para levar lanches?
Ao analisar essas situações e os valores devidos, é possível entender o impacto da folia no seu orçamento.
Se o planejamento financeiro saiu do controle e você acumulou dívidas no carnaval, comece a pensar em formas de quitá-las rapidamente para evitar o aumento dos juros.
Dica 2: priorize o pagamento de dívidas
Agora que você sabe quanto deve, a missão é minimizar o impacto disso no seu bolso.
Se você utilizou o cartão de crédito ou contraiu empréstimos para financiar o Carnaval, quite essas dívidas o quanto antes. Você pode:
Focar nas dívidas com juros maiores
Se tiver mais de uma dívida, comece a pagar aquelas que possuem juros mais altos, como cartão de crédito ou cheque especial.
Quanto antes você liquidá-las, menos dinheiro perderá com juros.
Negocie prazos
Procure credores e negocie condições de pagamento, principalmente se os prazos estiverem apertados.
Fazer isso pode ajudar a aliviar seu orçamento, evitar que seu score financeiro diminua ou que seu nome fique sujo.
Evite novos parcelamentos
Nesse momento, o ideal é não se endividar ainda mais. Por isso, evite fazer novos parcelamentos e busque pagar à vista sempre que possível.
Essa prática evita o parcelamento em cima de parcelamento e o aumento de dívidas.
Dica 3: corte despesas não essenciais
Para conseguir pagar as dívidas e colocar as finanças de volta nos eixos, é importante cortar gastos temporários. E não, isso não significa que você precisa fazer isso para sempre. Mas algumas despesas podem ser postergadas ou reduzidas.
Confira abaixo algumas possibilidades:
Reduza os gastos com delivery
Se você pede comida com frequência, que tal cozinhar mais em casa neste período?
Comer fora ou pedir delivery frequentemente pode ser uma grande fonte de desperdício financeiro e evitar o delivery ajuda a economizar pós-carnaval.
Cancele assinaturas e serviços não essenciais
Se você está pagando por assinaturas de streaming, academias ou outros serviços que não usa frequentemente, aproveite para fazer uma pausa.
O dinheiro economizado pode ajudar a quitar algumas dívidas. Depois, quando as finanças estiverem em dia, você pode ativar esses serviços, se fizer sentido.
Essas sugestões não significam renunciar ao bem-estar ou deixar de cuidar da saúde.
A questão é que, enquanto as contas se ajustam, existem alternativas gratuitas para manter a rotina sem comprometer o orçamento.
Exercícios ao ar livre, caminhadas no parque ou treinos em casa podem ser ótimas opções temporárias. Isso vale também para o delivery. Não é preciso cortar completamente, mas reduzir a frequência pode ajudar a economizar pós-carnaval.
O objetivo é ajustar gastos para garantir um futuro financeiro mais tranquilo, mesmo que, por um tempo, seja necessário mudar algumas coisas em sua rotina.
Evite saídas caras
Durante esse período de reorganização financeira, corte ou reduza ao máximo as saídas para restaurantes caros, eventos ou entretenimento que exijam uma despesa maior.
Pequenas economias como essas podem fazer uma grande diferença ao longo do mês.
Dica 4: Crie um plano de recuperação financeira
Depois de fazer uma revisão completa das dívidas e cortar algumas despesas, é hora de criar um plano para equilibrar sua situação financeira.
Aqui estão algumas etapas que podem te ajudar:
Defina um prazo para quitar suas dívidas
Defina um prazo realista, levando em consideração sua renda e outras despesas fixas, para quitar suas dívidas.
Ter um prazo bem definido ajuda a ter um direcionamento, motiva a seguir e, aos poucos, contribui para que você sinta que está no caminho certo para a organização financeira.
Construa uma reserva financeira
A gente sabe que, na hora de lidar com as dívidas, o foco é pagar logo o que deve, mas é importante começar a guardar um pouco de dinheiro, quando possível.
A ideia não é abrir mão do pagamento das dívidas, mas sim garantir que você tenha uma reserva financeira para imprevistos.
A reserva é um meio para evitar que, em caso de algum gasto inesperado, você não precise recorrer a empréstimos ou cartões de crédito, o que poderia piorar ainda mais a situação.
Então, sempre que puder, reserve um valor pequeno, mesmo que seja um valor simbólico no início.
O importante é criar o hábito e ir aumentando o valor aos poucos, até que a reserva seja sólida o suficiente para cobrir emergências.
Prepare-se para próximos eventos
Se você já tem um histórico de gastos excessivos em períodos festivos, comece a planejar para os próximos eventos, como Páscoa e Natal, poupando uma quantia fixada todo mês para não ser pego de surpresa.
Dica 5: evite cometer o mesmo erro novamente
Agora que você aprendeu a economizar pós-carnaval, que tal garantir que o próximo ano será diferente?
No segundo texto da nossa série para o Carnaval, listamos algumas possibilidades para ter um planejamento financeiro nota 10 com dicas para estabelecer um limite de gastos, criar a própria fantasia, entre outras.
O Carnaval passou, mas a educação financeira continua
Ao revisar as dívidas no carnaval, cortar despesas não essenciais e ter um plano de recuperação financeira, você estará no caminho certo para retomar o controle sobre suas finanças.
E é claro que você pode contar com nosso apoio nesse e em todos os outros momentos. Afinal, a gente cuida muito bem do seu dinheiro, e melhor ainda de você.
Se surgir alguma dúvida sobre como economizar pós-carnaval ou se você precisa de algum serviço ou produto nosso para o seu planejamento financeiro, entre em contato com seu gerente de negócios.
Se você ainda não é uma pessoa associada, abra sua conta com a gente e aproveite.