Você sabe o que é consórcio? É uma modalidade de acesso ao crédito, onde o consorciado junto com a administradora de consórcios, planeja a compra de bens ou contratação de serviços que, assim como o cooperativismo, tem como base a união de pessoas com o mesmo objetivo. Todos os integrantes do grupo contribuem mensalmente com o pagamento de parcelas.

Como funcionam os grupos?

Os grupos são formados por pessoas ou empresas que adquiriram uma cota de consórcio e que possuem o mesmo objetivo de compra, cotas e prazos máximos de duração. Os grupos podem ter como objetivos a compra de carro ou moto, casa ou apartamento e até um serviço, como uma reforma. A gestão é realizada por uma administradora e a entrada no grupo acontece a partir da adesão ao plano e com o pagamento da primeira parcela mensal.

O que são as assembleias e do que elas tratam

As assembleias são reuniões mensais organizadas pela administradora para discutir com os consorciados assuntos que sejam de interesse do grupo. Nelas, ocorrem as contemplações dos consorciados, e também é quando a administradora presta contas sobre valores arrecadados, entre outras discussões de interesse comum.

O que todos esperam: as contemplações

A contemplação acontece quando o consorciado, por meio de sorteio ou lance, passa a ter o direito de utilizar o crédito equivalente ao bem objeto indicado na proposta de participação, para compra de bens ou conjunto de bens. O consorciado pode usar recursos próprios para efetivar o pagamento do lance ou pode abrir mão de uma parte do crédito para isso. O valor usado no pagamento lance é usado para adiantar prestações e assim reduzir o valor da parcela ou prazo após a contemplação.

Vantagens do consórcio

No consórcio, a aquisição de bens e serviços é viabilizada com recursos dos próprios participantes do grupo, é um autofinanciamento que tem como essência o planejamento financeiro, já que você resgata o valor em moeda. Também é considerado uma boa forma de planejar sua vida financeira e adquirir bens à vista, ao receber seus créditos por lance ou contemplação.

Uma das principais características do consórcio é dar ao consorciado a liberdade ao usar o crédito. É possível escolher a marca e o fornecedor do bem ou serviço em qualquer lugar do país, além da vantagem do poder de compra à vista. Ao ser contemplado, por sorteio ou lance, o consorciado terá o crédito disponível, o que equivale a ter dinheiro em mãos para comprar um bem ou serviço à vista.

 

Quer conhecer mais detalhes do nosso consórcio? Clique aqui e faça uma simulação.

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!