Administrar bem o dinheiro pode ser um desafio para muitas pessoas, mas acredite: organizar a vida financeira está longe de ser uma missão impossível. Com as finanças em ordem, fica mais fácil viver o presente sem dor de cabeça com o dinheiro, além de planejar e criar as bases para o futuro com mais assertividade e foco.

Quem organiza a vida financeira e deixa o orçamento sob controle pode conseguir custear o estudo dos filhos, aproveitar a vida ou realizar aquela compra tão sonhada... E essas realizações só serão possíveis diante da mudança de atitude. Você passa a agir com base na educação financeira, fazendo gastos com consciência e descobrindo ser possível adequar os seus recursos a sua realidade.

Também passa a entender os comportamentos que podem fazer você se perder nas contas, como necessidade de impressionar os outros ou o hábito de aproveitar todas as liquidações. São armadilhas que trazem comportamentos impulsivos que pesam no bolso.

Nessas situações, quando temos à nossa disposição crédito ou dinheiro na conta, podemos cair na falsa sensação de que aquele recurso está disponível e ceder às tentações por não analisar o contexto corretamente.

Surge o descontrole da vida financeira, popularmente chamado de “passo maior que a perna". A prática, que pode se tornar recorrente, ocorre quando estamos desconectados da nossa realidade financeira e fazemos gastos além da nossa capacidade de pagamento.  

 

Como mudar sua mentalidade e organizar as finanças?

 

Sair da zona de conforto é um grande desafio. Modificar a relação com as finanças é uma atitude que deve envolver você e toda a família, que precisará adotar novos hábitos. Para chegar lá, a primeira regra é: reúna seus familiares para conversar e alinhar as prioridades. Dedique um tempo ao seu orçamento e detalhe-o, mostrando a todos onde estão as válvulas de escape.

Você ainda não tem um orçamento? Comece o quanto antes. Aproveite esse momento de reflexão familiar para traçar metas com prazos e valores definidos, indicando o que vocês precisam fazer para reorganizar as finanças. Transforme as suas intenções em ações e se esforce para que virem hábitos, tornando-se sustentáveis a longo prazo.

 

Inicie sua reorganização financeira

 

O primeiro passo é realmente conhecer seus ganhos e despesas. Existem algumas orientações para você aplicar na hora de definir os gastos, como definir percentuais para investimento, gastos fixos e emergências. Se o seu orçamento estiver apertado, ou ainda, se quiser acelerar um projeto que tem em mente, busque uma renda extra. E, claro: se você ganhar um aumento procure não ampliar os gastos na mesma proporção, aumente sua capacidade de poupar e investir.

Se precisar de ajuda sobre como reorganizar suas finanças e ter uma vida financeira mais sustentável, conheça o programa Cooperação na Ponta do Lápis, programa de educação financeira do Sicredi.

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!