Dia C de Castanhal é marcado por cooperação, bem-estar e passeio ciclístico.
Com atividades na Praça do Estrela, cooperativas movimentaram a comunidade para celebrar o Dia de Cooperar.
“Cooperar faz toda a diferença”. Essa afirmação foi comprovada na última sexta (01) e no sábado (02), durante a programação do Dia C (Dia de Cooperar), promovida pelas cooperativas: Sicredi Norte, Cooperativa dos Educadores Autônomos de Castanhal (CEAC), AmazonCoop e Cooperativa Agroindustrial Frutos Da Amazônia (Coafra), no município de Castanhal. Bons hábitos e solidariedade marcaram o evento que encerrou com o 2º Pedal da Cooperação.
A interoperação e o interesse pela comunidade ganham destaque no resultado, que é fruto da parceria entre cooperativas que juntas cumprem o seu papel social, trabalhando para o desenvolvimento da comunidade. “O Dia C representa a divulgação do cooperativismo nas comunidades. Este dia tem a missão primordial de repassar a importância da contribuição que as cooperativas possuem em desenvolver a sociedade. Estamos aqui cumprindo o nosso dever de trabalhar juntos para o desenvolvimento das comunidades. Contamos com a participação de mais três cooperativas, que juntas querem fazer a diferença em Castanhal”, explica o Diretor Executivo da Sicredi Norte, Napoleão de Alencar Almeida.
2º Pedal da Cooperação
O pedal teve concentração na Praça do Estrela com percurso até a Vila do APEÚ (Castanhal) e retornou para praça, lugar onde ocorreram atrações locais, aulas de alongamento e Fit dance, show com artistas locais e sorteio de prêmios incluindo bicicleta, headphone sem fio e kit verão com cadeira, guarda sol e cooler. O evento também contou com o apoio do time de voluntários da Sicredi Norte, os CooperAtivos.
Para participar, os inscritos realizaram a entrega de 2 kg de alimentos não perecíveis ou 1 kit de higiene pessoal (sabonete, desodorante, shampoo e condicionador) que serão entregues para o Castelo dos Sonhos e Casa da Fraternidade, projetos sociais locais em Castanhal. Foram arrecadados 607 kg de alimentos não perecíveis e 238 itens de higiene pessoal que serão doados para estas instituições.
A primeira edição do Pedal da Cooperação foi em 2021, ainda com limitações por conta da pandemia do Novo Coronavírus. As cooperativas tiveram a autorização dos órgãos de saúde e seguiram todos os protocolos de segurança com uso de máscara e distanciamento social.
Além de buscar promover saúde e bem estar, a ação também apresenta o caráter social ao solicitar a doação de alimentos não perecíveis para inscrição do evento. No total, foram realizadas 372 inscrições presenciais e pelo site Sicredi Norte. Ao todo foram 433 participantes entre ciclistas, voluntários e apoio. “A nossa equipe alavancou o movimento e a cada ano, a intenção é trazer ainda mais participantes. O cooperativismo transforma as comunidades em que está presente, e quando estamos juntos, especialmente através da intercooperação, causamos maior impacto positivo. É o que podemos presenciar hoje aqui em Castanhal.”, enfatizou a representante do Conselho de Administração da Sicredi Norte, Osley Rodrigues.
Uma das principais mobilizadoras do Dia C em Castanhal, é a Cooperativa dos Educadores Autônomos de Castanhal (CEAC), que desde 2020 une forças com a Sicredi para promover ações transformadoras para a comunidade. Segundo Katia Santos, presidente da CEAC, “hoje é a celebração do Dia do Cooperativismo. Todas as cooperativas que estão aqui tem um único objetivo: o interesse pela comunidade e fazer a diferença na vida das pessoas”.
Para saber mais sobre o Dia de Cooperar e as ações desenvolvidas pelas cooperativas ao longo do ano em todo o Brasil, acesse: https://diac.somoscooperativismo.coop.br/