“Atitudes movem o mundo”. Com este sentimento e pelo princípio da intercooperação, cooperativas de diversos segmentos com sede na capital paraense, dentre elas o Sicredi, realizaram em conjunto com a OCB/Sescoop Pará, a 1ª edição do Pedal da Cooperação no último dia 28/08, que contou com a participação média de 1.400 ciclistas que celebraram a força do juntos. As inscrições foram gratuitas e tiveram como requisito a doação de três quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados para quatro instituições de caridade que atuam na região.

O evento fez parte do conjunto de ações alusivas ao Dia de Cooperar, ou Dia C, que é celebrado nacionalmente e envolve ações ao longo de todo o ano, em benefício as comunidades onde as cooperativas atuam, sob a organização da OCB e Sescoop, entidades que representam o segmento.

As instituições beneficiadas pelas doações são: Instituto Áster, Creche Lar Cordeirinho de Deus, Casa do Menino Jesus e Creche Professora Edelburga Queiroz, que ficam localizados em Belém e Icoaraci (Distrito de Belém). Foram arrecadadas 2,3 toneladas de alimentos não perecíveis.

Além de buscar promover saúde e bem-estar, a ação também apresenta o caráter social ao solicitar a doação de alimentos não perecíveis para inscrição do evento, o que aponta o cumprimento do sétimo princípio do cooperativismo: o interesse pela comunidade. “Nossa cooperativa participa das ações do Dia C, deste o ano de 2019. O movimento de intercooperação vem crescendo e um dos resultados é a realização desse pedal em Belém. A primeira edição de muitas que viram em todo o estado. Para nós do Sicredi, é uma grande satisfação fazer parte desse momento em que as cooperativas se unem através da coordenação da OCB e do Sescoop Pará, para mostra a força e poder transformador do juntos, e em nome do Conselho de Administração, da Diretoria Executiva, associados, colaboradores e voluntários da Sicredi, agradeço por fazer parte deste momento. Como cooperativa demos no pedal, uma grande visibilidade ao povo paraense sobre a importância do cooperativismo, foi um sucesso, maravilhoso, celebramos a vida, saúde lazer e bem-estar.  Gente que coopera soma crescer, agrega e multiplica o bem em comum”, enfatizou a Conselheira de Administração da Sicredi Norte, Osley Rodrigues.

O pedal teve concentração em um dos pontos turísticos de Belém, o Portal da Amazônia, com percurso de aproximadamente 14 km, com chegada e saída no mesmo local. Como uma das organizadoras do evento, a Sicredi Norte mobilizou o seu time de voluntários, os CooperAtivos, que atuaram na recepção e atendimento aos ciclistas e comunidade no Portal da Amazônia e na agência Generalíssimo, que foi um dos pontos de parada para hidratação.

“Para nós é um grande motivo de satisfação porque a gente percebe a integração das pessoas no processo de cooperação, nesse primeiro pedal nós temos aqui, mais de 1.800 pessoas participando, no conjunto de participação de diversas cooperativas. Então para nós, a ação é um ponta pé inicial para os próximos eventos, que nós vamos promover em uma integração de cooperativas em cumprimentos a um dos princípios do cooperativismo que é a intercooperação. Então a ação foi um sucesso, contanto com a poio da OCB, através do seu presidente Ernandes Raiol, e do Superintendente Junior Serra do Sescoop”, explica o Diretor Executivo da Sicredi Norte, Napoleão de Alencar Almeida.

Participante do passeio e vencedor em um dos sorteios, recebe uma das bicicletas sorteadas no encerramento do evento.

Na chegada do pedal, o radialista Kaco Barros, da rádio Liberal, realizou sorteios de prêmios incluindo bicicletas, kits verão com cadeira, guarda sol e cooler, que foram entregues pelos organizadores do pedal para os ciclistas inscritos na ação, finalizando o evento com uma grande festa em comemoração à saúde, bem-estar e força do juntos.

“Gostaria de parabenizar e agradecer ao Diretor Executivo da Sicredi Norte, e toda sua diretoria pela parceria no Dia C de Cooperar, e principalmente na realização do primeiro pedal da cooperação em Belém. O Pedal, ele visa justamente angariar alimentos não perecíveis, assim como material de limpeza e higiene, para a gente distribuir para milhares de famílias necessitadas onde também, o apoio do governo não chegou. A gente percebe que o Governo do Estado, Prefeitura e Governo Federal, buscam chegar a todos, mas não conseguem. Na condição de ser uma entidade que trabalha a cooperação, temos a preocupação com a comunidade na realização desse pedal”. Declara o presidente da OCB, Ernandes Raiol.

Dia C

O Dia de Cooperar nasce dessa perspectiva e, desde 2009, vem promovendo um grande movimento de solidariedade e voluntariado que em 2021, chegou a beneficiar mais de 5 milhões de pessoas em 1.411 cidades, mobilizou mais de 145 mil voluntários e contou com a envolvimento de 2.579 cooperativas, realizando 3.434 iniciativas. Tudo isso partindo de ideias simples, mas com o compromisso de integrar pessoas, mobilizar recursos, aplicar os princípios e valores cooperativistas, gerando uma rede de cooperação e transformação social.

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa que atua há mais de 120 anos para transformar a realidade das regiões onde está presente. Possui presença nos 24 estados e Distrito Federal, com mais de 2.600 pontos de atendimento e relacionamento, sendo a única instituição financeira em 200 municípios brasileiros, levando educação, inclusão e acesso a produtos financeiros para populações inteiras, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Norte Cooperativa de Crédito

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!