A live aconteceu na noite de 1º de julho, às 19h30, na fanpage da Cooperativa Sicredi Nossa Terra PR/SP, com a presidente Maura Carrara, a Assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo, Cassia Franzão Esppiaci Salvalaggio, e a Especialista em Educação Infantil e Metodologia do Ensino, Regina Shudo. Em pauta, a Educação em tempos de pandemia, tanto no espaço escolar quanto em casa. A ação, já visualizada por 5 mil pessoas, impactou cerca de 9 mil pessoas na rede social e mobilizou centenas de expectadores. Transmitida pelo Facebook da cooperativa, a ação marca o incentivo do Programa A União Faz a Vida a famílias e às escolas durante o isolamento social decorrente da COVID-19.

“Este evento (online) é um alento neste momento de tamanha dificuldade. O Sicredi não se ausentou, em momento algum, de estar ao lado dos educadores e famílias, desde o início do isolamento social, principalmente, através do programa ‘A União Faz a Vida’. O objetivo do programa é levar uma metodologia com base na cooperação e cidadania para nossas comunidades. E, atendendo a isso, esta live e outras ações do ‘União Faz a Vida’ vem tendo o propósito de auxiliar pais e professores no ensino a distância neste momento de fragilidade”, pondera Maura Carra. “Estamos com professores e familiares para auxiliarem na promoção da educação”, acrescenta.

Cassia Salvalaggio pontua que neste período de pandemia, as instituições e outros programas educacionais reduziram, ou mesmo, paralisaram suas ações. O programa “A União Faz a Vida” seguiu a ofertar lives com profissionais e especialistas, além de formações e assessorias para professores. “O programa oferece uma formação online, pelo WhatsApp, com emissão de certificado, que atende às necessidades dos municípios. Também oportunizamos outras transmissões com temas como: ferramentas tecnológicas, o retorno das aulas, entre outros. E mais, viabilizamos que nossas assessoras seguissem à disposição para realizarem seus atendimentos”.

Durante a transmissão, uma série de educadores e pais pontuaram questões que foram sendo respondidas pela Regina Shudo. Que também trouxe sobre as práticas responsivas que estão entre aquelas que melhor apoiam a criança e ao adolescente no desenvolvimento das habilidades cognitivas e sociais necessárias para o futuro sucesso educacional. “Do ponto de vista sociocultural e socioemocional, acredita-se que os comportamentos responsivos no plano cognitivo levam a níveis mais elevados de aprendizagem. Pais e professores, se forem afetivos com seus pequenos, eles estarão num bom caminho da aprendizagem”, conclui Regina Shudo.

Regina Shudo – Pedagoga e Especialista em Educação Infantil e Metodologia do Ensino, pela Universidade Estadual de Maringá (PR), atua na área educacional há mais de 35 anos. Diretora da Amaná Educacional, foi professora, coordenadora e diretora de instituições de ensino de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Superior. Atualmente dedica-se ao trabalho de consultoria para redes de ensino, atua como palestrante em congressos nacionais e internacionais e produz livros didáticos na área da Educação Infantil e alfabetização.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Nossa Terra PR/SP

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!